Transatlântico Oceania: Portugal

Com talento e determinação, a seleção Portuguesa conquista seu espaço no cenário internacional.
por
Luciana Meira Zerati
|
07/07/2023 - 12h

 

Com uma localização privilegiada, Portugal possui uma posição geográfica única. O país está localizado na Península Ibérica, no extremo sudoeste da Europa, e compartilha fronteiras terrestres apenas com a Espanha. Por meio de uma extensa costa de aproximadamente 1.793 quilômetros, Portugal é "abraçado" pelo Oceano Atlântico. As praias douradas e enseadas secretas compõem a paisagem costeira do país.

Além das belas praias, o país é rico em patrimônio histórico e cultural. Cidades destaques como Lisboa, Porto e Coimbra, revelam a arquitetura que mistura diferentes traços que compõem as obras religiosas. As ruas de paralelepípedos e bairros históricos transportam os visitantes para o séculos passados. Os castelos medievais, palácios extravagantes e igrejas ornamentadas são provas vivas de um passado autêntico e renomado.

Ao contrário do sistema presidencialista adotado no Brasil, em Portugal o sistema político é o parlamentarismo, no qual o poder é compartilhado entre o Presidente e o Primeiro-Ministro. Nesse caso, a presidência e os deputados são eleitos por meio de votos secretos, porém, o Presidente ainda precisa indicar um Primeiro Ministro. Essa indicação é feita após uma consulta aos partidos representados na Assembleia da República, não havendo um senado. 

Assim como no Brasil, o futebol também ocupa um lugar de destaque em Portugal. É uma tradição portuguesa assistir aos jogos em bares e restaurantes por todo o país. O esporte desperta grande paixão e engajamento entre os portugueses, que se reúnem para torcer por seus times favoritos e compartilhar a emoção das partidas. 

 

  Cidade de Porto, uma das mais antigas de Portugal.  Imagem: Sean Pavone Photo/iStock
Cidade de Porto, uma das mais antigas de Portugal.  Imagem: (Sean Pavone Photo/iStock) 

 

Um jogo para a história!

 

Em fevereiro de 2023, a seleção feminina de Portugal alcançou um feito histórico ao garantir, pela primeira vez, a classificação para a Copa do Mundo Feminina da FIFA. Em uma partida emocionante contra Camarões, disputada em Hamilton, na Nova Zelândia, a equipe portuguesa conquistou a vitória nos acréscimos. 

Na disputa de repescagem intercontinental das eliminatórias, a seleção portuguesa estava à frente de Camarões com um gol marcado de rebote na área por Diana Gomes aos 22 minutos. No entanto, a camaronês Ajara Nchout empatou o jogo, aos 44 minutos do segundo tempo. Faltando apenas um minuto para o fim do tempo regulamentar, aos 49 minutos, Carole Costa converteu um pênalti decisivo, garantindo a vitória por 2 a 1 e a tão desejada vaga na Copa do Mundo.

Nos últimos anos, o país tem sido palco de um crescimento notável no interesse das mulheres pelo futebol, acompanhado pelo envolvimento cada vez maior dos principais clubes da elite lusitana no desenvolvimento de equipes femininas. 

Essa tendência ascendente se refletiu na seleção nacional, que em março de 2018 ocupava o 38° lugar no ranking da Federação Internacional de Futebol (FIFA), e em 2023 o time ocupa o 21° lugar da lista. Além disso, um de seus destaques, é a dupla participação consecutiva na fase de grupos na Eurocopas Femininas da UEFA de 2017 e 2022. 

 

Projeto Luso 

O treinador Francisco Neto comanda a seleção portuguesa desde 2014, mas antes já participava da equipe técnica como coordenador. Para o Campeonato Mundial, o treinador deve apostar em uma equipe ambiciosa e que possa surpreender, já que sua formação favorita é o 4-3-3, explorando a criatividade de suas atletas.

No entanto, também é clara a sua preocupação defensiva, e o maior exemplo é o meio-campo a três, composto por jogadoras predominantemente de equilíbrio. Um exemplo da sua efetividade como técnico são os últimos jogos. Em 10 jogos, o time somou oito vitórias, um empate e uma derrota. Nesses últimos jogos, Neto utilizou 28 jogadoras.

A seleção portuguesa está no grupo E da competição ao lado de Holanda, Estados Unidos e Vietnã. O time estreia no dia 23 de julho, diante da Holanda.

reinador Francisco Neto na comemoração da classificação de Portugal para o Mundial   Imagem: David Rowland/Reuters
Treinador Francisco Neto na comemoração da classificação de Portugal para o Mundial         Imagem: David Rowland/Reuters

 

Pra ficar de olho!

Uma das jogadoras destaques é Carole Costa, zagueira de 33 anos, que possui 10 títulos com a seleção portuguesa. A defensora provou sua habilidade e importância ao marcar o gol decisivo de pênalti que garantiu a classificação do país para o Campeonato Mundial. Além disso, acumula um total de 153 jogos e 18 gols ao longo de sua carreira pela seleção, e em seus últimos oito jogos, conquistou sete vitórias.

Diane Silva, atacante de 28 anos, é outra jogadora de destaque da seleção portuguesa. A atleta ganhou reconhecimento quando atuou no Braga pela habilidade, velocidade, drible e precisão nas finalizações. Na última Taça da Liga Feminina de Portugal, Diana teve uma participação em gols com três assistências, e foi a jogadora com mais gols marcados como reserva.

Carole Costa pela seleção portuguesa. Imagem: David Rowland/Reuters
Carole Costa pela seleção portuguesa.
Imagem: David Rowland/Reuters

A seleção portuguesa terá um grupo complicado na primeira fase. O trabalho longevo de Francisco Neto ainda apresenta fragilidades e será posto a prova em jogos contra as favoritas como Estados Unidos e Holanda. No entanto, a esperança lusitana é na mescla entre juventude e experiência, para surpreender na Copa do Mundo de 2023.