O primeiro treino livre no Autódromo Nacional de Monza deste ano ocorreu nesta sexta-feira (01) às 8:44, transmitido pela Bandeirantes. Com participação de um brasileiro e uma surpreendente performance da Ferrari, especulações sobre a corrida começaram.
O circuito italiano é um dos mais rápidos do cronograma da Fórmula 1 atualmente. Inaugurado em 1922, composto de longas retas, proporciona aos pilotos atingirem altas velocidades.
Carlos Sainz, piloto da Ferrari, alcançou 325 km/h na pista e ficou em segundo lugar, atrás do bicampeão Max Verstappen (Red Bull), com o tempo de 1:22.657. O time da Ferrari não está entregando bons resultados na temporada, mas no circuito da Itália, mostraram bons resultados nos treinos.
O aniversariante do dia, Sainz, teve uma ótima performance, superando seu colega de equipe, Charles Leclerc, que ficou na 4a posição, atrás de Sergio Pérez (Red Bull). O carro da equipe italiana ficou estável durante o treino e exibiu mudanças além da questão estética, já que o motor também foi alterado.
Os pneus duros prevaleceram, como consequência da decisão da Fórmula 1 que a alocação dos pneus ficou para a classificatória, no qual os pilotos têm a obrigação de usar determinados compostos para cada fase.
O brasileiro Felipe Drugovich participou do primeiro treino, substituindo Lance Stroll na Aston Martin. Com um programa estrito, Drugovich ficou em 18°. Essa posição não é algo negativo, pois sua função é, prioritariamente, ajudar a analisar o carro e dar um feedback para equipe.
A equipe da Alfa Romeo sofreu com problemas de software no carro de Zhou e o carro do Bottas apresentou batidas do carro no chão, por conta da alta velocidade no começo do treino. Esse problema logo foi consertado pelo time, mas mesmo assim, Bottas ficou em 15°.
Consistência da Ferrari
O segundo treino livre teve duas bandeiras vermelhas. A primeira, tirou o Lance Stroll, que não tinha participado do primeiro treino, pois o carro apresentou problemas no sistema de combustível. Já a segunda foi por conta de Perez, que saiu com o carro da pista, faltando 9 minutos para o final, e atolou. Mesmo assim, o mexicano ficou com o terceiro melhor tempo.
Verstappen ficou com a quinta posição. Já a Ferrari continuou com uma boa performance, principalmente Sainz, que teve o melhor tempo, 1:21.355. Em segundo colocado, Lando Norris conseguiu se destacar e ficou com uma diferença de 0.019 para o piloto espanhol.
Ferrari promete uma boa competição nessa corrida, contra a Red Bull, que lidera o campeonato.