No último sábado (15), a Suíça derrotou a Hungria no estádio RheinEnergieStadion, em Colônia, pelo placar de 3 a 1 e dominou a maioria das ações da partida. A equipe suíça até chegou a tomar um susto na segunda etapa, mas nada que fizesse com que tenham perdido o controle do jogo, e no apito final, asseguraram os 3 pontos.
Foi durante o primeiro tempo que os suíços se mostraram mais prevalentes no jogo, criando mais chances de gol e apresentando uma defesa muito sólida diante do ataque húngaro. Não à toa conseguiu ir para o vestiário com uma vantagem de dois gols no marcador, o primeiro, feito pelo atacante, Kwadwo Duah, que ainda passou por avaliação do VAR, que após traçar a linha percebeu que o atacante estava em posição legal, e validou o gol, tudo isso ainda no início no jogo. Aos 45 minutos, o meio-campista Marco Aebischer, que havia dado assistência para o primeiro tento da equipe, com uma forte finalização de fora da área, venceu novamente a defesa húngara e aumentou o placar. A primeira etapa finalizou 2 a 0 a favor da Suíça.
Apesar de ter dominado a primeira etapa, a Suíça viria a mostrar seu potencial depois do intervalo do jogo. Mesmo fazendo apenas um gol no segundo tempo, os suíços voltaram com tudo, e ainda mais avassaladores, porém agora enfrentaram uma Hungria que parecia ter aprendido com os erros cometidos nos primeiros 45 minutos. Na metade do segundo tempo, a defesa suíça viu o meia Dominik Szoboszlai acertar um cruzamento perto da pequena área onde o centroavante, Baranbás Varga, surgiu para completar o passe com um cabeceio para o gol. Mesmo com esse susto dado, a Hungria não conseguiu tomar o controle da partida para si, e acabou levando mais finalizações ao seu gol até o final do duelo.
Nos acréscimos do jogo, o jogador do Mônaco,Breel Embolo conseguiu pegar uma bola sobrada, a partir uma falha da defesa húngara e chutou por cobertura na saída do goleiro Gulácsi, e assim, garantiu a vitória da Suíça na sua estreia da Euro 2024, 3 a 1.
O meio-campista suíço Granit Xhaka foi eleito o melhor jogador da partida logo após o apito final, apesar de não ter marcado gols ou ter dado assistências, de acordo com o painel de observadores técnicos da UEFA ele desempenhou “Um papel completo no meio-campo, tanto na construção como na recuperação. Trabalhou muito, mostrou capacidade de liderança e foi excelente na organização do jogo da sua equipe”.
O próximo compromisso da Hungria é contra a anfitriã Alemanha, líder do grupo, e que vem de uma vitória por 5x1 em cima da Escócia. Já a Suíça enfrenta justamente os escoceses na segunda rodada do Grupo A da Eurocopa.