Romances LGBTQIAP+ conquistam público

Escritora Giovana de Souza Carvalho percebe que histórias já consideradas tabu hoje são aceitas
por
Raissa Santos Cerqueira
Ana Clara Farias
|
24/08/2023 - 12h

"Sinto que finalmente as histórias estão podendo ser contadas de diversas maneiras, fugindo um pouco do que antes era estereotipado ou tratado com desprezo" ressalta Giovana de Souza Carvalho (23) autora da duologia “Código 121”  sobre a crescente no consumo de livros com temáticas LGBTQIAP+, nos últimos anos. As histórias que um dia foram tabu e que hoje são abraçadas pelo público e aclamadas pela crítica, ganharam notória visibilidade durante o período da pandemia do COVID-19. Quando forçados a ficar em casa, os jovens leitores se viram com pouco mais a fazer além de assistir vídeos de indicação de livros no recém-criado BookTok. “As pessoas começaram a ficar mais tempo em casa e precisavam encontrar novas formas de se entreter.” Afirma a escritora.

O número de vendas de exemplares em março de 2021 foi 38,38% maior do que em março de 2020, de acordo com dados do Painel do Varejo de Livro, divulgados pelo Sindicato Nacional de Editores de Livros (Snel). Ultimamente, tem havido uma crescente no consumo de livros cujos protagonistas fossem personagens abertamente LGBT’s. Títulos como Heartstopper de Alice Oseman (2019), Os Sete Maridos de Evelyn Hugo de Taylor Jenkins (2017) e Vermelho Branco e Sangue Azul de Casey McQuiston (2019) se tornaram cada vez mais presentes em estantes por todo o mundo, principalmente o Brasil. Em meio a esse mercado emergente, editoras que buscavam seu lucro, sempre se adequando ao interesse de seu público, foram em busca de autores que já escreviam histórias desse nicho a muito tempo. Ao mesmo tempo, autores independentes, que se limitavam a escrever apenas em plataformas digitais como Wattpad ou Spirit Fanfics, viram nesse novo mercado a chance de publicar seus livros sem precisar do apoio de uma grande editora. 

Durante anos, o mundo das fanfics foi refúgio de muitos autores quando a temática LGBT+ ainda era evitada pelas grandes editoras. O conteúdo que era consumido em pequenas quantidades no mundo literário tomado por livros com representatividade nula era abertamente consumido nas plataformas onde os fãs faziam o que queriam das histórias e davam a elas o seu “toque especial". “As fanfics tornaram-se uma forma de remodelar a mídia tradicional. Pois através delas nós fãs encontramos uma maneira de ter representatividade em universos que tanto gostávamos” Afirmou Deborah de Castro Soares (28) mestra em economia e escritora de romances LGBT+ nas horas vagas. 

Foram as fanfics que levaram Deborah, ou Debs como ela é chamada por seus leitores no X e no Wattpad, às histórias com temáticas LGBT+, e, impulsionada pelas pessoas que acompanhavam suas histórias na plataforma, publicou em 2022 o romance aquiliano Servante: Fogo & Obediência de forma independente. Servante foi um dos diversos livros com relacionamentos homoafetivos publicados entre 2020 e 2022 no Brasil. Durante esse período, a demanda para que as histórias que estavam nas plataformas digitais se tornassem livros físicos foi tanta que foram fundadas editoras especializadas no assunto, como as editoras Violeta e Euphoria, que publicaram apenas livros com casais LGBT+ desde que foram fundadas. 

Foto 1
Foto: Layza Kawany de Oliveira 

Com o crescimento do consumo dessas obras, muitos jovens passaram a se identificar com as histórias narradas por esses autores e a encontrar conforto nelas. Giovana relata que suas histórias trouxeram leitores que se espelharam nos personagens e na trama, e fala sobre o fato dessas histórias terem a chance de serem contadas livres de preconceito: “A recepção tem sido calorosa e acolhedora, o que permite que muitos autores se sintam mais confortáveis para falar sobre temas que antes não eram bem recebidos no mercado.” Seus livros foram todos publicados de forma independente, financiados por ela mesma e sem a ajuda de grandes editoras. A escritora buscou inspirações por meio de conversas com pessoas que fazem parte da comunidade LGBT, além de consumir conteúdos com esse tema para conseguir se aprofundar mais no assunto.  

Sabendo que a questão LGBT+ no Brasil é muito sensível devido ao pensamento que foi difundido durante anos no país, os autores de livros que abordam tal assunto reconhecem que precisam tomar um cuidado especial ao publicarem histórias com personagens desse grupo. “É importante estudar e se manter atualizado quanto ao movimento político e social, mas acima de tudo ter uma escuta empática e um olhar observador para as singularidades de cada indivíduo”, diz Deborah. Unido ao cuidado com a história, os autores também precisam ter cautela ao pensar na estética do livro, pois grande parte dos consumidores são adolescentes vivendo sob o teto de pais conservadores. “Muitos leitores meus tinham receio que seus pais ou familiares soubessem que estavam consumindo uma história com conteúdo LGBTQIA+ e me pediam para que a capa e a sinopse fossem discretas.” conta Giovana sobre uma das dificuldades que enfrentou ao publicar os seus livros.