Toni Kroos comunicou nesta terça-feira (21) que irá finalizar sua jornada nos gramados depois da Eurocopa, torneio que será disputado de 14 de junho a 14 de julho, na Alemanha, seu país natal. A decisão foi divulgada pelas redes sociais do Real Madrid, atual clube do alemão, onde joga há 10 anos.
Kroos em postagem do Instagram:
"[...] Estou feliz e orgulhoso por ter encontrado, em minha cabeça e coração, o momento certo para esta decisão. Minha vontade sempre foi terminar minha carreira no topo. A partir deste momento, em minha mente, há apenas um pensamento principal e nada me afastará disso: Vamos em busca da 15ª [Liga dos Campeões]!”
Trajetória admirável
Durante sua carreira, o alemão foi considerado um dos maiores meio-campistas de todos os tempos por suas impressionantes habilidades em criação de jogadas e a alta precisão em passes, chegando a 94%, segundo o site Opta Stats.
Toni Kroos iniciou a carreira profissional jogando pelo Bayern de Munique, onde estreou aos 17 anos em 2007. Mas ele foi pouco utilizado e apenas alcançou grande destaque em 2010, após uma pequena passagem no Bayer Leverkusen. Com o clube bávaro, Kroos conquistou ao todo 10 taças, sendo as principais: três títulos da Bundesliga, um título da UEFA Champions League e dois títulos da Copa da Alemanha.
Toni também foi importante para a história da seleção alemã na campanha da Copa do Mundo de 2014, apelidado de garçom pelos brasileiros, ele fez, precisamente, a maioria dos passes para seus companheiros, o que foi essencial para a conquista da quarta Copa do Mundo para a Alemanha. O analisador de estatística oficial da Copa do Mundo avaliou Kroos como o melhor jogador da Copa do Mundo de 2014, com uma classificação de 9.79/10.
A conquista da Copa de 2014 foi o pontapé para uma carreira de sucesso, o atleta se mostrou para o mundo e despertou o interesse do Real Madrid, onde Kroos ganhou notoriedade com uma visão de jogo diferenciada em chutes de longas distâncias. Os anos de ouro foram ao lado de Casemiro e Modric, formando um meio de campo vitorioso e tricampeão da Liga dos Campeões (2015/2016 - 2016/2017 - 2017/18). O alemão conquistou vinte e dois troféus com o clube merengue, incluindo três títulos da La Liga, cinco Mundiais de Clubes e quatro títulos da UEFA Champions League.
Uma curiosidade interessante sobre o jogador são as chuteiras modelo “Adidas 11Pro”, marca registrada dele desde 2013. Em entrevista ao site Goal, Kroos revelou: “Há muitos anos comecei com estas chuteiras, que são perfeitas para mim.” O modelo deixou de ser fabricado em 2015, mas Kroos continua recebendo, de maneira exclusiva, da fornecedora de material esportivo. Esse fato foi responsável por criar uma grande identidade visual na carreira do atleta, até mesmo sua chuteira é histórica e carrega títulos gigantes.
O adeus de uma lenda
Kroos encerra a carreira marcando o fim de uma era brilhante, deixando um legado que será lembrado pelos fãs de futebol em todo o mundo. Um ídolo madridista que escreveu seu nome na história do esporte, sendo considerado um dos melhores na sua posição.
— "[...] O Real Madrid quer expressar a sua gratidão e carinho a Toni Kroos, jogador que já faz parte da história do Real Madrid e que é uma das grandes lendas do nosso clube e do futebol mundial. […] Toni Kroos ficará para sempre no coração de todos os madridistas pela excelência do seu futebol e por ser um jogador que deu tudo por esta camisa, representando sempre os valores do Real Madrid. […]" — Real Madrid em comunicado oficial.
A despedida do craque com a camisa do clube merengue será no dia 01 de junho, em Wembley, na final da Champions League contra o Borussia Dortmund. O jogo promete ser histórico, de um lado o vitorioso madridista e de outro o ídolo Marco Reus, que anunciou sua saída do clube aurinegro.