Time de Homens Trans é “ferramenta de transformação”

Presidente do T Mosqueteiros, Tatto Oliveira, defende inclusão no esporte para a população LGBTQIA+
por
Ana Julia Bertolaccini
Maria Luisa Lisboa Alves
|
24/08/2023 - 12h

“As pessoas começam a olhar e falar caramba são homens trans, mas qual é a diferença?” afirma Tatto Oliveira, presidente e cofundador do projeto T Mosqueteiros em entrevista para a Agemt, feita de forma remota. O time de futebol e basquete de São Paulo é composto por homens trans, e foi formado em 2019. A visibilidade que o projeto vem ganhando desencadeia um empoderamento da comunidade LGBTQIA+ nos esportes, uma verdadeira “ferramenta de transformação”. No Brasil existem ligas de futebol voltadas para esse grupo, e os T Mosqueteiros servem de inspiração para a criação de novos times por todo o país.

“O que a gente tem feito hoje é algo que vai transformar o futuro, onde as pessoas não vão precisar de um time trans, elas vão poder estar na quadra sendo uma pessoa trans.”

 

Imagem do time T Mosqueteiros
(time de futebol T Mosqueteiros posando para a foto//imagem/idivulgação: instagram: @sctmosqueteirosoficiall) 

 

Os jogadores dos T Mosqueteiros chegam de diferentes realidades em busca de proteção e segurança para jogar. “O mais novo do time tem só 20 anos, e o mais velho 50”. “Tem pessoas que vêm de longe, quase 2 horas de viagem.” Além do futsal e do society, o basquete (modalidade nova na equipe), já conta com 10 jogadores e 24 pessoas interessadas. O presidente ainda reforça a necessidade de serem reconhecidos não só pela sociedade, como pelas federações de esportes.

Com o alcance que a equipe vem ganhando, os T Mosqueteiros  trazem informação a toda população. Tatto conta que os jogadores treinam basquete em uma quadra aberta no SESC, e jogam com homens cisgênero, o que aos poucos vai quebrando o preconceito de outras camadas da população através do conhecimento e da experiência. Outro destaque do time foi a entrevista concedida ao Globo Esporte que, como ressalta o presidente, foi muito importante para que homens trans se identificassem e conhecessem o projeto.

A Equipe é campeã de torneios importantes como a Taça da Diversidade (2022/2023) e conta com o apoio social do Núcleo de Resistência, “um coletivo pequeno, mas que tem um trabalho muito grandioso.

O Núcleo de Resistência:

“Usar da nossa voz, usar do nosso espaço, para falar das nossas necessidades.” Tatto conta que o Núcleo surgiu através de rodas de conversa em 2018, quando ele e outras pessoas viam a necessidade de ter um espaço para homens trans poderem dialogar e na época, fez uma reunião aberta com coordenadores da saúde e assistentes sociais.

As rodas de conversa acontecem através do projeto “Homens Trans em Diálogo” e nelas são tratados diversos assuntos que não estão sempre diretamente relacionados à transição em si. No último encontro, por exemplo, o tema desenvolvido foi a amizade.

O núcleo é um braço para o esporte. Muitos homens conheceram o time através do coletivo. Além disso, o grupo também faz doações de cestas básicas e roupas, que mesmo com a pandemia de Covid-19, não pararam de serem realizadas. As rodas de conversa também continuaram, e passaram a acontecer no formato online durante esse período.

As redes sociais e os grupos de WhatsApp são usados para ajudar meninos em transição e levar informação a eles, com o apoio de profissionais da saúde, mostrando a importância do acompanhamento médico, que pode ser feito pelo SUS. Com a ajuda de patrocinadores, também são realizadas retificações de nome e gênero dos meninos (18 até agora).

Como surgiram os T Mosqueteiros:

Tatto, o Cofundador do time, tem 43 anos e sempre gostou muito de esporte e da vida saudável. Sua infância aconteceu entre os anos 80 e 90, na qual ainda não se entendia como um homem trans, mas já sofria preconceito quando participava de esportes coletivos.

Em 2019, depois de passar anos praticando exercício de forma individual, Tatto, que era servidor no centro de cidadania LGBT, sua esposa Geey, seu amigo Gabriel Cardoso e cerca de 30 pessoas montaram o time, que hoje tem uma comissão de funcionários exercendo diferentes papéis. Eles são encarregados por cuidar das redes sociais, do financeiro, das rodas de conversa e da agenda de eventos. A equipe precisa de patrocínio para que possa bancar o aluguel das quadras, a condução, o valor do lanche e o suporte profissional.

Em 2021, a Casa João Nery foi aberta para acolher homens trans em situação de vulnerabilidade, “comecei a perceber o quanto as nossas vozes como homens trans são potentes.” A necessidade de criar esse espaço foi discutida através do Núcleo. O nome da organização faz referência ao psicólogo e escritor João Nery (1950-2018), que foi um ativista trans e o primeiro do Brasil a fazer a redesignação de gênero em 1977.

Inclusão e Visibilidade:

Com o reconhecimento da equipe, muitas pessoas procuraram os jogadores para fazer parte e socializar, como o Gustavinho, garoto trans de 8 anos que jogou bola com o capitão do time na época, o Matheus. Outro caso foi o de um menino de 14 anos, que sua mãe levou para conhecer o time, e foi convidado a participar do amistoso. “É até emocionante falar”, conta Tatto quando lembra da mãe do menino arrumando o uniforme do time e falando como o garoto estava lindo.

Mulheres trans e cis já demonstraram interesse em fazer parte do time, que por enquanto oferece apenas jogos mistos para a inclusão desse grupo. Pensando nisso, a equipe tem interesse em desenvolver o “T Mosqueteiras”, para fazer com que essas mulheres possam “estar próximas umas das outras” e “para que consigam se empoderar dentro da quadra”.

Print da entrevista com o Presidente do T Mosqueteiros, Tatto Oliveira, e as alunas que o entrevistaram.
(Tatto em entrevista para a Agemt//imagem/divulgação: Agent Notícias) 

Esta reportagem foi produzida como atividade extensionista do curso de Jornalismo