Por Julia Nogueira
Entre os virais da Internet desse ano surgiu uma menina de menos de 2 anos, Alice, que ficou conhecida por “falar palavras difíceis”. Em entrevista à BBC Brasil, sua mãe, Morgana Secco, afirma: “ela não vê nada de televisão e nem usa nada de celular, ela nem sabe que isso existe.” Mariana Fraga, estudiosa no assunto sobre o impacto das telas na vida das crianças, conta que percebeu que “as crianças estavam perdendo sua infância”, e a preocupação resultou na sua atuação como profissional ajudando famílias com o problema da dependência de telas enfrentado por muitos.
Pela visão da maioria, o cenário atual, com os chamados Nativos Digitais (crianças que já nasceram imersas nesse mundo conectado), criou-se uma lenda de que essas crianças seriam como ninjas digitais e os pontos positivos representados pelas telas seriam muito maiores que os malefícios, ideia que contraria a maioria dos estudos que vêm sendo realizados constatando os problemas de desenvolvimento infantil, como problemas na fala, no sono, emocionais, cognitivos, entre outros.
Em 2020, a Sociedade Brasileira de Pediatria atualizou as recomendações do uso de telas na infância, para crianças de 0 a 2 anos, por exemplo, a recomendação é de que não devem ser usadas. Mariana afirma que “não há nada que substitua a interação humana, as telas representam uma relação passiva, unilateral”. Ela ainda alerta sobre “o uso de telas como babá, que faz com que a criança perca a oportunidade de se desenvolver emocionalmente.”
Dados mostram que nos países ocidentais, entre 2 e 8 anos de idade, a média em frente às telas é de 2h45min diariamente; entre 13 e 18 anos, essa média chega perto de 7h15min. Fraga ainda avisa que o propósito não é demonizar as telas, elas existem e deve-se saber lidar com isso. O grande problema está em como elas são utilizadas. “Quem apresentou as telas para as crianças foi um adulto”, atenta ela, “e cabe a esse mesmo adulto tornar o brincar interessante também”, avalia.
Essa relação passiva com as telas traz outro problema: “Todo momento de criação certamente foi precedido pelo tédio. Ele é importante para a criança observar seu entorno, inventar, imaginar e usar a criatividade”, assegura a especialista em telas. A maior parte do conteúdo virtual consumido pelas crianças é ‘pronto’, se até adultos sofrem com o vício em telas, a criança com o cérebro em formação não consegue perceber esses problemas, como tem alertado os estudos.
Para além disso, mesmo com a supervisão dos pais, muitas crianças acessam conteúdos inapropriados nas plataformas que costumam utilizar. Mesmo o Youtube Kids recomenda vídeos que aparentam inofensivos, mas o algoritmo não percebe que é um conteúdo adulto. Cada vez mais os estudiosos vêm afirmando que quanto mais tempo puder afastar as telas das crianças, melhor. Afinal, ela terá muito tempo quando for adulta para lidar com elas.
Mariana também sustenta a importância do diálogo, e que a criança deve entender que o celular ou o computador é uma ferramenta para o adulto, que não deve ser entendido como forma de punição ela não ter esse acesso. E que o tempo fora das telas, dos pais com a criança, deve ser aproveitado ao máximo, como relembra ela do isolamento social causado pela Covid-19: “A pandemia veio para piorar uma situação que já não estava boa”, afirma. A falta de rede de apoio na quarentena, sem avós ou tios, com as famílias trabalhando em home office só acabou aumentando a demanda dos eletrônicos para as crianças.
Fraga também ressalta que “não existe uma idade em consenso de quando uma criança pode ter um celular, existe se o cuidador está ou não preparado para orientar o filho a ter um celular”, e que a dependência infantil das telas “é reversível, mas os pais precisam querer mudar”, apesar das sequelas no desenvolvimento, tratadas pelos estudos, serem um mistério para o futuro adiante. “Uma criança sem telas é até mais feliz, eu diria”, reflete.