O São Paulo ganhou do Grêmio por 3 a 0 no sábado (28), no Estádio do Morumbi pela rodada 28° do Brasileirão. Os gols foram marcados por Michel Araújo, Pablo Maia – ambos com assistência de James Rodríguez – e Luciano, que aproveitou erro do lateral esquerdo Wesley para concluir o placar.
O São Paulo começou melhor o jogo, o primeiro gol saiu aos 21 minutos, após cobrança de escanteio de James, Michel Araújo marcou de cabeça. O Tricolor Paulista percebeu a dificuldade do adversário de criar pelo meio-campo e aproveitou os contra-ataques e o talento de James Rodríguez, protagonista da partida. O São Paulo finalizou 3 vezes no gol de Grando, e Rafael sofreu apenas 1 finalização, o que mostra que o primeiro tempo teve muita intensidade, mas baixas chances de gol.
O Grêmio voltou desorganizado e a equipe paulista não sofreu sustos e teve mais volume de jogo. Em uma jogada de contra-ataque, James serviu Pablo Maia dentro da área, que conseguiu ampliar. No que seria o último lance da partida, o time gremista foi todo para a área, e deixou apenas Wesley, jovem substituto do lateral Reinaldo, na cobertura, porém o garoto falhou e Luciano aproveitou, fechando 3 a 0 no Morumbi.
Durante o jogo destacou-se a solidão de Luis Suárez no campo de ataque. Com os demais atacantes sendo empurrados para o campo defensivo pelo São Paulo, sobrou para o centroavante uruguaio tentar resolver tudo sozinho, cobrando faltas, escanteios, arriscando arremates de fora da área e até batendo boca com a arbitragem, que rendeu o terceiro cartão amarelo para o jogador no campeonato, portanto, o atacante foi suspenso do confronto contra o Flamengo.
Com a vitória e já garantido na próxima Conmebol Libertadores após a conquista inédita da Copa do Brasil, o São Paulo se afastou de qualquer perigo da parte de baixo da tabela, se consolidando na 10ª colocação e tendo o Palmeiras, fora de casa, como próximo adversário (25/10). Enquanto isso, o Grêmio cai para a 6ª posição do Campeonato Brasileiro, tendo que vencer o Flamengo, do técnico Tite, dentro de casa (25/10), para conseguir voltar ao G4 da competição na próxima rodada.