Durante a tarde da útima sexta-feira (1), a FIFA sorteou os grupos da Copa do Mundo. O evento ocorreu em Doha, no Catar.
O Brasil quase reproduziu o grupo da última edição. A Seleção está no grupo G, acompanhada de Suíça, Sérvia e Camarões. Os africanos tomaram o lugar da Costa Rica em comparação aos adversários da fase inicial de 2018.
Confira abaixo todos os grupos:
Os comandados de Tite chegam em alta após a dolorosa derrota para a Bélgica durante as quartas de final na Rússia. Houve uma reconstrução da equipe com números expressivos: neste ciclo, a Canarinho disputou 30 partidas oficiais e conquistou 23 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota, com 65 gols marcados e 9 sofridos, com cerca de 83,3% de aproveitamento. Além da conquista da Copa América de 2019, o vice em 2021 e o recorde das eliminatórias em pontos corridos - marcou 45 pontos, com uma partida ainda a ser disputada contra a Argentina, graças à intervenção da Anvisa devido ao descumprimento de exigências sanitárias. O recorde, inclusive, pertencia à própria Argentina, que durante o ciclo para a Copa de 2002 havia marcado 43 pontos.
Apesar de favorito, não é possível dizer que a classificação brasileira virá facilmente. As seleções rivais possuem boas equipes e podem surpreender.
A Sérvia ficou em 1° no seu grupo das classificatórias europeias, empurrando Portugal para a repescagem. Também possui nomes de destaque em grandes equipes, como Vlahovic (Juventus-ITA) e Tadić (Ajax-HOL). O último embate com o Brasil ocorreu na última Copa, onde sofreram uma derrota por 2 a 0.
A Suíça deu trabalho no último encontro. Durante a Copa da Rússia, arrancou um empate por 1 a 1 em jogo duro logo na estreia. Neste ciclo, eliminou a França da Eurocopa de 2020 e classificou-se em 1° no seu grupo das eliminatórias, enviando a atual campeã europeia, Itália, para a repescagem - fase em que foi eliminada. A equipe possui bons nomes, como Shaquiri (Chicago Fire-EUA), Xhaka (Arsenal-ING) e Rodríguez (Torino-ITA).
Camarões aparece como a equipe mais frágil dentre os integrantes do grupo G. Apesar disso, possui 75% de aproveitamento nas Eliminatórias africanas. Em 8 jogos, os leões conquistaram 6 vitórias e apenas 2 derrotas. O elenco ainda conta com Choupo-Moting (Bayern München-ALE) e Onana (Bordeaux-FRA) como protagonistas. Na última disputa, a Amarelinha venceu por 1 a 0 num amistoso de preparação para a Copa de 2018.
A Canarinho já sabe quando enfrentará os primeiros desafios na busca pelo hexacampeonato:
Brasil x Sérvia – 24/11, quinta-feira, às 16h.
Brasil x Suíça - 28/11, segunda-feira, às 13h.
Brasil x Camarões - 02/12, sexta-feira, às 16h.
A Seleção volta a se preparar para o Mundial na próxima data FIFA, marcada para o mês de junho.