Sem dificuldade, Japão vence Noruega pelas oitavas de final

Com 100% de aproveitamento, as japonesas dão mais um passo em busca do segundo título de Copa do Mundo
por
João Serradas
Kawan Novais
|
09/08/2023 - 12h

O Japão continua invicto na Copa do Mundo e segue como forte candidata ao título. As japonesas foram o grande destaque da fase de grupos da competição, e mostraram mais uma vez do que são capazes após vitória por 3 a 1 diante da seleção da Noruega. O jogo foi realizado na manhã deste sábado (05), no estádio de Westpac Stadium, em Wellington, Nova Zelândia.

Diferente do que foi visto na fase inicial da competição, desta vez, as Nadeshiko tiveram maior posse de bola e ditaram o ritmo da partida desde o início, enquanto a Noruega manteve um jogo defensivo. Achar espaços e quebrar a linha de defesa da Noruega não foi uma tarefa fácil, até que aos 15 minutos saiu o primeiro gol após cruzamento de Hinata Miyazawa que contou com o desvio da norueguesa Syrstad Engen contra o próprio patrimônio.

Japão x Noruega
Miyazawa marca seu quinto gol na Copa (Foto/Reprodução: FIFA)

As norueguesas não se deixaram abalar e reagiram. Aos 19 minutos, Vilde Bøe Risa, na direita, foi até a linha de fundo e fez um cruzamento perfeito para Guro Reiten, que subiu e cabeceou para deixar tudo igual no placar, 1 a 1. No restante da primeira etapa, o Japão manteve o controle, mas poucas chances foram criadas.

O início do segundo tempo começou com pressão japonesa. Aos 5 minutos, após um vacilo de Bøe Risa, que deu um passe errado dentro de sua grande área defensiva, Risa Shimizu aproveitou e deixou o Japão à frente do placar mais uma vez.

Ainda que parcialmente derrotada, a equipe norueguesa sustentou  a postura defensiva da primeira etapa armada em um 5-4-1 sem a bola. Mas, aos 29 minutos, com entrada de Ada Hegerberg, melhor jogadora da Noruega, a treinadora Hege Riise avançou a sua equipe tentando buscar o empate.

A equipe treinada por Futoshi Ikeda se monstrou preparada para o jogo de contra-ataque e aos 36 minutos, com apenas três passes da defesa ao ataque, Aoba Fujina deu uma bela assistência nas costas da defesa norueguesa para Miyazawa que, sozinha e com velocidade, marcou o gol da classificação japonesa às quartas de final e encerrou a participação da Noruega desta edição de Copa do Mundo.

A postura defensiva da equipe norueguesa se deu pela tentativa de eliminar a alta velocidade presente no jogo das adversárias. Com 228 passes certos realizados a mais do que a Noruega, a versátil seleção asiática foi muito consciente ao manter a posse de bola na construção de suas jogadas.

Ainda que mais altas, as jogadoras norueguesas não conseguiram explorar o jogo aéreo e com apenas 3 finalizações ao gol, mal conseguiram levar perigo a goleira Ayaka Yamashita. Além disso, depois de sofrerem o segundo gol, a Noruega mudou a estratégia e passou a tentar ficar mais com a bola e pressionar a defesa japonesa.

Foram poucas as construções ofensivas que as jogadoras norueguesas conseguiram concluir e foi em apenas uma vez que elas conseguiram oferecer grande perigo. Já aos 90 minutos, após uma disputa aérea na área japonesa, Karina Saevik cabeceou sozinha, mas Yamashita realizou uma bela defesa evitando o gol.

A vitória da seleção japonesa por 3 a 1 sobre a Noruega pelas oitavas de final da Copa do Mundo reforça a maturidade da equipe. A partida foi um espetáculo de determinação e habilidade, com as japonesas demonstrando uma notável coesão tática e um jogo de passes precisos que desestabilizou a defesa norueguesa. Além disso, o Japão mostrou, mais uma vez, sua eficácia no ataque.

O Japão agora avança para as quartas de final tendo vencido todos os jogos. A contínua combinação de habilidade individual e coletiva, faz da equipe asiática candidata a seguir em frente e buscar um lugar nas fases finais do torneio.

Com a eliminação, as “gresshopper” (gafanhotas), como são conhecidas as norueguesas, não conseguiram quebrar o jejum de 28 anos sem levantar uma taça de Copa do Mundo. A continuidade de Riise no comando da seleção pode ser a chave para uma Noruega mais forte e competitiva no próximo ciclo de mundial. 

O Japão agora enfrentará a Suécia, que eliminou os Estados Unidos nos pênaltis. A partida está prevista para a sexta-feira (11), às 04h30 (horário de Brasília), no estádio Eden Park, na Nova Zelândia.

 

Japão
Japão comemora vaga para as quartas de final (Foto: Marty MELVILLE/AFP)