Na última quinta-feira (25) o São Paulo enfrentou a LDU Quito, no Morumbis, pela partida de volta das quartas de finais da CONMEBOL Libertadores. O jogo balançou o torcedor tricolor, que viu o clube brasileiro ser desclassificado por 1 a 0 em casa.
O São Paulo já entrou na partida com um revés de 2 a 0, após enfrentar o rival no jogo de ida em Quito, no Equador. As dificuldades do embate já apareciam antes, com jogadores do clube brasileiro passando mal devido a altitude da cidade, de 2.850 metros. Em campo, a LDU se destacou, com uma defesa compacta e sabendo aproveitar as oportunidades. Os visitantes até tiveram momentos de pressão, mas isso não foi o suficiente para marcar.
O destaque da partida ficou para Bryan Ramírez e Michael Estrada, responsáveis por marcar ótimos gols aos 15 minutos do primeiro tempo e aos 38 do segundo tempo, respectivamente. O resultado foi um alívio para o time da casa, que já enxergava a vantagem como ótimo presságio para o jogo de volta.

Para o jogo da volta, o tricolor paulista tinha o ponto positivo de estar em casa e contava com a torcida para causar pressão, mas teria que realizar um árduo trabalho de empatar no resultado agregado, e decidir nos pênaltis, ou virar o placar. A LDU estava confortável e, mesmo que o rival marcasse um gol, ainda estaria classificada.
Com o apito do juiz, o embate começou quente: aos oito minutos, Luciano recebeu passe de Rodriguinho e, na área, chutou em cima do goleiro Gonzalo Valle, que defendeu o lance. A bola continuou viva e Rigoni tentou marcar para o São Paulo, mas acertou o travessão. A jogada dava spoiler do que iria acontecer, com grandes oportunidades sendo desperdiçadas pelo clube brasileiro.
A dificuldade na finalização foi um problema para os donos da casa, principalmente por parte de Luciano, que perdeu outros dois gols: aos 19 minutos, quando recebeu passe rasteiro de Ferreirinha e ficou sozinho com o goleiro, e aos 27, quando um desvio de cabeça assustou Valle.
Após as tentativas, a LDU resolveu mostrar como as noites de Libertadores no Morumbis são diferentes - seja para quem for. Aos 40 minutos, em uma roubada de bola no meio do campo, os equatorianos iniciaram o contra-ataque e Medina disparou contra o goleiro Rafael. Bobadilla perdeu na corrida e deixou margem para o atacante cravar na saída do goleiro o primeiro gol da partida.
O segundo tempo tinha gosto de tudo ou nada para o São Paulo, e a entrada de Lucas Moura fez os torcedores acreditarem. Mas, assim como em Quito, a defesa equatoriana não deixou a desejar e dificultou todos os lances dos rivais. Apesar de não terem tido nenhuma outra oportunidade grande, a LDU manteve o nível do jogo e saiu como o vencedor da partida.
Como semifinalista, os equatorianos enfrentarão o Palmeiras em casa no dia 23 de outubro e depois no Allianz Parque, em São Paulo, no dia 30 de outubro.
