Criado pelo publicitário e empresário Roberto Medina, o Rock in Rio foi o primeiro festival de música do Brasil e estreou em 1985. Porém, antes de 2011, o evento apenas teve 3 edições em território nacional, que aconteceram respectivamente em 1985, 1991 e 2001.
A partir de 2011, o espetáculo passou a acontecer a cada 2 anos e assim seguiu até a pandemia. Em 2021, ainda sob medidas sanitárias contra o coronavírus, o Rock in Rio foi cancelado e a 9ª edição teve que atrasar 1 ano, acontecendo agora, em 2022.
Após 3 anos, o festival abriu as portas novamente e recebeu grandes atrações nos palcos. O reencontro aconteceu no Parque Olímpico, batizado oficialmente como a Cidade do Rock.
Na sexta-feira (02), Iron Maiden fez uma apresentação histórica, eleita a melhor do primeiro final de semana. No sábado, Post Malone, Jason Derulo e Marshmello agitaram o Rio de Janeiro com hits como “Rockstar”, “Take You Dancing” e “Happier” e, no domingo (04), Demi Lovato chegou com sua nova turnê, HOLY FVCK enquanto Justin Bieber polemizou depois de quase cancelar sua apresentação, apesar disso, o canadense fez um show de quase 1 hora e meia de duração e disse estar grato pela apresentação.
Nos próximos dias, a Cidade do Rock receberá Guns N’ Roses (08), Green Day (09), Coldplay (09) e Dua Lipa (10) e a expectativa é que, ao todo, o evento totalize um público de 700 mil pessoas, somente neste ano. Ademais, o espaço também conta com atrações radicais como tirolesa, roda gigante e montanha russa, além de stands das marcas patrocinadoras que trazem brindes para o público.