Suécia garante classificação com goleada em cima da Itália

Após aplicar uma grande vitória na partida, as suecas assumem a ponta do grupo
por
Lucca Ranzani
Thomaz Cintra
|
30/07/2023 - 12h

A seleção sueca venceu a Itália por 5 a 0 neste sábado (29), no Sky Stadium, na Nova Zelândia. Com gols de Amanda IIelstedt (dois), Fridolina Rolfo, Stina Blackstenius e Rebecka Blomqvist, a Suécia atropelou a adversária, em um jogo no qual era esperado o equilíbrio. A partida acabou sendo uma demonstração de que a seleção escandinava é uma das favoritas para ganhar a Copa do Mundo de 2023.


Com essa derrota, a seleção italiana acende o sinal de alerta e corre riscos de ser eliminada na fase de grupos da Copa. Para evitar essa tragédia, é necessário ganhar contra a África do Sul e torcer para a Argentina não aprontar para cima da Suécia. O empate é mais provável para as italianas, porém teria que combinar com o resultado da Argentina.

 

A primeira etapa foi de completo domínio sueco. A seleção italiana até tentou algumas ações ofensivas no começo do jogo, porém parou na Zećira Mušović. Mesmo a Suécia buscando abrir o placar, foi somente aos 39 minutos que Amanda Ilestedt marcou o primeiro gol, de cabeça, após o escanteio cobrado na medida por Jonna Andersson. Após isso, com diferença de dois minutos, Fridolina Rolfä e Stina Blackstenius marcaram antes do intervalo.

Amanda Ilestedt comemorando seu segundo gol na partida
Amanda Ilestedt comemorando seu segundo gol na partida (AP Photo / John Cowpland)

Na segunda etapa o roteiro continuou o mesmo, com a Itália perdida em campo e a Suécia buscando mais gols, concretizando aos 5 minutos de jogo. Novamente em um cruzamento, Ilestedt completou para o gol e marcou o seu segundo na partida. Para colocar números finais à partida, Rebecka Blomqvist, nos acréscimos, fez uma linda jogada de contra-ataque e tocou na saída da goleira, marcando o quinto gol da seleção.

 

A Itália só conseguiu de fato jogar até a metade do primeiro tempo. Depois disso, acabou sendo esmagada pela Suécia ao longo do jogo. O ponto fraco das italianas foram os escanteios fechados cobrados pelas suecas, jogada responsável por três dos cinco gols marcados na partida.

 

Em um time que sofre uma derrota por 5 a 0, não tem como destacar positivamente nenhuma atleta, mas o principal nome negativo sem dúvidas é Milena Bertolini. Não só escalou a equipe sem algumas de suas melhores jogadoras, como insistiu nos mesmos erros cometidos na partida de estreia, como entrar em campo com atletas muito jovens ao invés das experientes que poderiam aguentar melhor a pressão do jogo.

Blomkvist finalizando para marcar o último gol do jogo (AFP / Marty Melville)
Blomkvist finalizando para marcar o último gol do jogo (AFP / Marty Melville)

Em relação às suecas, na estreia fizeram uma partida muito abaixo contra a África do Sul, e só venceram graças à qualidade do elenco – e não por terem jogado bem. No jogo deste sábado, as futebolistas demonstraram a sua excelência e impuseram seu estilo de jogo. São a terceira melhor seleção do mundo, de acordo com a FIFA, então é preciso vencer e convencer contra seleções de patamar inferior.

 

A seleção da Suécia enfrenta na última rodada a Argentina, na quarta-feira (02), às 4h, horário de Brasília. No mesmo dia e horário, a Itália enfrenta a África do Sul.