Finalizada nesta segunda-feira (9), a quinta rodada do Campeonato Brasileiro contou com diversos clássicos e alguns resultados inesperados. O começo da competição expõe o equilíbrio entre as equipes e descarta o favoritismo.
No clássico das multidões, o Atlético-MG - atual campeão - recebeu o América-MG no Independência. O Coelho se vingou da última partida, pela Libertadores, e venceu por 2 a 1. Iago Maidana, de pênalti, e Raúl Caceres marcaram os gols. Nacho Fernández descontou para o Galo. Nos minutos finais, Felipe Azevedo foi expulso e está fora da próxima partida. Com esse resultado, o América-MG chega à 4° posição, enquanto o Atlético-MG está em 7°.
O Athletico-PR recebeu o Ceará na Arena da Baixada, precisando mostrar resultado e cumprindo a lição de casa. O Furacão venceu por 1 a 0, com gol de Abner Vinicius. Terans ainda teve a oportunidade de aumentar a vantagem num pênalti revisado pelo VAR, mas João Ricardo fez uma bela defesa. O Athletico-PR ocupa a 12° colocação, enquanto o Ceará abre a zona de rebaixamento, em 17°.
O Mané Garrincha foi palco para o Clássico da Rivalidade, protagonizado por Flamengo e Botafogo. O Glorioso surpreendeu e venceu por 1 a 0, graças ao gol marcado por Erison. A grande atuação do goleiro Gatito Fernandez e um gol de Gabriel Barbosa anulado de forma polêmica pelo VAR, também mudaram o rumo da partida. O Botafogo sobe para a 8° posição e o Flamengo cai para o 14° lugar.
Atlético-GO e Goiás se enfrentaram no Clássico Olímpico, que ocorreu no Castelo do Dragão. O visitante marcou logo no 1° minuto com Elvis e não largou o resultado, mantendo o placar de 1 a 0. Henrique Lordeiro, do Verdão, ainda foi expulso na primeira etapa. Com esse resultado, o Goiás escapa da zona do rebaixamento e fica em 16°, sendo uma péssima notícia para o Atlético-GO, que despencou para a vice-lanterna, em 19°.
O Palmeiras tenta reagir no Brasileirão. O Porco enfrentou o Fluminense no Allianz Parque. A partida foi equilibrada e terminou empatada em 1 a 1. Dudu marcou para os donos da casa e Cano deixou tudo igual no fim da partida. A arbitragem novamente foi protagonista, com reclamação dos palmeirenses acerca de um possível pênalti não marcado em cima de Rony. O placar foi ruim para ambos, já que o Alviverde é o 13° colocado e o Tricolor Carioca é o 15°.
O Santos recebeu o Cuiabá na Vila Belmiro e atropelou. Venceu, sem dificuldades, por 4 a 1, com gols de Leo Baptistão, Marcos Leonardo, Brayan Angulo e Rwan. Alesson diminuiu. O Santos assume a vice-liderança do campeonato, enquanto o Cuiabá fica no meio da tabela, em 11°.
O Corinthians visitou o Red Bull Bragantino no Nabi Abi Chedid e, apesar da partida ruim, venceu por 1 a 0. O gol da vitória foi marcado por Renato Augusto. O Timão se mantém na liderança e o Red Bull Bragantino fica a apenas um ponto do G4, em 5° lugar.
O Fortaleza recebeu o São Paulo no Castelão com a esperança de reagir e sair da lanterna. Mesmo jogando em casa, conseguiu apenas arrancar um empate por 1 a 1. Luciano abriu o placar para o Tricolor Paulista e Yago Pikachu igualou para o Leão. O Fortaleza se mantém na lanterna, enquanto o São Paulo cai para a 6° colocação.
Juventude e Internacional se enfrentaram no Alfredo Jaconi em condições diferentes na tabela. O placar acabou não sendo bom para nenhum dos lados, terminando em um empate com um gol para cada equipe. Vitão fez o gol do Colorado e Óscar Ruiz empatou no apagar das luzes. Com isso, o Internacional cai para a 9° posição e o Juventude não consegue fugir da zona da degola, ficando em 18°.
Para fechar a rodada, Avaí e Coritiba se encontraram na Ressacada e o resultado foi melhor para os donos da casa, que venceram, de virada, por 2 a 1. Igor Paixão abriu o placar para os visitantes, mas Guilherme Bissoli e Muriqui - ambos de pênalti - reverteram. Assim, o Avaí sobe para uma surpreendente 3° colocação e o Coritiba se mantém exatamente no meio da tabela, em 10°.
A próxima rodada começa apenas no próximo sábado (10), devido ao retorno da Copa do Brasil no decorrer da semana.