O primeiro jogo do Grupo G da Copa do Mundo Feminina aconteceu neste sábado (22), no Sky Stadium, na Nova Zelândia. A seleção sueca venceu a África do Sul por 2 a 1, com gols de Fridolina Rolfo e Amanda IIelstedt para a Suécia e Hildah Magaia marcou para a África do Sul. Apesar de no papel ser um confronto bem desequilibrado, nas quatro linhas a seleção africana apresentou um bom futebol e poderia ter saído vitoriosa.
Esse foi o segundo gol marcado pela África do Sul na Copa do Mundo Feminina em sua história, o primeiro havia sido marcado contra a Espanha na edição de 2019, na derrota por 3 a 1.
A primeira etapa foi bastante estudada pelos dois lados, porém a Suécia buscou mais as ações ofensivas enquanto a África do Sul utilizava do contra-ataque. As jogadas eram bem construídas, porém a finalização não tinha muita qualidade.
As chances de maior perigo da Suécia vieram através da bola parada, com tentativas de gols olímpicos e cobranças mais fechadas causaram boas defesas da goleira africana.
No segundo tempo sabendo do seu lugar no jogo, a África do Sul continuou a deixar a Suécia controlar as ações da partida e apostar no ataque rápido. Os escapes eram feitos pela Kgatlana que facilmente chegava ao ataque, mas não tomava as melhores decisões na parte final da jogada. Porém, foi em uma de suas finalizações que Hildah Magaia aproveitou o rebote e abriu o placar. Infelizmente a jogadora se machucou no gol e acabou sendo substituída.
A Suécia estava perdida em campo, até que após um cruzamento na área Ramalepe se atrapalhou e a bola rebateu em Rolfo que empatou a partida.
O gol colocou as Suecas de volta no jogo. Elas pressionavam, mas as sul-africanas resistiam ainda que com muito cansaço, já que Ellis fez apenas uma substituição. Depois de muitas tentativas, aos 44 minutos do segundo tempo, no décimo primeiro escanteio da Suécia, em uma bola fechada, Ilestedt marcou, sacramentando a vitória sofrida da Suécia.
As Banyanas surpreenderam a todos. Aqueles que esperavam um futebol mais fraco por parte delas estavam muito enganados. A seleção sul-africana assustou a terceira colocada do ranking da Fifa e mostrou que pode sim lutar por uma vaga na próxima fase. Porém, para se manter nos jogos são necessárias substituições, o que não vimos nessa partida, assim prejudicando a África do Sul.
Apesar da vitória, a seleção sueca apresentou muitos problemas que não aconteciam na pré-copa do mundo. Com erros de conclusão de jogada, em que até construía oportunidades de gols, porém não resultava em finalizações de qualidade. A equipe tem uma grande qualidade defensiva, porém nessa partida acabou pecando um pouco e inclusive acabou resultando em um gol da seleção africana por falha coletiva da defesa.
Suécia volta a campo no próximo sábado, quando enfrenta a Itália pela segunda rodada da fase de grupos. O jogo ocorrerá às 4:30 da manhã pelo horário de Brasília. Enquanto a África do Sul entra em campo contra a Argentina na quinta-feira às 21:00 de Brasília.