Stephanie Soares é draftada na WNBA

Brasileira de 22 anos é selecionada na quarta posição no Draft e irá jogar no Dallas Wings
Philipe Mor
11/04/2023 - 12h

Nesta segunda-feira (10) em Nova York, nos Estados Unidos, ocorreu o WNBA Draft. Realizado anualmente, o draft tem como principal característica o recrutamento de jovens e promissoras jogadoras para as equipes da liga. O evento ocorrido pela primeira vez em 1997, mantém o equilíbrio e alto nível de disputa da competição. O surgimento de novas estrelas, é sempre a principal expectativa dos amantes da bola laranja. Para os fãs brasileiros o evento foi especial, afinal, marcou a entrada da brasileira Stephanie Soares na maior competição de basquete feminino do mundo.

Stephanie Soares, de 22 anos, é natural de Americana, interior de São Paulo, e apesar de nova, já possui uma relevante carreira. A ala pivô e pivô brasileira de 2,01 metros possui importante passagem pela seleção feminina de basquete. Disputou Pré-Olímpico, Pré-Mundial e conquistou os Jogos Pan-Americanos disputados em Lima no Peru (2019). Com muito destaque enquanto jovem no Brasil, ela foi para as universidades americanas cedo. Caracterizada por ser eficiente em ambos os lados da quadra (defesa/ataque), a atleta bateu recordes no High School. O sucesso fez com que ela logo chegasse à grandes universidades.

A NCAA principal torneio universitário do mundo. Foi onde a brasileira se desenvolveu. Ela esteve presente no plantel de Iowa State. Na última temporada, teve médias de aproximadamente 14,4 pontos e 9,9 rebotes por jogo. Infelizmente, acabou com uma lesão no joelho, fator que a afastou das quadras. Com isso, provavelmente deve ficar fora de alguns jogos da WNBA

Escolhida na quarta posição no WNBA Draft, a brasileira tinha como destino o Washington Mystics, time da capital norte-americana. No entanto, a atleta  acabou trocada para o Dallas Wings, franquia do Texas e da região metropolitana de Dallas. O acordo adicionava escolhas de primeira e segunda rodada em relação aos próximos drafts de jogadoras.

Stephanie Soares jogadora de basquete
Stephanie Soares foi a única brasileira draftada em 2023. Foto: CBB / Reprodução

A próxima temporada da WNBA tem previsão para o início do mês de maio. A liga fundada em 1996, é composta por 12 franquias. As equipes realizam cerca de 30 jogos durante a temporada regular. As oito melhores classificadas avançam para os playoffs (fase eliminatória). Houston Comets, Minnesota Lynx e Seattle Storm são as equipes mais vencedoras da competição, com quatro títulos cada uma.

Fundado inicialmente como Detroit Shocks (1998), a franquia passou por mudanças. Foi na época de Michigan, que os únicos títulos de liga deles aconteceram. O primeiro campeonato, vencido pela equipe ocorreu no ano de 2003, após uma vitória na série de jogos contra o Los Angeles Sparks. O segundo título veio em 2006, em uma final muito disputada em cinco confrontos contra Sacramento Monarchs. Por fim, em 2008, veio o último título sobre o San Antonio Silver Stars.

Após a conquista de seu último troféu, a franquia foi realocada para o estado de Oklahoma. Com a mudança de local, surgiu também a alteração do nome. O Detroit Shocks passou a ser Tulsa Shocks. Os anos na nova sede foram complicados, sem nenhum título conquistado. A partir de 2015, o time novamente se realocou, agora no Texas, surgiu o Dallas Wings. O novo projeto iniciou bem, com algumas idas aos playoffs. A equipe ficou marcada pelo baixo rendimento nos últimos anos, isso fez com que ela ocupasse as piores posições em temporadas recentes. A expectativa é que com a chegada da brasileira e possíveis reforços, a equipe volte a ter maiores ambições dentro da liga.

Stephanie Soares posa com a regata do Dallas Wings. Foto: Nba Brasil/Reprodução
Stephanie Soares jogará pelo Dallas Wings. Foto: NBA Brasil / Reprodução

O número de mulheres brasileiras que conseguiram chegar à principal liga de basquete mundial feminino é muito pequeno, no total, apenas 14. Isso engrandece ainda mais o feito de Stephanie, de ser a quarta escolha do Draft da WNBA 2023. Atletas como Janeth Arcain (Houston Comets), Adrianinha (Phoenix Mercury) e Clarissa dos Santos (Chicago Sky), são importantes representações femininas para o basquete brasileiro e mundial. Soares se junta a esse seleto grupo e tem tudo para realizar grandes feitos.