Transvivências: é uma luta única?

Estudantes da PUC-SP organizaram roda de conversa sobre a presença da comunidade trans na universidade, no mercado de trabalho e nas políticas públicas
por
Beatriz Barboza
Giuliana Zanin
|
15/11/2023 - 12h

No final de outubro, a XXIII Semana Acadêmica de Ciências Sociais da  PUC-SP apresentou a palestra “Transvivências: a relação das identidades de gênero no meio social”. O evento foi mediado por estudantes do curso, que receberam a jornalista Dani Avelar, o escritor Jonas Maria e o multiartista Dante Olivier. As pautas discutidas perpassaram a presença da comunidade trans nas instituições de ensino, a adoção de banheiros sem a marcação de gênero e a vivência trans no ambiente digital.

Dani Avelar, formada em Relações Internacionais pela USP e mestre em Jornalismo pelo programa Erasmus Mundus, é a primeira jornalista trans da Folha de S. Paulo. Dani se sente solitária no jornalismo em razão da ausência de pessoas trans e travestis dentro das redações. “Reviso trabalhos para apontar incoerências porque não existe um preparo, dentro das faculdades de jornalismo e das redações, de como os repórteres devem se referir às pessoas trans”, relata.  

foto 1
“Precisamos de um jornalismo que fale sobre a realidade das pessoas trans com dignidade", declarou Dani Avelar, a primeira jornalista trans da Folha de S. Paulo. (Foto: Giuliana Zanin)

A jornalista cobre especialmente guerras e conflitos, mas também se dedica às pautas que corroboram para a construção de um “jornalismo trans e travesti”. Quanto à presença da comunidade no mercado de trabalho, Dani ressalta que “nenhuma mudança acontece porque as instituições estão interessadas, mas porque existe uma pressão organizada por pessoas do movimento que reivindicam que pessoas trans também sejam contempladas nas políticas de ações afirmativas”.

Jonas Maria, formado em letras pela UFSJ (Universidade Federal de São João Del-Rei), é criador de conteúdo na internet e se dedica a um curso de pós-graduação em Mídia, Informação e Cultura pela USP.  Há cerca de dez anos, criou um blog para documentar sua transição e relatar a dificuldade de conseguir suporte médico. Hoje, Jonas apresenta o podcast “Degenerados” e faz análises, em seu canal no YouTube, sobre a transexualidade representada na mídia.

foto 2
“Fazemos parte da vida social. O que atravessa a comunidade trans também atravessa outras pessoas”, ressalta Jonas Maria, escritor e criador de conteúdo na internet. (Foto: Giuliana Zanin)

Sobre sua experiência na internet, Jonas desabafou: “Eu recebo trabalhos por ser trans. Se você tem um conteúdo extremamente militante, as suas chances de conseguir um job diminuem. É comum que comunicadores trans falem sobre a transsexualidade com vídeos de humor, não com um conteúdo extremamente político. Caso contrário, você só consegue trabalho em janeiro [mês da visibilidade trans] ou em junho [mês da visibilidade LGBTQIAPN+]".

Dante Olivier é natural de Recife, mas reside em São Paulo. Atualmente, trabalha na produção de conteúdo para a internet, mas já exerceu outras atividades. Ele se define como “multiartista” e faz vídeos de humor sobre assuntos cotidianos da comunidade LGBTQIAPN+. Dante relembrou o momento histórico de ver a primeira travesti na Ordem dos Advogados do Brasil, Márcia Rocha, em 2017.  “É muito louco pensar que estamos em 2023 e, somente em 2017, eu vi uma pessoa trans ocupando esse espaço. Por que a gente não existe nesses lugares? Estamos evoluindo a passos pequenos”, afirma.

foto 3
“Quero existir, quero que saibam que eu existo e, quem sabe, ajudar outras pessoas”, afirmou Dante Olivier, criador de conteúdo na internet. (Foto: Giuliana Zanin)

 

PRESENÇA TRANS NA UNIVERSIDADE

"Qual o motivo da ausência de pessoas trans na universidade?”, questionou Flora, uma das organizadoras e mediadora do evento. A pergunta introduziu a discussão sobre o acesso da comunidade trans à educação. 

Segundo dados da ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais), 56% das pessoas trans não possuem o ensino fundamental completo, 28% completaram o ensino médio e apenas 0,02% estão no ensino superior.

