Tottenham assume a liderança e jogo mágico no Old Trafford

Os Spurs vencem o Luton fora de casa e McTominay salva o United com dois gols nos acréscimos; confira os resultados de sábado da 8ª rodada
por
Fabrizio Delle Serre
Matheus Monteiro
Kawan Novais
|
16/10/2023 - 12h

A Premier League tem um novo líder

jogadores comemorando vitória
Jogadores do Tottenham Hotspurs comemorando a vitória com a torcida presente no Kenilworth Road. Foto: Henry Browned/Getty Images.

No modesto Kenilworth Road, o Luton Town recebeu o Tottenham Hotspurs no primeiro jogo da 8ª rodada, no sábado (7),  em busca de sua segunda vitória na Premier League. Os Spurs concretizaram o favoritismo e venceram pelo placar de 1 a 0, mas a equipe de casa, que jogou com um atleta a mais durante o segundo tempo inteiro, ofereceu uma partida dramática até o final. Esta foi a segunda oportunidade que o Luton teve de enfrentar um clube do Big-6 na atual temporada. O primeiro confronto foi fora de casa, em Londres, contra o Chelsea e na ocasião, os Hatters foram derrotados por 3 a 0.

Em apenas quatro minutos de partida, após um início frenético dos Spurs, o meio-campista James Maddison criou duas claras oportunidades para o atacante brasileiro Richarlison, que não conseguiu acertar o gol em nenhuma delas. Ao longo do primeiro tempo, os Hatters equilibraram o jogo e até abriram o placar, mas o gol foi anulado por falta. Além do desperdício de grandes chances de ataque, o Tottenham se complicou após o meio campista Yves Bissouma sofrer dois cartões amarelos em um período de dez minutos, e ser expulso deixando a equipe do treinador australiano Ange Postecoglou desfalcada.

Mesmo com um a menos, os Spurs iniciaram o segundo tempo ofensivos e logo aos 51 minutos, Maddison fez uma jogada individual, encontrou o zagueiro Micky Van de Sen na área adversária e com um chute de primeira, marcou o primeiro e único gol da partida. Depois de sair na frente, o time de Rob Edwards foi ao ataque em busca do empate, mas viu os seus jogadores perderem as poucas oportunidades criadas. “Sinto que deixamos pontos hoje”, disse o treinador dos Hatters. Com a vitória, a equipe de Postecoglou assumiu a liderança da Premier League em conjunto com o seu rival Arsenal, ambos com 20 pontos conquistados.

 

Blues encontram o caminho para as vitórias

 

Sterling comemora gol
Raheem Sterling colocou o jogo no bolso e deu a terceira vitória do Chelsea na Premier League. Foto: Oli Scarff/Getty Images.

Na briga para sair da zona de rebaixamento, no estádio Turf Moor, o Burnley recebeu o Chelsea. Em casa, os Clarets conseguiram sair à frente no placar contra os adversários do Oeste de Londres no início da partida, mas o inspirado atacante Raheem Sterling liderou a virada que garantiu os três pontos para os Blues. A goleada de 4 a 1 aplicada pelo clube londrino foi um feito raro, pois a última vez que o Chelsea marcou quatro ou mais gols no mesmo jogo foi em abril de 2022, quando balançou a rede seis vezes contra o Southampton em uma partida válida pelo campeonato inglês da temporada 21/22.

Com maior posse de bola no ataque, desde o início os Blues tentaram superar a defesa muito bem postada por Vicent Kompany, treinador do Burnley. Mas, aos 14 minutos, o lateral direito brasileiro Vitinho deu início a construção de uma bela jogada, que terminou com a finalização do atacante Wilson Odobert para abrir o placar da partida logo no primeiro ataque da equipe. Principalmente pelo lado esquerdo, os visitantes continuaram no ataque em busca de seu gol até que aos 42, o veloz e ensaboado Sterling cruzou na área dos Clarets e foi feliz com o desvio do zagueiro Ameen Al-Dakhil contra o seu próprio gol para empatar o jogo ainda no primeiro tempo.

