Por Catharina Morais

Giancarlo Pancioli, funcionário da Empresa Farfetch, uma das plataformas líderes mundiais no mercado online de moda de luxo, diz que a tendência é um subproduto da moda, mas que reflete no tempo e suas influências. Para Gian, o que é usado vai muito além do que simples vestimentas, já que dentro desse ato contém reflexos de efervescências sociais que criam a sensação de pertencimento e que ao se disseminar, torna-se a cultura do consumo; logo sendo a moda também um mecanismo de semelhança e atrativo social. É possível notar isto na prática, em como por via de regra, pessoas que frequentam determinados ambientes vestem-se de forma parecida, ainda que existam algumas exceções, tal observação é extremamente comum. Mais um exemplo disto, são as empresas, que atualmente em casos cada vez mais frequentes possuem dress code, a ser seguido por seus funcionários, desta forma padronizando seus contratados.
Na era da contemporaneidade, vemos surgir um novo consumidor: com valores mais enfraquecidos e desesperados para submeter-se às demandas do mercado. Colocando uma lupa maior na situação, é possível enxergar no Brasil, país que enfrenta uma intensa desigualdade de concentração de renda, um fenômeno cultural globalizado.
A política e a industrialização moldaram então as normas da sociedade, se utilizando de uma lógica de isolamento e individualização do ser em relação ao seu meio. O período de crescimento demográfico mundial da modernidade causou uma eclosão de ideologias de poder e progresso que deram uma ilusão maior de autonomia de consumo. Como consequência desse desenfreamento, problemas ambientais como a intensificação de produção de lixo, intoxicação de rios e lençóis freáticos e desmatamento, se proliferaram. A exploração exacerbada da natureza para suprir as demandas populacionais, também a fez passar por um processo de transformação: a de mercantilização, sendo então vista somente como uma ferramenta de exploração humana.
Contudo, não foi só a nossa relação com o meio ambiente que mudou. A cadeia produtiva industrial humana e ética, se enfraqueceu no meio da era da ‘racionalização’ pós-moderna. Na proliferação dessa nova cultura globalizada, é possível traçar mudanças entre períodos: o do século XX até o término da Guerra Fria, que como um dos seus principais destaques, teve lutas de reivindicações de um proletariado explorado pela intensificação da cultura industrial, atrelada a uma constante tentativa de derrubar o sistema capitalista vigente; e a do após a Guerra Fria, onde a vitória capitalista, junto com a proliferação dos aparelhos eletrônicos nos anos 2000, provocaram uma era de fluidez e inconstância nos valores e reformas em diversas lutas sociais.
A moda se insere no mundo e se associa com a liquidez do momento. Ela têm a capacidade dicótoma de individualizar mas também agrupar. A primeira forma surge no momento da escolhas do que usar, agindo de forma para realizar suas vontades e gostos; e a segunda na inserção da sua aparência para num meio social, então, como sua escolha pode ser influenciada por uma imposição do mercado, de forma com que você se vista num mesmo "estilo" com outros. Mas a inconsciência das mãos do mercado nas escolhas individuais é onde mora o perigo.
A frase de Zygmunt Bauman que Mara Sant’ana usa em seu livro, Vida para consumo: Transformação das pessoas em mercadoria, de “Quanto mais escolhas parecem ter os ricos, tanto mais a vida sem escolha parece insuportável para todos”, demonstra como o consumismo se tornou uma forma de integração dentro da sociedade estratificada pós moderna.
As tendências se alterando a cada mês dentro de redes sociais, impulsionadas por grandes marcas e figuras públicas, provocou uma nova forma entre a relação do mercado e consumidor e essa necessidade, com base no desejo, foi o resultado dessa transição. A busca incessante pela felicidade e pertencimento são projetadas em produtos que, assim que pararem de ser a tendência, se tornam descartáveis. Pancioli também contempla que:
O fast fashion se inseriu dentro desse contexto e conquistou um grande público que cresce a cada dia. Esses são os mesmos indivíduos inseridos na mentalidade pós moderna. As empresas de fast fashion proporcionam um mar de opções de tendências para o cliente caminhar livremente, com uma liberdade de escolha e com um menor compromisso de escolha. As tendências e novidades nos sites dessas empresas são atrativas pelos preços baixos e a vasta quantidade. As tendências criam um fenômeno de imitação, criando uma multidão homogênea ocidental. Com sua popularização, o setor se tornou uma grande fonte de tendências, sem distinções de classes, passou a ser consumido por predominantemente a classe média. Essa mistura pode ser explicada pelo boom do consumo das lojas rápidas, e o desejo pelos produtos que todos querem consumir. Com preço acessível e o consumo impulsionado pelo desejo e não necessidade, facilita o desapego e a superprodução de peças.
Observa-se, então, uma indústria marcada pela efemeridade, onde o sistema apresenta materiais com um ciclo de vida curto. Seguir tendências acarretam num ciclo de vida programado, que impõe o descarte precoce dos produtos, que podem estar ou não em bom estado, por que deixam de “estar na moda”. A exploração laboral e a insustentabilidade presentes nas fábricas produtoras, são impactos diretos da modernidade nos tempos atuais. Passando então por muitas etapas que envolvem o gasto e desgaste de pessoas que trabalham na linha de produção até o meio ambiente, há uma deterioração dos valores de muitas empresas. Paula Bortz, formada em moda na faculdade Santa Marcelina, contempla sobre esse tipo de desenvolvimento.
Um movimento contrário a essa forma é o slow fashion, que se baseia na sustentabilidade ética das mais diversas áreas, desacelerando esses impactos negativos. Ganhando notoriedade a partir de 2008, como uma alternativa para a crise que se instalou, ela se tornou uma forma de conscientização que junta princípios éticos conscientes. Os questionamentos sobre a origem e a produção dessas mercadorias, junto com a desaceleração, é o objetivo dessa forma de enxergar a moda.
Esse processo de transição, porém não é instantâneo, uma vez que a sociedade de maneira geral, por viver sob um sistema capitalista frenético, o qual induz ao consumo desenfreado e nada consciente, muitas vezes apresenta resistência ao novo, além disso o consumo, não só relacionada a moda mas a tudo, está fortemente ligado às propagadas e a mídia que pouco se importa com demandas sociais e sustentáveis, atentando-se apenas ao lucro, objetivando produzir e vender cada vez mais, para tal feito apropriando-se então dos padrões de comportamento humano, para induzir e padronizar, os anseios de consumo, tendo como porta voz as mídias ( sociais, digitais, televisivas etc.) que moldam seus espectadores para ansiar não só pelos objetos apresentados mas pela sensação imagética que a indústria vende através dos mesmos.
Quantas vezes é possível notar em filmes, séries e afins um padrão de marcas de roupa; a moda em especial exerce uma pressão significativa na vida das pessoas, os trajes tornam-se mais que apenas objetivos simples de vestimenta, passando por uma personificação, sendo o ser humano julgado por aquilo que veste, o amplo uso dos aplicativos digitais, especialmente na era do instagram e do Tik Tok agravam este cenário já que as ditas “blogueiras de moda”, ditam regras daquilo que será almejado, exercendo um controle sobre a moda, especialmente sob um público mais jovem. O slow fashion então, passa por grandes desafios, no enfrentamento de um mercado selvagem e já consolidado, por isso deve ser pauta mais presente no dia a dia da população, que muitas vezes nem sequer o conhecem, servindo não só como uma alternativa, mas como uma prioridade consciente para com o produtor, o consumidor e meio ambiente.