A Superliga Europeia e a Elitização do Futebol

A proposta de uma competição somente com os gigantes clubes europeus escancara o abismo monetário que cresce no ramo esportivo
por
Ana Luiza Pêgo
|
12/05/2021 - 12h

Um campeonato com apenas os clubes mais ricos do continente. A Superliga de Futebol Europeia surgiu com essa proposta e foi assunto durante uma semana. Com o mesmo ímpeto que foi anunciada, foi rejeitada por torcedores, clubes, jogadores e até pela imprensa. Hoje, o maior artilheiro é o cofre dos clubes e a elitização já é uma realidade para o futebol. A distância entre os times mais ricos e os com menor poder aquisitivo já não pode mais ser resolvida dentro de campo. A disputa está muito além do embate entre os 22 jogadores.

Para elucidar a proposta, foram feitos esquemas sobre a Superliga e interpretações sobre as regras e as possíveis consequências da iniciativa. Pensando no debate sobre essa disparidade monetária no futebol, foram entrevistados dois jornalistas esportivos. Breiller Pires, da ESPN Brasil e Duda Ribeiro, produtora da BandNewsFM e colaboradora da Rádio BSB Sports. Confira o vídeo aqui.