Diferente do que mostrou na atual temporada, os Blues foram efetivos nas finalizações em gol durante os 45 minutos finais. Em mais uma jogada individual com velocidade, Sterling se infiltrou na área do Burnley e Vitinho foi imprudente ao derrubar o atacante. O árbitro marcou penalidade máxima e o jovem Cole Palmer marcou o segundo dos Blues para virar o jogo. Com a virada, o Chelsea aproveitou os espaços oferecidos pelos Clarets e os atacantes Sterling e Nicolas Jackson marcaram os últimos dois gols para a conquista da terceira vitória do Chelsea no campeonato.

 

Everton se distancia da zona de rebaixamento 

Jogadores do everton comemoram
Jogadores do Everton comemorando após o primeiro gol / Foto: Divulgação / EFC

O Goodison Park foi o palco do duelo entre Everton e Bournemouth no último sábado. Superiores ao longo do confronto, os donos da casa levaram a melhor e venceram por 3 a 0. James Garner, Jack Harrison e Abdoulaye Doucouré balançaram as redes, respectivamente. Com o triunfo conquistado em seus domínios, o elenco comandado por Sean Dyche permaneceu na 16ª posição com 7 pontos somados. Pelo outro lado, os rubro-negros seguem sem ganhar no campeonato nacional e estão em 19º lugar com apenas 3 pontos. 

Logo aos 7 minutos de jogo, Illia Zabarnyi escorregou no campo de defesa e entregou a bola de graça para James Garner, sem perder tempo o camisa 37 partiu em direção ao gol e na entrada da área finalizou de perna direita para abrir o placar, 1 a 0 para o Everton. 

Aos 31, uma obra de arte foi assinada por Jack Harrison. O inglês aproveitou o rebote do goleiro do Bournemouth, chutou da intermediária, encobriu o arqueiro rival para ampliar, 2 a 0 para os caramelos. A bola ainda bateu no travessão antes de morrer no fundo da rede. 

Com 14 minutos da etapa final, Doucouré fechou o caixão. O meia aproveitou a sobra de bola na pequena área, encheu o pé para confirmar mais três pontos para o Everton, 3 a 0.

 

Com gol de brasileiro, Fullham vence Sheffield

dECORDOVA-rEID comemorando
Bobby Decordova-Reid após marcar o segundo gol da partida / Foto: Divulgação / FFC

Fullham e Sheffield batalharam entre si no Craven Cottage. Os donos da casa levaram a melhor e venceram por 3 a 1. Decordova-Reid, Foderingham (contra) e Willian marcaram para os mandantes. Também em tento ante a própria meta, Antonee Robinson descontou a favor dos Blades.

Com o triunfo conquistado, o elenco treinado por Marco Silva subiu para a 12ª posição na tabela de classificação, somando 11 pontos. Por sua vez, os comandados de Paul Heckingbottom permaneceram na lanterna do campeonato e ainda não venceram pela PL.Aos 21 minutos da etapa inicial, Chris Basham, zagueiro da equipe visitante, sofreu uma grave lesão. Ao arriscar um cruzamento pelo lado direito, o camisa 6 torceu o tornozelo esquerdo e teve de ser substituído imediatamente. Foi só no segundo tempo que o placar foi aberto. Aos 53 minutos, Andreas Pereira partiu em velocidade pelo lado esquerdo e fez bom lançamento para Decordova-Reid, que de perna direita estufou a rede, 1 a 0. 

No minuto 68, Antonee Robson tentou mandar para longe o cruzamento do adversário, porém o defensor inglês chutou contra o próprio o gol e decretou o empate momentâneo, 1 a 1.Na sequência, aos 76 minutos, Tom Cairney arriscou um chute da intermediária, a bola bateu no travessão antes do fatal desvio nas costas do goleiro adversário que deixou o Fullham a frente do marcador novamente, 2 a 1. Por fim, Willian balançou as redes e fechou o caixão. Nos acréscimos, o atacante brasileiro aproveitou o rebote na área, sem perder tempo o ex-Corinthians limpou a marcação e rematou em direção ao fundo do gol, 3 a 1.

