Skatistas brasileiros ganham Mundial de Vert

Gui Khury e Augusto Akio ficam com ouro e prata, respectivamente, em campeonato de skate que acontece na Itália
por
Victor Trovão
|
10/09/2024 - 12h

No último domingo (08), aconteceu a final da etapa Vert no World Surfing Games – campeonato mundial, que conta com 12 esportes diferentes junto ao skate em um único evento. A edição de 2024 ocorre na cidade de Novara, na Itália. E já no primeiro final de semana da competição, skatistas brasileiros levaram medalhas na modalidade em uma dobradinha: Gui Khury ficou com o ouro e tornou- se o mais novo campeão mundial, e Augusto Akio - medalhista olímpico em Paris no Skate Park – no segundo lugar na competição ao ganhar medalha de prata. O pódio foi fechado pelo norte-americano Collin Graham que terminou com o bronze.

Skate
 Gui Khury e Augusto Akio no Mundial de Skate Vertical (Por  Kenji Haruta/World Skate)


Gui Khury 

Com apenas 15 anos, o brasileiro Guilherme Khury é um dos grandes nomes da modalidade de skate vertical. Na competição, Khury provou seu potencial mais uma vez ao garantir o primeiro lugar. Durante sua melhor volta, ele conseguiu atingir 92.09 pontos. Em seguida nas manobras individuais, Khury fez história ao atingir 86.40 e 90.00 pontos, com o total de 268.49 que o garantiu o ouro. 

Ao longo de sua carreira, o atleta paranaense tornou-se um dos maiores nomes nas modalidades radicais do skate ao apresentar ótimos desempenhos em competições ao redor do mundo. Guilherme conta com nove medalhas no X Games - uma das maiores competições de esportes radicais no mundo - e é o nome responsável por três recordes mundiais do Guinness World Records. 

 

skate 2
Gui Khury comemora conquista de título mundial. (Foto: Reprodução/Instagram @gui_khury )

 

Augusto Akio

O segundo lugar ficou com o medalhista olímpico Augusto Akio, apelidado carinhosamente de “Japinha”. Em sua melhor volta o atleta atingiu 89.31 pontos e, nos tricks individuais 82.14 e 78.51 pontos com 249.96 no resultado final. 

Recentemente, o skatista – também paranaense – estreou nas Olimpíadas em Paris e conquistou a medalha de bronze na modalidade Park. Akio fez parte do pódio junto ao australiano Keegan Palmer e o estadunidense Tom Schaar. 

 

skate 3
Augusto Akio com a medalha de bronze conquistada na final olímpica. (Foto:Luiza Moraes/COB)

 

A modalidade praticada pelos dois atletas brasileiros Skate Vert é uma das variações do esporte. Contudo, não faz parte das Olimpíadas que possui apenas o Street e o Park por hora. 

World Skate Games

Ainda em fase inicial, a competição deste ano ocorrerá entre os dias 6 e 22 de setembro com a estimativa de 12.000 participantes, dentre eles atletas, treinadores e delegações de 100 países. O campeonato conta com 12 esportes diferentes no mesmo evento, com destaque para modalidade urbanas e radicais como como skate, roller freestyle, patinete, patinação de velocidade, skate-cross, downhill, slalom, rink hockey, inline hockey, roller derby e patinação artística.

Pensando nisso, a competição está apenas no começo e o Brasil terá a chance de ganhar outras medalhas. Entre os dias 10 e 14 de setembro outras provas de skate na modalidade Street serão competidas. O Brasil será representado por 11 atletas e destaques do skate internacional, como Rayssa Leal, Kelvin Hoefler, Pamela Rosa e Gabi Mazetto.