Tottenham é Campeão da Europa League

Clube londrino supera rival United e quebra jejum de 17 anos
por
Enrico Peres
|
23/05/2025 - 12h

Na última quarta-feira (21), o Tottenham Hotspur derrotou o Manchester United na final da Liga Europa, conquistando a competição pela terceira vez em sua história. A final era tratada, por ambos os lados, como uma forma de salvar a temporada de um dos times. O United teve sua pior campanha na história da Premier League, acabando na 16ª colocação, mesmo com um investimento de mais de 200 milhões de euros em contratações. Além disso, a equipe contou ainda com troca de técnicos, demissões de mais de 200 funcionários do clube e diversos protestos da torcida para com os donos do clube, a família Glazer. 

No lado dos Spurs, a situação era ainda pior. Aparecendo na 17ª colocação da Premier League, apenas uma posição acima das três vagas para o rebaixamento, que já tinham sido definidas antes. O clube também não conquistava um título oficial há 17 anos, sendo a última glória do Tottenham a Carabao Cup da temporada 2007/08.

Para a final, disputada no estádio San Mamés, casa do clube espanhol Athletic Bilbao, os dois clubes foram com grandes desfalques para o jogo. Os titulares do Spurs, James Maddison, meia e líder de assistências do time, e Kulusevski, ponta norueguês, não foram para o jogo. Heung Min-Son, protagonista e capitão da equipe, voltou de lesão para a final, mas começou na reserva.

No lado do Manchester United, os Red Devils não contavam com os zagueiros Matthjis de Ligt e Lisandro Martinez. 

O jogo começou equilibrado, sem grandes chances para nenhum lado. A equipe de Manchester ia mais ao ataque, mas não convertia em gol. Até que, aos 41 minutos de jogo, Pape Sarr cruzou para Brennan Johnson finalizar e abrir o placar para o Tottenham, contando com um desvio de Luke Shaw. Essa foi a única oportunidade certeira da equipe de Londres. Após o gol, o jogo se transformou ainda mais em ataque do United contra a defesa do Tottenham.

Brennan Johnson comemorando o gol que deu o título ao Tottenham. Foto: Divulgação/X/@SpursOfficial
Brennan Johnson comemorando o gol que deu o título ao Tottenham. Foto: Divulgação/X/@SpursOfficial

Aos 22 minutos do segundo tempo, em uma jogada de bola parada, o zagueiro Van den Ven tirou uma bola em cima da linha para evitar o empate do United. O Tottenham se defendia em uma linha de cinco e se portava de forma reativa por todo o segundo tempo, tendo duas chances em contra-ataques mal executados, por atacarem apenas com dois jogadores. O United ainda teve uma pressão nos acréscimos, mas não conseguiu furar a defesa do Tottenham e viu o goleiro italiano Vicário fechar o gol.

Além de quebrar um jejum de 17 anos, os Spurs ganharam uma vaga para a Liga dos Campeões da próxima temporada, garantindo uma receita de pelo menos 50 milhões de libras por disputar a competição.

Na temporada 2024/25, os times se enfrentaram quatro vezes e em todas as partidas o clube londrino saiu vencedor. Os comandados de Ange Postecoglou venceram os Red Devils por 1 a 0 e 3 a 0 na Premier League, 4 a 3 pelas quartas de final da Copa da Liga Inglesa, e 1 a 0 na decisão da Liga Europa.