Seleção volta a campo pelas Eliminatórias

Após dois tropeços em outubro, os comandados de Fernando Diniz buscam se recuperar e voltar à liderança da competição
por
Gabriel Alves Dutra
|
16/11/2023 - 12h

Depois de quase um mês de espera, as Eliminatórias Sul-Americanas para a próxima Copa do Mundo estão de volta, em partidas que marcam a última Data Fifa do ano. A Seleção Brasileira fecha 2023 com dois desafios importantes na busca por uma vaga no Mundial de 2026, que será realizado em três países: Estados Unidos, México e Canadá.

O Brasil enfrenta nesta quinta (16) a seleção da Colômbia, no Estádio Metropolitano Roberto Meléndez, em Barranquilla. Na próxima terça, a seleção recebe a Argentina, atual campeã do mundo, no Maracanã. As expectativas para este jogo são enormes, já que pode ser a última partida de Lionel Messi em solo brasileiro.

O goleiro Ederson, do Manchester City, titular da Seleção em todos os jogos sob o comando de Fernando Diniz, foi cortado da convocação devido a um trauma no pé esquerdo. Veja como ficou a lista final para a Data Fifa de novembro:

 

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athletico-PR) e Lucas Perri (Botafogo)

  • Laterais: Carlos Augusto (Inter de Milão), Emerson Royal (Tottenham) e Renan Lodi (Olympique de Marselha)

  • Zagueiros: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Nino (Fluminense)

  • Meio-campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle) e Raphael Veiga (Palmeiras)

  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid) e Vini Jr (Real Madrid)

 

A grande novidade da lista fica por conta do atacante Endrick, do Palmeiras, uma das maiores promessas do futebol brasileiro e mundial. O garoto, de apenas 17 anos e quatro meses, se tornou o quarto jogador mais jovem a ser convocado para a Seleção Brasileira, atrás apenas de Pelé (16 anos e 8 meses), Edu (16 anos e 10 meses) e Coutinho (17 anos e 1 mês).

 

Endrick se apresenta à Seleção Brasileira (Vítor Silva/ CBF)

 

O Brasil vem de dois resultados decepcionantes nos jogos de outubro realizados pelas Eliminatórias: empate em casa por 1 a 1 contra a Venezuela; e derrota para o Uruguai por 2 a 0 em Montevidéu. O fraco desempenho da Seleção Brasileira ligou um alerta para os dois próximos jogos, que prometem ser ainda mais complicados.

A Argentina lidera a competição, com 12 pontos conquistados em quatro jogos. Uruguai e Brasil fecham o Top-3, com 7 pontos cada. A Celeste está na frente pelo critério de gols marcados. A Seleção Colombiana está em 5º, com uma vitória e três empates nas suas quatro partidas. Sendo assim, o Brasil enfrenta nesta Data Fifa as duas únicas seleções invictas até o momento.

Vale lembrar que o próximo Mundial será o primeiro a ser realizado com 48 equipes. Por isso, o número de vagas pelas Eliminatórias Sul-Americanas também aumenta. Antes, as quatro primeiras equipes se classificavam diretamente para a Copa, e o 5º colocado disputava a repescagem. No novo formato, as seis primeiras  vão direto ao Mundial, e o 7º disputa a partida extra.