Jonas Maria destacou que existem poucos dados sobre as pessoas trans no Brasil. Apenas ONGs têm se organizado para coletar números sobre a comunidade. O escritor ressaltou que, no último censo (2022), foi a primeira vez que o Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) perguntou sobre identidade de gênero e sexualidade.

foto 4
Palestra “Transvivências: a relação das identidades de gênero no meio social” (Foto: Giuliana Zanin)

 

Dani acrescenta a importância de incentivar a pesquisa dos índices sociais sobre pessoas transsexuais e travestis. “As ações afirmativas voltadas à comunidade trans não podem ser um copia e cola das soluções propostas pelo movimento negro. Existem particularidades na nossa comunidade, justamente por isso, é fundamental que exista a produção de dados sobre nós”.

Estudantes do curso aproveitaram o momento para alavancar reivindicações sobre banheiros unissex e cotas trans na PUC-SP. “Nome social, adoção de banheiro sem marcação de gênero e programa de cotas são elementos que incentivam pessoas trans a seguirem na educação, acessarem o ensino superior e se firmarem no mercado de trabalho", demarca Jonas. "São estímulos para que as suas vivências não sejam determinadas pela falta de acesso à educação, que ainda é uma forma de ascensão social no Brasil”, conclui.

 

ADOÇÃO DE BANHEIROS SEM MARCAÇÃO DE GÊNERO

Os estudantes manifestaram suas reivindicações a favor da adoção de banheiros sem a marcação de gênero pela instituição. Jonas Maria afirmou que a presença mais ou menos expressiva da comunidade trans dentro de um espaço não deve ser critério para a implementação. “Não se trata de números. Se tem poucas pessoas trans, o problema não é banheiro, mas sim a ausência da comunidade”, ressalta o escritor. 

foto6
Jonas Maria, localizado à direita da imagem, conta o seu relato de ser um homem trans na internet   (Foto: Giuliana Zanin)

Os convidados se posicionaram contrários ao discurso que coloca os possíveis casos de violência como objeção à ação afirmativa. “Pessoas trans são vistas como uma ameaça, como as geradoras da violência dentro dos banheiros e a realidade, na prática, é que a comunidade trans é o alvo desses ataques”, alerta Dani Avelar. 

A jornalista ainda relata que, em uma balada, já foi agredida e expulsa por um segurança por usar o banheiro feminino. “Ele alegou que ‘aquele toilet não era para mim’, sob o pretexto de impedir que um ‘homem’ acessasse um espaço exclusivo para mulheres e cometesse alguma agressão. Isso foi, justamente, o que aconteceu: um homem agrediu uma mulher”. 

"Eu sempre faço um cálculo de segurança para acessar os lugares, sobretudo os banheiros", revela Dani Avelar. "Em qual local eu corro menos risco de sofrer uma agressão? Se eu usar um banheiro feminino, posso sofrer uma agressão verbal, se eu usar um banheiro masculino, posso sofrer uma agressão física”. 

foto 7
Alunes do curso de Ciências Sociais reivindicam cotas trans e banheiros unissex. (Foto: Natália Perez)

Os relatos são carregados de dúvidas. “Eu entendo a importância de reivindicar esses espaços para que pessoas trans se sintam seguras, mas prefiro lutar para ocuparmos um espaço que é deles e que é nosso também, sem que fomente essa ‘separação’, e sem que eu precise usar um toilet distante e isolado", declara Dante Olivier. "Estamos falando sobre usar um banheiro com dignidade”. 

LUTA COMPARTILHADA 

A roda de conversa contribuiu para explicitar que as vivências trans tangenciam as demais no meio social, portanto, merecem a atenção não só do Estado, como garantidor de acessos e políticas públicas, mas também dos simpatizantes à comunidade LGBTQIAPN+. Dante destacou que as pessoas cis aliadas devem manifestar seu apoio a partir da utilização de suas vozes e seus espaços para reivindicarem a presença de pessoas trans, seja na universidade, no mercado de trabalho, nas pautas jornalísticas ou nas ações afirmativas.

"Transfobia não se dirige apenas às pessoas trans. Pessoas cis também têm sua identidade de gênero moldada a partir de uma violência transfóbica. É essencial que essas pessoas também se engajem na luta contra a transfobia porque ela delimita o que é aceitável, em termos de expressão de gênero, não só para pessoas trans, mas também para pessoas cis, dentro ou fora da comunidade LGBT”, finalizou a jornalista. 

foto 5
A roda de conversa promoveu as reivindicações da comunidade de estudantes trans da universidade. (Foto: Rômulo Santana)