Suíça confirma favoritismo e vence Filipinas na estreia

Após pequeno susto, suíças controlam a partida e vencem em seu primeiro duelo no mundial.
por
Fábio Pinheiro
|
22/07/2023 - 12h

 

Na madrugada desta sexta-feira (21), Filipinas e Suíça se enfrentaram na Copa do Mundo FIFA de futebol feminino 2023, no estádio Forsyth Barr, em Dunedin, Nova Zelândia, em jogo do grupo A, válido pela primeira rodada do mundial. Após ter um gol anulado no início do primeiro tempo, a seleção filipina não teve muitas chances e foi derrotada pelas suíças em 2 x 0 ao final do duelo. 

 

Assim, o time comandado por Inka Grings iniciou a Copa do Mundo de uma maneira totalmente diferente de sua última participação no mundial do Canadá, em 2015. Nessa ocasião, a seleção europeia acabou perdendo de 1x0 para o Japão. Por outro lado, o time comandado por Alen Stajcic, precisará se recuperar após o revés e se encontra em situação delicada para a segunda rodada.

 

A partida começou com a equipe da Suíça tomando um susto logo aos 15 minutos do primeiro tempo, quando as Filipinas, a partir de uma jogada iniciada com um lançamento longo, marcaram um gol que foi anulado com auxílio do VAR. Depois disso, as suíças mudaram sua postura, com diversas oportunidades no campo ofensivo. 

 

Com a bola a maior parte do tempo, a Suíça conseguiu sua primeira grande oportunidade aos 38’ do primeiro tempo, numa jogada organizada pela camisa 10, Ramona Bachmann, e chegando aos pés da atacante Ana-Maria Crnogorcevic, que desperdiçou uma grande chance. Até que nos últimos minutos da primeira etapa, foi marcado um pênalti e Bachmann abriu o placar, fazendo com que ela e sua equipe acabassem a primeira etapa na frente, 1 x 0.

Suíça vence por 2 x 0 as Filipinas
Elenco da Suíça comemorando seu primeiro gol contra a Filipinas Foto: UOL

 

Na volta do segundo tempo, o jogo teve a mesma continuidade da etapa inicial e a Suíça se manteve na caça de seu segundo gol para ampliar o placar. Já aos 64’, após uma boa jogada pela ponta esquerda e um bate rebate dentro da área filipina, Seraina Piubel colocou a bola na rede e ampliou a vantagem para a sua seleção, 2 x 0. 

 

Mesmo atrás do placar, as Filipinas não conseguiram sequer chegar ao gol suíço, tanto que ao final da partida, elas acabaram com um total de três finalizações e nenhuma em direção à meta. Entretanto, o time filipino recebeu 17 chutes, sendo oito deles em direção às traves da goleira, Olivia Davies-McDaniel. Além dos arremates, a Suíça obteve um maior controle de posse de bola, com 74% ao longo dos 90’.

 

No momento, a Suíça ocupa a primeira posição no grupo A, empatada em pontos com a seleção anfitriã, Nova Zelândia, que por conta de um gol, está atrás no critério de desempate.

 

Mesmo com poucas partidas no comando da seleção, Inka Grings já deixa uma boa impressão aos torcedores, com um grande poderio ofensivo contra a equipe adversária, além de uma defesa sólida, que teve rápida recuperação da posse de bola quando era perdida. Agora, espera-se que o ritmo continue nas próximas duas partidas da fase de grupos, onde enfrentam a Noruega e Nova Zelândia em sequência, que são consideradas seleções mais fortes do grupo. Já as Filipinas, encaram em seu próximo jogo as donas da casa em uma partida que pode colocar novamente o país no caminho do mata-mata ou de uma eliminação precoce.