Desde 2021, quando a Lei nº 14.193 foi sancionada, a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) vem crescendo rapidamente e sendo mais presente no futebol brasileiro. Com clubes cada vez mais endividados e em crise, esse modelo permite que times se reestruturem como empresas, visando garantir não só sustentabilidade e competitividade esportiva, mas também abrir novas possibilidades de gestão e captação de recursos.
Até o fim de 2024, 63 equipes brasileiras já haviam adotado o modelo, e mais dois - Portuguesa - SP e Santa Cruz - PE - finalizaram o processo no início de 2025. Desta lista, oito times disputaram a última edição da Série A do Campeonato Brasileiro, e seis estiveram na Série B na temporada passada. Somente os estados do Acre, Alagoas, Amapá, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Rondônia ainda não possuem clubes-empresa.
Vinicius Lordello, executivo de comunicação da SAF do Coritiba e especialista em gestão do esporte, afirma: “Acredito que não tinha um ritmo esperado (de evolução da adoção desse modelo). O que talvez se imaginava era uma distribuição maior entre grandes e menores clubes, pois a gente imagina a SAF funcionando para os que estão na Série A, mas ela vai funcionar também para times de Série B, e eventualmente Séries C e D”
A SAF é uma estrutura jurídica que transforma um clube tradicional - geralmente em estrutura associativa - em uma empresa, com CNPJ, regras corporativas e investimento direto, inclusive via mercado de capitais. A proposta central é simples: profissionalizar a gestão, promover uma governança mais eficiente, renegociar dívidas de maneira estruturada e aumentar a transparência nos processos administrativos e financeiros. Com isso, busca-se não apenas a estabilidade financeira, mas também sua modernização e uma maior competitividade no mercado esportivo e dentro dos campos, em um formato inspirado em ligas mais desenvolvidas, como a Premier League, na Inglaterra, e a Bundesliga, na Alemanha.
O Botafogo é, no momento, o caso de maior sucesso das SAFs no país. Adquirido pelo bilionário norte-americano John Textor em 2022, foi um dos primeiros grandes clubes do Brasil a se transformar em um clube-empresa. Com investimentos que superaram os R$400 milhões, a equipe carioca, que antes da chegada de Textor se encontrava na segunda divisão e com dívidas que chegavam a casa do bilhão de reais, vem conseguindo se reestruturar e já obteve resultados significativos dentro e fora de campo. Fora, viu sua dívida diminuir em R$500 milhões. Dentro, voltou a vencer o Campeonato Brasileiro depois de 29 anos e conquistou de forma inédita a Copa Libertadores em 2024. Títulos que, além de estarem na sala de troféus, renderam mais de R$200 milhões em premiação aos cofres.

John Textor comemorando o título do Botafogo na Libertadores. Foto: Luis Robayo/AFP
Em Minas Gerais, o Cruzeiro foi o pioneiro na transição para SAF. Em 2021, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno comprou a equipe mineira, que se tornou um símbolo de recuperação. O clube, que agonizava na Série B, voltou à elite com uma gestão focada na austeridade e no controle rígido de gastos. Apesar de ainda não ter conquistado títulos, a Raposa conseguiu reduzir dívidas, aumentar receitas e reconquistar a confiança da torcida. O time também foi pioneiro no movimento de revenda, já que em abril de 2024, Ronaldo vendeu sua parte do clube para o empresário Pedro Lourenço. Com as contas mais equilibradas, o clube celeste tem recebido aportes que ultrapassam os R$100 milhões em contratações com o intuito de retomar o protagonismo no Brasil.
Mas nem tudo são flores, já que ao mesmo tempo, virar uma SAF não é sinônimo de sucesso. Em 2022, o Vasco da Gama foi comprado pelo grupo norte-americano 777 Partners, detentor de outras equipes ao redor do mundo, com a mesma premissa dos demais clubes: reestruturação financeira, investimento no futebol e promessa de títulos. A realidade, porém, se mostrou o oposto disso. A gestão apresentou diversos problemas de planejamento, com mudanças frequentes na comissão técnica, desempenho irregular em competições e contratações que não renderam dentro de campo. Além disso, a 777 não estabilizou as finanças do clube, e se viu em dificuldades financeiras com a operação das outras equipes de sua rede, o que impactou diretamente no Cruzmaltino. Em maio de 2024, o Vasco associativo, presidido pelo ex-jogador Pedrinho, teve uma liminar concedida em seu favor, afastando a 777 Partners do controle da SAF, suspendendo o contrato, e também nomeando uma empresa para conferir se as contas estavam em dia. A equipe carioca ainda se encontra como associação, na busca de novos investidores.

Pedrinho, ex-jogador, ídolo e presidente do Vasco da Gama. Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Em 2023 foi a vez do Coritiba sair do associativo para o empresarial. Adquirido pela Treecorp Investimentos por R$1,1 bilhão, o clube se encontrava em situação parecida com a de outros times, mas com o agravante de ter sido rebaixado para a segunda divisão do Brasileirão neste mesmo ano, dificultando uma reestruturação que já era muito complicada. A equipe paranaense foi a única a se tornar SAF estando ainda na Série A, o que afeta questões como a busca por resultados rápidos, e um ambiente sem pressão para trabalhar.
Apesar de ainda não ter obtido resultados no âmbito esportivo, o Coxa já conseguiu fazer avanços significativos na parte administrativa. Sobre isso, Vinicius diz que “o Coritiba já pagou mais de R$100 milhões em dívidas, talvez se estivesse como associação isso não teria sido feito” mostrando que apesar de sua importância, o processo de reestruturação ainda assim necessita de tempo para ser realizado.
Algo que também acompanha a discussão sobre as SAFs é o papel da torcida. Muitos questionam o papel dos fãs nessa nova realidade de um clube, dizendo que ao sair do associativo, torcedores serão deixados de lado por essa nova gestão. Vinicius discorda: “por vezes se pressupõe que profissionalizar um clube de futebol acaba com a paixão, mas na verdade é não deixar que a paixão esteja presente nas decisões que precisam ser exclusivamente racionais e de gestão.” Com isso, a principal ideia da SAF é garantir que o clube seja administrado com profissionalismo, sem perder sua essência e conexão com os fãs, maiores responsáveis pela sua história e legado.