Tite é demitido do Flamengo

Mesmo com um aproveitamento de 65,7%, a desconfiança da torcida foi crucial para a demissão do treinador
por
Lucas Munhoz Rossi
Gabriel Lourenço
|
30/09/2024 - 12h

 

Apesar da vitória por 1 a 0 sobre o Athletico Paranaense no domingo (29), a atuação do Flamengo não convenceu, resultando em vaias da torcida ao técnico Tite durante a partida e, posteriormente, sua demissão.

A demissão é surpreendente considerando que ontem, na coletiva pós-jogo, o treinador disse se sentir respaldado pela diretoria.

Tite em sua última coletiva como treinador do Flamengo. - Reprodução: Fla TV
Tite em sua última coletiva como treinador do Flamengo. - Reprodução: Fla TV

”Respaldo da direção é constante, diário, de todos os momentos. Quando fala de fortalecimento de uma equipe toda, ela vem dentro das hierarquias. A hierarquia superior, que é a direção com o Flamengo, a comissão técnica e os atletas.”, afirmou o treinador.

Segundo Tite, seu trabalho só poderia ser devidamente avaliado ao final, e naquele momento sua principal preocupação era representar com dignidade o cargo que lhe foi confiado.

Em nota oficial, o Flamengo foi sucinto, anunciando que Tite e sua comissão técnica não faziam mais parte da equipe. A diretoria agradeceu aos profissionais pelos serviços prestados e lhes desejou sucesso em seus futuros projetos.

O treinador chegou ao clube no final de 2023, gerando grande expectativa entre os torcedores flamenguistas, por vir de um ciclo de duas Copas do Mundo e mais de seis anos à frente da seleção brasileira.

No entanto, o técnico, que antes chegou a ser considerado o melhor treinador brasileiro em atividade, não correspondeu às expectativas. Em poucos momentos da temporada, o Flamengo apresentou um futebol convincente, se sustentando em lapsos de individualidade e o faro artilheiro de Pedro, que já havia marcado 30 gols no ano antes de uma grave lesão que sofreu no começo de setembro.

Tite deixa o Flamengo com a conquista de um Campeonato Carioca e um aproveitamento de 65,7%, o sexto melhor entre os dez treinadores da Era Landim que começou em 2019. Apesar da passagem curta pelo Rubro-Negro, durando apenas um ano, o treinador gaúcho foi o treinador que mais disputou partidas pelo clube carioca no período, com 68 partidas no comando técnico da equipe.

Apesar da desconfiança da torcida e do futebol que deixava a desejar, o Flamengo se mantém no G4 do Campeonato Brasileiro, está na semifinal da Copa do Brasil, mas foi eliminado nas quartas de final da Libertadores.

Gerson, após a derrota pro Peñarol na Libertadores no jogo de ida, no Maracanã. - Reprodução: Alexandre Durão/Zimel Press/Agência O Globo
Gerson, após a derrota pro Peñarol na Libertadores no jogo de ida, no Maracanã. - Reprodução: Alexandre Durão/Zimel Press/Agência O Globo

No entanto, após uma campanha fraca na Libertadores, que culminou na eliminação para o Peñarol nas quartas de final, após perder o primeiro jogo no Maracanã por 1 a 0, tornou-se insustentável a relação de Tite com a torcida.

Já no Brasileirão, embora tenha deixado a equipe na quarta colocação, o Rubro-Negro se encontra a nove pontos de distância do lider Botafogo e a oito do vice-líder Palmeiras. 

Com o temor de passar mais um ano sem uma grande conquista, após ter passado o ano de 2023 em branco, o Flamengo optou pela demissão na tentativa de salvar a temporada com o pentacampeonato da Copa do Brasil. Mesmo estando na semi e jogando o jogo da ida da competição na quarta-feira (02) contra o Corinthians, a tendência é que o Flamengo não busque um novo treinador até o final da temporada. 

O clube entregou o comando da equipe ao ex-lateral e ídolo flamenguista Filipe Luís, que vinha treinando o time sub-20 e se destacava pela qualidade do trabalho realizado.