Na noite da última quarta-feira (27/03), o Santos recebeu o RB Bragantino em duelo válido pelas semifinais do Campeonato Paulista de 2024. Na Neo Química Arena, estádio do rival Corinthians, o Alvinegro Praiano venceu o Massa Bruta com gols de Joaquim, Guilherme e Giuliano. Com a classificação diante de 44 mil torcedores, a equipe volta a uma decisão de Paulistão depois de oito anos longe.
PRIMEIRO TEMPO
A primeira etapa ajudou o torcedor santista a lembrar o forte time que tem. Logo aos seis minutos, Joaquim subiu bem e cabeceou para abrir o placar. O Red Bull Bragantino até chegou a criar boas jogadas e teve boas oportunidades, mas poucas bolas foram em direção ao gol de João Paulo. Enquanto a equipe de Bragança tinha dificuldades, o Santos partia para o ataque. No fim do primeiro tempo, Pedrinho encontrou Guilherme que ampliou para o Peixe.
SEGUNDO TEMPO
Pedro Caixinha, que precisava buscar o resultado, colocou Mosquera e Borbas. Rapidamente, Sasha acertou um belo chute e diminuiu a diferença para o Red Bull Bragantino. Porém, não foi o suficiente, porque Pedrinho deu outra bela assistência, dessa vez para Giuliano, que marcou o terceiro gol para o Santos. Depois, a equipe santista administrou bem o resultado, até porque Hayner foi expulso após uma infelicidade da arbitragem e do VAR. O jogador dividiu forte uma bola e um cartão amarelo era o suficiente, só que o juiz acabou interpretando a jogada de outra maneira. Mesmo assim, o Santos garantiu um ótimo resultado e vaga para a final do Paulistão 2024.
O JOGO
O confronto entre duas das três melhores campanhas do campeonato tinha todos os componentes possíveis para ser equilibrado. De um lado, a equipe de Bragança, com seu investimento alto e um elenco de grande qualidade técnica. Do outro, a equipe santista, caracterizada por sua solidez defensiva e capacidade de se reinventar. Mas foram justamente os pontos fortes do Peixe que desequilibraram a partida.
O Bragantino começou melhor, com boas trocas de passes entre seus meio campistas e chutes de fora da área, como de costume. Porém, era mais uma daquelas noites em que o meio campo do Santos estava inspirado. João Schmidt e Pituca dominaram o círculo central e a volta de Giuliano ao time titular resgatou a organização que o time havia demonstrado durante o campeonato. Com isso, a equipe controlou o ímpeto do Massa Bruta.
O Peixe soube sofrer e após abrir o placar soube também administrar a vantagem no marcador. A equipe mostrou muita consciência defensiva, característica de times treinados por Fábio Carille, o que atrapalhou as investidas dos visitantes durante todo o jogo. O gol de Sasha deu esperança para o time do interior, mas Giuliano, de volta à sua antiga casa, deu um toque final para a festa branca e preta nas arquibancadas da Neo Química Arena.
PRÓXIMOS PASSOS
Agora, o Santos aguarda o confronto entre Palmeiras e Novorizontino para saber quem será o seu adversário na grande final do Campeonato Paulista de 2024. De qualquer forma, a equipe volta a campo para disputar a primeira partida da decisão, na Vila Belmiro ás 18;00 do dia 31/03. Já o RB Bragantino estreia pela Taça Sul-Americana contra o Coquimbo Unido, no estádio Nabi Abi Chedid às 21:00 do dia 03/04.