 

O espetáculo de McTominay

McTominay comemorando
McTominay comemorando, o jogador foi autor dos 2 gols de trouxeram a vitória para o United. Foto: Reprodução/Twitter/ManUtd

 

No último sábado, a torcida do Manchester United que estava no Old Trafford presenciou mais um de seus jogos mágicos. Os Red Devils enfrentaram o Brentford pela 8ª rodada da Premier League. Erik ten Hag tem sido muito questionado nos últimos jogos e vive uma grande crise na temporada. O lado vermelho de Manchester não somou nenhum ponto na Champions e está no meio da tabela na Premier League.

O Brentford abriu o placar aos 26 minutos do primeiro tempo. Em bola mal afastada de Lindelof, Mathias Jensen chutou fraco, e Onana aceitou. O goleiro, que foi considerado o melhor na temporada passada, também não vive um bom momento no United, falhando na Champions e nessa partida contra o Brentford. Onana vem sendo muito questionado e está precisando acumular atuações sólidas se o Manchester United quiser se recuperar na temporada. Após o gol, o United tentou aumentar o ritmo e até conseguiu empatar com Martial, mas o atacante francês teve seu gol anulado por impedimento. O tempo foi passando e os Diabos Vermelhos não conseguiam igualar o placar, mesmo com o domínio da partida, Onana ainda teve que realizar duas grandes defesas, para manter viva a esperanças de vitória do United.

Mas foi só aos 87 do segundo tempo que o jogo mudou. McTominay entrou em campo e 6 minutos depois, nos acréscimos, em um bate rebate na área marcou o gol de empate. Logo em seguida, após um cruzamento de Bruno Fernandes, Maguirre escorou de cabeça para o camisa 39 marcar seu segundo gol no jogo, decretando a virada. Com o resultado, o time de Old Trafford subiu para a 10ª posição do torneio, com 12 pontos. Enquanto o Brentford desceu para a 15ª posição, somando 7 pontos.

 

Nenhuma bola na rede

Murillo em jogada da partida
Murillo carregando a bola / Foto: Divulgação / NFFC

 

Crystal Palace e Nottingham Forest se enfrentaram pela 8ª rodada da Premier League no Sellhurt Park Stadium. O embate terminou 0 a 0, nenhum das duas equipes conseguiu abrir o marcador. Com o empate, as águias assumiram a 9ª posição na tabela, com 12 pontos conquistados. Em contrapartida, os comandados de Steve Cooper caíram para o 13º lugar com 9 pontos na conta. 

Aos 20 minutos da etapa inicial, o atacante Gibbs-White recebeu bom passe vindo do campo defensivo, e precisou apenas de um toque na bola para encobrir o goleiro adversário. A finalização tinha endereço, mas bateu na trave e voltou nas mãos do arqueiro rival.Outra grande oportunidade dos visitantes ainda no primeiro tempo surgiu dos pés de Murillo, zagueiro brasileiro que foi destaque do jogo. Partindo do meio-campo o ex-Corinthians, com boas fintas, desmontou a marcação dos donos da casa e chegou à área do Crystal Palace, mas no primeiro chute e no rebote Sam Johnstone estava bem-posicionado e impediu o gol. 

O Forest foi superior no embate, na segunda etapa foi a equipe que mais explorou as descidas rumo ao ataque, mas a falta de pontaria e os desvios nos jogadores adversários mantiveram o placar inalterado. A melhor oportunidade do elenco treinado Roy Hodgson aconteceu no tempo final aos 63 minutos, quando Edouard rolou para Mateta, livre na área. No entanto, o camisa 14 escorregou na hora da finalização e mandou para fora.