São Paulo vence o Vitória e sobe na tabela

Com o resultado, o Tricolor ficou a três pontos dos líderes e manteve o rubro-negro na zona de rebaixamento
por
Felipe Volpi Botter
Nathalia de Moura
|
22/05/2024 - 12h

Em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o São Paulo foi até Salvador, na Bahia, e venceu a equipe do Vitória por 3 a 1, no domingo (5). Com vantagem numérica desde os seis minutos de jogo, a equipe paulista venceu com tranquilidade seu adversário em grande tarde do atacante Luciano. Já o time baiano segue sem vencer no Brasileirão e permanece na zona da degola no campeonato.

PRIMEIRO TEMPO

A primeira etapa do jogo foi agitada. Em uma partida bastante truncada e com muitos cartões amarelos, o Vitória ficou com um a menos logo no início. Aos 3 minutos, em lance de escanteio para os mandantes, Calleri foi atingido na área pelo zagueiro Wagner Leonardo e ficou caído. Enquanto recebia atendimento, o VAR analisou o lance e chamou o árbitro Ramon Abatti Abel, que após revisão, decidiu expulsar o jogador do Vitória por agressão. Mesmo com o campo pesado por causa da chuva, o São Paulo aproveitou a vantagem numérica e chegou com perigo ao ataque. Aos 17 minutos, após boa jogada, Rodrigo Nestor cruzou para a área e a bola sobrou para Igor Vinícius. O lateral direito são-paulino finalizou, mas desviou na zaga do Vitória. 

1
Igor Vinícius em partida contra o Vitória - Reprodução: Rubens Chiri/São Paulo FC

O São Paulo tentou abrir o placar aos 21 minutos, em uma cabeçada de Michel Araújo que passou sem perigo, e aos 26, numa cobrança de falta de Nestor, defendida pelo goleiro Lucas Arcanjo. O Tricolor voltou ao ataque aos 39 minutos, quando Luciano cruzou para a área, Galoppo chutou e o goleiro do Leão defendeu. Na sobra, Igor Vinícius finalizou, mas mesmo com o gol livre a bola bateu na trave e a defesa tirou o perigo dali. O fim do primeiro tempo se encaminhava com um empate sem gols, mas aos 44 minutos, Luciano abriu o placar para o clube paulista após bom cruzamento de Igor Vinícius. Antes do intervalo, o goleiro Lucas Arcanjo ainda defendeu um chute de fora da área de Galoppo. 

SEGUNDO TEMPO 

Após a primeira etapa ter tido apenas um gol, durante a segunda foram três. O Vitória alcançou o empate logo no começo do segundo tempo, na cabeçada de Willian Oliveira, após cobrança de escanteio de Matheuzinho. A euforia dos donos da casa durou pouco. O São Paulo não perdeu o ímpeto e fez o segundo aos 7 minutos com Luciano. Michel Araújo recebeu de Nestor, olhou para a área e viu o camisa 10 do Tricolor Paulista livre para fazer o 2 a 1. O Vitória não finalizou com perigo no gol defendido por Rafael e o São Paulo manteve o controle do jogo.

2
Volante Willian Oliveira foi o marcador do único gol do Vitória na partida - Reprodução: Victor Ferreira/EC Vitória

Aos 35 minutos, Galoppo deixou o marcador no chão e o meio campista Rodriguinho, que havia entrado ao longo da segunda etapa, isolou a bola. Aos 38, em bola desviada no escanteio, Calleri quase marcou de carrinho, mas o lateral da equipe baiana Lucas Esteves tirou em cima da linha. Na sobra, Ferraresi driblou e acertou bonito chute para marcar seu primeiro gol com a camisa do São Paulo e garantir os três pontos para os visitantes. O São Paulo arriscou mais algumas vezes, mas o jogo terminou com o placar de 3 a 1.

A partida teve uma forte superioridade do clube paulista, por mais que o jogo tenha sido na casa do clube baiano. O São Paulo terminou o jogo com 66.6% de posse de bola, enquanto o Vitória terminou com 33.4%. Já nas finalizações a superioridade foi ainda mais alarmante, enquanto o Vitória teve seis chutes, e destes apenas dois foram no alvo, o São Paulo teve 20 chutes, e sete foram no gol.

O QUE DIZEM OS TÉCNICOS

Com mais uma derrota, o técnico do Vitória, Léo Condé, reconheceu o começo preocupante da equipe no Brasileirão, que segue sem vencer. "A gente lamenta. Derrota dura, campeonato difícil, pesado, onde tinha importância fazer o dever de casa. Temos feito jogos equilibrados, com exceção do Cruzeiro que foi abaixo. Começamos com pontuação bem abaixo do que precisava". Ele também destacou que a expulsão fez diferença, mas ressaltou a importância do zagueiro Wagner Leonardo para o time: “vai fazer muita falta, é um dos principais jogadores da nossa equipe”. O técnico destacou que é necessário ter atenção e não cometer erros num campeonato como o Brasileiro. “ A gente precisa ser constante. Não podemos ter oscilação dentro das partidas”, finalizou. 

Em sua entrevista coletiva, o treinador do São Paulo, Luis Zubeldía, demonstrou satisfação com o desempenho do time e falou como quer que seus jogadores se dediquem nas partidas. “Minha ideia é que os jogadores estejam mental e futebolisticamente preparados para fazer o melhor possível. Se ganhamos, ficamos felizes. Se perdemos, podemos ficar tranquilos de que nos esforçamos ao máximo”. O treinador também explicou o porquê de não ter relacionado o meia James Rodríguez para a partida mesmo estando recuperado de lesão. “Eu tomo decisões em relação ao que vejo e para isso estou aqui, para tomar decisões. Se não está o James, é porque considero que tem que estar outros companheiros. (...) Um treinador vive tomando decisões, e tratamos junto com o meu estafe que essas decisões sempre sejam em favor do grupo e que sejam, em sua maioria, positivas”.

CLASSIFICAÇÃO E PRÓXIMOS CONFRONTOS 

Com o término da quinta rodada, que contou com três jogos adiados, o São Paulo subiu para oitavo lugar com 7 pontos, enquanto o Vitória se mantém em décimo oitavo com apenas 1 ponto e um jogo a menos. 

O Tricolor entra em campo novamente na próxima segunda-feira (13), às 19h00, no MorumBIS, contra o Fluminense. Enquanto o Leão visita, no próximo domingo (12), às 11h00, o Vasco, em São Januário.