No último domingo (17), o São Paulo recebeu o Novorizontino no Morumbis, em jogo válido pelas quartas de final do Campeonato Paulista. As equipes se classificaram através do grupo D, como líder e vice líder, ambos com 22 pontos.
O equilibro das campanhas na fase de grupos se refletiu no jogo do mata-mata. Como visitante, o Novorizontino não se intimidou e comandou as ações no início do primeiro tempo. Aos 12 minutos, Rômulo cabeceou de dentro da área são-paulina após ótimo cruzamento de Willean Lepo e abriu o placar, 1 a 0 para o tigre.
O São Paulo foi empurrado pelo seu torcedor que quebrou o recorde de público do Paulistão nessa temporada, com 55 mil tricolores. Aos 23 minutos, Lucas Moura encontrou Ferreirinha em um rápido contra-ataque, e o atacante deixou tudo igual no placar.
Na volta do segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado e com chances para ambos os lados. A oportunidade mais clara do Novorizontino foi com Chico, aos 18 minutos. O zagueiro aproveitou um rebote, mas parou em grande defesa de Rafael. A grande chance perdida dos donos da casa veio depois de uma bola alçada na área, o zagueiro Arboleda deu um bom toque de cabeça para Luciano, que finalizou para fora do gol.
O tricolor pressionou nos minutos finais, a entrada do colombiano James Rodríguez, agitou as arquibancadas do Morumbis. Com pouco tempo no relógio e sem criatividade, o ataque são-paulino não foi o suficiente, e o resultado se manteve.
Tensão nas penalidades
O clima no estádio era tenso. Dentro de seus domínios, o São Paulo, colocado como favorito para a decisão, sentia o peso de não garantir a vaga na próxima fase no tempo normal.
A disputa começou positiva para os tricolores, Lucas abriu o placar e Rafael defendeu a cobrança de Lucca. Em seguida, dois pênaltis convertidos para ambos os lados, Luciano e Pablo Maia marcaram para o tricolor, Danilo Barcelos e Fabrício Daniel fizeram para o tigre. Seguia 3 a 2 para o time da casa.
Na quarta cobrança são-paulina, Michel Araújo isolou a bola. Para o Novorizontino, Chico em boa cobrança, empatou a disputa. Igor Vinícius e Marlon marcaram seus gols e fecharam as cinco primeiras cobranças em 4 a 4.
Nas alternadas, duelo de zagueiros. Para o tricolor, Diego Costa bateu forte demais e errou a baliza. Na chance do tigre, Renato Palm finalizou no canto esquerdo do gol e deu a classificação das semifinais para o Novorizontino. 5 a 4 no placar.
Próxima Fase
O Tigre enfrenta o Palmeiras na Arena Barueri, no dia 26. Por ter melhor campanha, o Palmeiras é mandante na decisão, mas não pode atuar no seu estádio, o Allianz Parque, fechado para a reforma do gramado.
Com 2 semanas livres, o São Paulo só volta aos gramados na primeira rodada da Libertadores. O tricolor está no Grupo B e vai até a Argentina enfrentar o Talleres-ARG.