Uruguai domina e vence o Panamá sem dificuldades

A entrada de Nico De La Cruz mudou a partida, garantindo os três pontos para a seleção uruguaia
por
Gustavo Zarza
|
25/06/2024 - 12h

No domingo (23/06), o Uruguai enfrentou o Panamá no Hard Rock Stadium, em Miami, pela primeira rodada do Grupo C da Copa América. A Azul Celeste venceu com gols do meia-atacante Maximiliano Araújo, do atacante Darwin Núñez e do lateral-esquerdo Matías Viña.

 

uow
Disputa de bola entre José Luiz Rodríguez, Viña e Mathías Oliveira (FOTO: Chris ARJOON / AFP)

 

PRIMEIRO TEMPO

A partida começou de maneira excelente para os uruguaios, que pressionaram e encontraram espaços para criar bons lances, até que Maximiliano Araújo acertou um belo chute de fora da área e abriu o placar para o Uruguai aos 15 minutos. Depois do gol, a seleção uruguaia emplacou uma chance atrás da outra, mas desperdiçou ótimas oportunidades de ampliar o placar, com destaque negativo para Darwin Núñez, que parecia não estar no seu dia de sorte, e positivo para o goleiro Orlando Mosquera, que fez defesas incríveis para os panamenhos. 

 

SEGUNDO TEMPO

Na segunda etapa, o Panamá decidiu acordar para o jogo, nos primeiros 10 minutos, pressionou os uruguaios e obrigou o goleiro Rochet a fazer boas defesas. O adversário jogando melhor fez com que o técnico Marcelo Bielsa mudasse a sua equipe, tirando o meia Arrascaeta para a entrada de outro meia, Nico De La Cruz. Após a alteração, o Uruguai passou a ter o controle do jogo, mesmo sem eficiência, até o final da partida. Aos 40 minutos, De La Cruz acertou um belo cruzamento, a bola rebateu na zaga e caiu no pé de Darwin Núñez, que não desperdiçou e marcou o segundo gol do Uruguai. A Azul Celeste parece ter deixado o melhor para o fim, porque aos 46 minutos, De La Cruz mais uma vez deu um lindo lançamento para Matías Vinã, que cabeceou e marcou o terceiro. A partida ficou tão recheada de gols que até o Panamá fez o seu. O lateral-direito Michael Murillo recebeu a bola na ponta da área, limpou o zagueiro e acertou o ângulo de Rochet, diminuindo para o placar. Assim, o jogo terminou 3 a 1 para o Uruguai. 

 

uow
Darwin Nuñéz comemora o gol (FOTO: Sam Navarro/USA TODAY Sports via Reuters Con)

 

DESEMPENHO GERAL

Pode-se dizer que a seleção uruguaia foi muito bem na sua estreia, criou várias chances e controlou grande parte da partida. Quase se complicou no começo da segunda etapa, mas rapidamente tomou as rédeas do jogo, sendo presenteada com gols no fim. O resultado e o desempenho deixam claro que o Uruguai é um dos favoritos para ser campeão da Copa América. Já o Panamá jogou o que conseguiu, teve o seu bom momento, mas ainda não é páreo contra uma seleção de grande porte. Se os panamenhos sonham com a classificação, terão que mostrar mais nas próximas partidas.   


 
PRÓXIMOS PASSOS

O Uruguai volta a jogar na quinta-feira, dia 27/05, às 22h (Horário de Brasília), contra a Bolívia no MetLife Stadium, em Nova Jersey, pela segunda rodada do Grupo C, enquanto o Panamá irá a Atlanta, no Mercedes-Benz Stadium, enfrentar os Estados Unidos, também na quinta-feira, mas às 19h, pela mesma rodada.