Senegal se despede da Copa

Equipe africana é eliminada pela Inglaterra e não avança às quartas de final.
por
João Serradas
|
05/12/2022 - 12h

Senegal foi derrotado no último domingo (04) pela seleção da Inglaterra por um placar de 3 a 0, em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo. No primeiro tempo do jogo, a equipe senegalesa se mostrou muito forte e fechou todos os espaços, não cedendo a Inglaterra a chance de criar oportunidades claras de ataque. Contudo, a equipe africana sofreu um grande baque ao tomar dois gols no fim da primeira etapa, aos 38 minutos e nos acréscimos. 

Senegal
Foto: Reprodução / Twitter

O que parecia ser um jogo equilibrado, acabou se tornando uma luta contra o tempo para reverter o placar. Na segunda etapa a equipe de Senegal não abaixou a cabeça e foi atrás de segurar o forte ataque inglês. Mas segurar o entrosamento e a velocidade dos jovens jogadores ingleses não é nada fácil. Aos 12 minutos do segundo tempo, Saka ampliou o placar e decretou o fim da participação de Senegal na Copa do Mundo.

Mesmo diante da derrota, os senegaleses deixaram sua marca no mundial. A seleção de Senegal chegou ao Catar com o status de melhor seleção africana no torneio, e isso foi realidade. Nesta edição, a equipe comandada por Aliou Cissé foi, junto com Marrocos, as únicas seleções africanas entre os países classificados para o mata-mata da Copa.

Senegal
Foto: AFP

 Não tem como negar que houve uma desconfiança em relação ao desempenho da seleção por conta do desfalque de sua grande estrela e principal atleta do time, Sadio Mané. O atacante do Bayern de Munique ficou de fora da Copa por conta de lesão. Porém, mesmo diante das dificuldades, Senegal se mostrou firme e por mais que não tenha feito uma Copa do Mundo brilhante, foi eficiente e fez bons jogos. 

Na fase de grupos, a resposta foi até positiva. Apesar da derrota para a Holanda por 2 a 0 no primeiro jogo, teve uma boa atuação e foi vazada apenas no fim da partida. Depois, ganhou do Catar por 3 a 1, confirmando o favoritismo, e na última rodada em duelo direto por vaga nas oitavas, derrotou o Equador por 2 a 1, avançando na segunda posição do grupo. 

Agora, a equipe africana segue com a mentalidade firme, buscando a consolidação do modelo de jogo e proposta tática implementado por Aliou Cissé, mostrando ao mundo que seleções africanas não são apenas correria e jogo fisico.