Na quinta-feira (27/06), o Uruguai enfrentou a Bolívia no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pela segunda rodada do Grupo C da Copa América. A Celeste venceu com gols dos atacantes Facundo Pellistri, Darwin Núñez, Maximiliano Araújo e dos meias Federico Valverde e Rodrigo Bentancur.
PRIMEIRO TEMPO
A partida começou de maneira excelente para os uruguaios. Logo aos 8 minutos, o meia Nico De La Cruz cobrou uma linda falta para Ronald Araújo, o zagueiro cabeceou e encontrou Pellistri, que abriu o placar. Após o gol, a seleção uruguaia continuou criando uma chance atrás da outra, aproveitando a fragilidade da Bolívia. Aos 21 minutos, Maximiliano Araújo tocou para Darwin Núñez, o atacante fuzilou o goleiro Guillermo Viscarra e ampliou para a Celeste.
SEGUNDO TEMPO
Na segunda etapa, o roteiro parecia o mesmo. A seleção boliviana sem saber se defender e atacar, enquanto o Uruguai ficava com a bola, procurando mais gols. A única diferença é que os uruguaios estavam em um ritmo mais lento. O terceiro gol veio apenas aos 32 minutos, De La Cruz roubou a bola e tocou para Maximiliano marcar. Depois, a Celeste acordou e aos 36 minutos, Valverde recebeu a assistência de Pellistri e fez o quarto gol uruguaio. O último e quinto gol vieram do banco. O meia Arrascaeta entrou no lugar de De La Cruz e cobrou uma falta na cabeça de Bentancur, que substituiu Valverde, fechando a goleada do Uruguai por 5 a 0.
DESEMPENHO GERAL
Mais uma vez, a seleção uruguaia demonstrou que pode vencer a Copa América. Contra um adversário bem mais fraco, mostrou-se superior, não deu chances e goleou. De La Cruz, mesmo sem marcar o seu gol, deu duas assistências e foi o nome do jogo. Se mantiver o bom desempenho, o meia será um grande candidato a craque da competição. Já a Bolívia fez mais uma partida fraca defensivamente e no ataque foi inoperante. Mostrou não apenas uma deficiência tática, mas técnica, errando passes e botes.
PRÓXIMOS PASSOS
A Bolívia volta a jogar na segunda-feira, dia 01/07, às 22h00, horário de Brasília, contra o Panamá no Exploria Stadium, em Orlando, pela terceira rodada do Grupo C, enquanto o Uruguai irá a Kansas City, no Arrowhead Stadium, enfrentar os Estados Unidos, também na segunda-feira, no mesmo horário e pela mesma rodada.