Durante o isolamento social, para Samara Alves, 23, teve grande importância estar acompanhada. ‘’Me deixou mais segura nesse momento tão difícil de pandemia. Provavelmente, sem ele seria bem mais assustador”.
No desafio de encarar a longa quarentena, foi essencial estar em um relacionamento também para Sergio Tinguely, 61, por ajudar no suporte mútuo e dar conforto emocional além de ter sido uma chance de aumentar a tolerância e a compreensão, consolidando a relação com sua esposa. Isabela Martins,18, reconheceu a importância de estar com alguém em um momento em que está precisando de mais atenção. “A gente dorme juntos quase todos os dias e quero que isso se mantenha. A relação esquentou porque a gente ficou mais junto em casa”.
Por mais que a companhia traga um maior apoio emocional, o tempo grande de convívio não necessariamente acalora o relacionamento. Já há três anos e cinco meses junto com seu namorado, Beatriz Sales de Souza, 19, enxerga esse primeiro convívio maior em meio à pandemia como fator que esfria o relacionamento, pois brigas sem sentido aumentaram muito no dia a dia do casal. Mas os pontos positivos de ter alguém ao seu lado para enfrentar os tempos incertos do último ano foram maiores do que contratempos pequenos. “Ficar em casa e não ter muito contato com as outras pessoas me fez ter leves crises e estar em um relacionamento me ajudou a saber que eu não estava sozinha.”
Mesmo no caso de Silvanna Loduca, 49, que já está comprometida há vinte e seis anos, "a melhor parte tem sido conviver mais tempo, pois na correria do dia a dia nunca tínhamos passado tanto tempo juntos”. O amor tendo que se adaptar a novas rotinas, tem chance de descobrir novas histórias e novas necessidades. “A pior parte também foi conviver o tempo todo porque você percebe como é bom ter um tempo e um espaço só seu, mas sinto que consolidou a relação pois agora nos conhecemos melhor”.
Todos os pequenos afazeres diários passaram a ter companhia. Brunno Falleiros,24, acredita que a melhor parte foi poder fazer as obrigações ao lado da pessoa que gosta. A maior união, cumplicidade e suporte são jeitos que o amor ajuda na espera de que os dias normais voltem.