Encerrada neste domingo (15), a 6ª rodada do Brasileirão chegou ao fim com domínio dos times mandantes e sem mudanças na ponta da tabela, já que o Corinthians, mesmo sem vencer, manteve-se na liderança. Na parte de baixo, o Flamengo passou a beirar a zona de rebaixamento após sofrer empate no apagar das luzes.
Ceará e Flamengo abriram a rodada no sábado (14) com um empate eletrizante em 2 a 2 no Castelão. O Rubro-Negro esteve à frente do placar duas vezes na partida, liderando com dois gols de Willian Arão (com assistências de Arrascaeta); resiliente, o Vozão chegou ao empate nos acréscimos do jogo, após cobrança de falta de Nino Paraíba. O resultado foi ruim para os dois times: o alvinegro cearense tem três pontos e, com um jogo a menos, ocupa o Z4; já o Fla soma seis pontos em seis partidas, e figura na 16ª posição (a primeira acima da zona da degola).
O líder Corinthians visitou o Beira Rio e trouxe um ponto na bagagem com o empate em 2 a 2 contra o Internacional, 11º colocado. O jogo, muito movimentado, não será lembrado pelos quatro gols marcados (Alan Patrick e Wanderson, para o Inter; Raul Gustavo e Jô, para o Timão), e sim pela denúncia de racismo feita pelo colorado Edenilson contra o corinthiano Rafael Ramos.
De acordo com o volante do clube gaúcho, o lateral português teria lhe chamado de “macaco” durante discussão no 2º tempo; Ramos, autuado em flagrante pela justiça do RS, nega a injúria racial. O Corinthians promete aguardar o desenrolar das investigações do caso.
Botafogo e São Paulo, novos integrantes do G4, foram os maiores vencedores da rodada. Com gols de Erison, Patrick de Paula e Daniel Borges, o Glorioso venceu o Fortaleza por 3 a 1, de virada, e chegou aos 11 pontos no Brasileirão (Moisés marcou para o Leão). Também de virada, o Tricolor Paulista venceu o Cuiabá por 2 a 1 no Morumbi, com gols de Calleri e Nikão, e assumiu a terceira colocação. A equipe visitante sentiu-se prejudicada pela arbitragem e reclamou da marcação do pênalti que empatou a partida para o São Paulo.
Soberanos, os times mandantes venceram sete dos dez jogos realizados no fim de semana - Fluminense e Coritiba foram dois dos felizardos. Com dois gols de Germán Cano, o Tricolor das Laranjeiras derrotou o Athletico-PR no Maracanã e chegou ao quarto jogo invicto sob o comando de Fernando Diniz. Jogando no Couto Pereira, bastou o placar mínimo de 1 a 0 para o Coxa levar três pontos da partida contra o América-MG. O gol foi marcado por Andrey.
Tidos como favoritos ao título antes do início do Brasileirão, Palmeiras e Atlético-MG também venceram e subiram na classificação. O Galo ganhou do Atlético-GO por 2 a 0 no Mineirão (com gols de Hulk e Marlon Freitas, contra) e, com 12 pontos e um jogo a mais, ocupa a vice-liderança; 2 a 0 também foi o resultado da vitória do Verdão sobre o Red Bull Bragantino no Allianz Parque - Danilo e Raphael Veiga, de pênalti, foram os responsáveis pelos gols alviverdes. O time de Abel Ferreira ocupa agora a 9ª colocação do campeonato.
O Avaí foi o único derrotado em seus próprios domínios. Mesmo vendo o Juventude perder dois de seus jogadores (Chico Kim e Paulinho Moccellin foram expulsos), o clube catarinense não foi páreo para o adversário e perdeu por 2 a 1 na Ressacada. Os gols foram de Óscar Ruiz e Vitor Mendes (Juventude), além de Guilherme Bissoli (Avaí).
No Serra Dourada, Goiás e Santos fecharam a rodada - e o Peixe não teve muitos motivos para sorrir após a derrota por 1 a 0. Elvis, de pênalti, marcou o gol do triunfo do time goiano, que se distanciou da zona de rebaixamento; “estacionado” nos 10 pontos, o Peixe caiu do 2º para o 5º lugar.
Marcada para o próximo fim de semana, a 7ª rodada do Brasileirão terá nove partidas - já que, em jogo adiantado disputado 11/05, Bragantino e Atlético-MG empataram por 1 a 1. Confira os confrontos:
Sábado (21/05)
Atlético-GO x Coritiba
Flamengo x Goiás
Santos x Ceará
Juventude x Palmeiras
América-MG x Botafogo
Cuiabá x Internacional
Domingo (22/05)
Corinthians x São Paulo
Fortaleza x Fluminense
Athletico-PR x Avaí