Localizada na Europa, a França é um país com uma população aproximada de 67,75 milhões. Segundo o ranking do Fundo Monetário Internacional (FMI), a nação da Torre Eiffel é a sexta maior economia do mundo. A capital, Paris, está situada ao norte e é conhecida como a “Cidade da Luz”. Por lá, além da Torre Eiffel, outros pontos turísticos famosos estão espalhados pela cidade, como, por exemplo, o Museu do Louvre e o Arco do Triunfo.
Até a Oceania
Nas eliminatórias para a Copa do Mundo, as francesas dominaram o grupo I, com 100% de aproveitamento, foram 10 vitórias em 10 partidas disputadas. Além disso, as Bleus obtiveram o melhor ataque da competição, com 54 gols marcados e somente 4 sofridos.
No dia 9 de março de 2023, visando o torneio mundial, uma mudança no comando técnico da equipe foi feita. Corinne Diacre foi demitida do cargo de treinadora e, 21 dias depois, Hervé Renard foi anunciado como o novo comandante da seleção francesa.
Vale ressaltar que Renard foi treinador de Marrocos na Copa do Mundo Masculina de 2018 e da Arábia Saudita em 2022, quando derrotou a Argentina na primeira rodada da fase de grupos. A Albiceleste foi a campeã daquela edição.
Na Copa de 2023, as francesas estão na chave F, mesmo grupo que Brasil, Jamaica e Panamá. O jogo de estreia acontecerá no dia 23 de julho às 07h (Horário de Brasília), contra a Jamaica no Sydney Football Stadium.
Calendário da França – Copa do Mundo 2023:
- França x Jamaica – 23/07 – 07h (Horário de Brasília) | Sydney Football Stadium.
- França x Brasil – 29/07 – 07h (Horário de Brasília) | Brisbane Stadium.
- França x Panamá – 02/08 – 07h (Horário de Brasília) | Sydney Football Stadium.
Histórico em Copas
A primeira participação da França em uma Copa do Mundo aconteceu na edição de 2003, quando o mundial foi sediado nos Estados Unidos. Na ocasião, a seleção europeia ficou na fase de grupos, atrás de Brasil e Noruega.
Em 2007, a França não se classificou para a disputa do mundial. Porém, em 2011, na Alemanha, as Bleus chegaram até a semifinal e foram eliminadas ante os EUA por 3 a 1. Na disputa pela medalha de bronze, tropeçaram diante da Suécia pelo placar de 2 a 1 em favor das nórdicas.
Em 2015, na Copa do Canadá, a França chegou até as quartas de final. Porém, após o empate em 1 a 1 contra a Alemanha persistir no placar, os pênaltis definiram quem avançaria para a próxima fase da competição. As alemãs levaram a melhor nas penalidades, venceram por 5 a 4 e classificaram-se.
Na edição de 2019, foi a França quem sediou a competição. No entanto, novamente, as anfitriãs foram eliminadas pelas estadunidenses. Desta vez, a derrota por 2 a 1 nas quartas de final adiou ao sonho francês de erguer pela primeira vez o troféu mais concorrido do planeta.
Prancheta do Renard
No dia 6 de junho, Herve Renard divulgou a lista que contém as 26 jogadoras pré-convocadas para a Copa do Mundo. Porém, somente 23 estarão na chamada final. A grande surpresa desta convocatória foi a presença do volante Amadine Henry. A atleta de 33 anos que pertence ao Lyon, não era chamada para defender as cores da seleção desde 2020.
O sistema de jogo de Renard baseia-se na velocidade e na ofensividade. Nas partidas em que comandou a França, o treinador armou as francesas no 4-3-3, tática essa que deu resultado. Em suas duas primeiras partidas, Hervé Renard obteve 2 vitórias, contra Colômbia e Canadá.
Destaques franceses
Delphine Cacarino, um dos principais nomes da seleção não estará presente na Copa. A atacante sofreu uma lesão no joelho e está fora do torneio.
Entretanto, o treinador aposta na experiência e na novidade. Wendie Renard (Lyon), zagueira de 33 anos, disputou por três vezes a Copa do Mundo (2011, 2015 e 2019). Clara Mateo (Paris FC), atacante de 25 anos, disputará o mundial pela primeira vez.
Ao longo de sua carreira, a zagueira veterana conquistou a UEFA Champions League Feminina 8 vezes, além de 14 títulos do campeonato francês. Na temporada 2022/23, Renard disputou 21 partidas, marcou 7 gols e deu 2 assistências. Pela seleção, Renard venceu a She Believes Cup em 2017.
Por sua vez, a camisa 11 do Paris FC terá sua primeira experiência em uma Copa do Mundo. Na temporada passada, Clara Mateo anotou 12 gols e 4 assistências em 22 jogos disputados.
As Blues estarão no caminho do Brasil já fase de grupo, naquela que pode ser a revanche do duelo de oitavas de final da última Copa Mundo, quando as francesas venceram pelo placar de 2 a 1 e eliminaram o Brasil. Com um técnico experiente, a seleção azul, branca e vermelha vem preparada para aprontar na Oceania.