Espanha sofre, mas vence Uzbequistão
Nesta quarta-feira (24), em partida de estreia do futebol masculino nas Olimpíadas de 2024, a Espanha venceu o Uzbequistão por 2 a 1. O jogo foi válido pelo grupo C da competição e realizado no Parque dos Príncipes, estádio do Paris Saint-Germain, em Paris, na França.
Os espanhóis venceram com gols de Marc Pubill e Sergio Gómez, enquanto o gol dos uzbeques foi anotado por Shomurodov – o primeiro gol da história do país nos Jogos Olímpicos. Para quem imaginava uma partida tranquila para a seleção campeã da Eurocopa e atual vice-campeã olímpica, foi surpreendido. O país da Península Ibérica, comandado por Santi Denia, sofreu com a forte marcação uzbequistanesa.
A Espanha abriu o placar aos 28 minutos do primeiro tempo, após cobrança de falta de Sergio Gómez, desvio de Abel Ruiz para a segunda trave, e finalização do lateral Marc Pubill para dar números iniciais ao jogo. Já o Uzbequistão empatou ao fim da primeira etapa. Após pênalti marcado em Khamraliev aos 45 minutos, o atacante Shomurodov bateu no canto direito baixo e assinalou o primeiro gol da história do país na competição.
Candidata a medalha destes jogos no futebol, a Espanha continuou tendo dificuldades e viu o adversário modesto chegar algumas vezes. Ainda assim, teve mais chances e, aos 14 minutos da etapa final, um pênalti foi a oportunidade de retomar a frente no marcador. Sergio Gómez, jogador da Real Sociedad, foi para a cobrança e parou em grande defesa do goleiro Nematov, que deixou a perna e manteve o placar igualado.
Mas não por muito tempo. Não parecia, mas a sorte estava ao lado do camisa 9. Três minutos depois, após jogada pela linha de fundo e passe na entrada da área, o próprio Sergio Gómez apareceu para anotar o segundo dos espanhóis e decretar números finais ao jogo.
2 a 1 para a seleção espanhola, que volta a campo no próximo sábado, às 10h (horário de Brasília), contra a República Dominicana. Já o Uzbequistão vai enfrentar o Egito, também no próximo sábado, às 12h (horário de Brasília). Os jogos serão válidos pela segunda rodada do Grupo C das Olimpíadas de Paris 2024.
Em jogo de quatro horas, Marrocos estreia com vitória
A primeira disputa dos jogos de Paris 2024 terminou quatro horas depois de seu início, sendo um dos jogos de futebol mais longos e polêmicos da história das Olimpíadas. Marrocos abriu o placar no final do primeiro tempo. Rahimi recebeu a bola na pequena área, e empurrou para o fundo do gol.
No início do segundo tempo, um pênalti foi assinalado para o Marrocos, Rahimi aproveitou a chance e marcou o segundo. A Argentina, depois de muita insistência, diminuiu o placar com Simeone, que marcou após finalização de Soler. Ao final do jogo, o árbitro assinalou 15 minutos de acréscimo.
A Argentina marcou o gol de empate, mas o campo foi invadido e a partida paralisada. Quase duas horas depois, o jogo foi retomado, e o gol de empate argentino anulado pelo VAR, por posição irregular. As equipes jogaram por mais três minutos, mas não houve mudança no resultado.
Equilíbrio marca estreia de Egito e República Dominicana
Nesta quarta-feira (24), Egito e República Dominicana iniciaram suas campanhas no futebol masculino das Olimpíadas de Paris com um empate sem gols. O confronto, válido pelo Grupo C, ocorreu no Stade de la Beaujoire, em Nantes, e foi marcado por um equilíbrio constante entre as duas seleções.
Apesar do 0 a 0, a partida não foi sem emoção. No primeiro tempo, os dominicanos, estreantes na modalidade olímpica, demonstraram maior iniciativa ofensiva. Nos primeiros 15 minutos, Peter González balançou as redes, mas o gol foi anulado por impedimento. Os egípcios, mesmo com menos posse de bola, quase abriram o placar com o meia Mohamed Elneny, que acertou a trave adversária nos minutos finais da primeira etapa.
Na segunda metade do jogo, o Egito, sob o comando do técnico Rogério Micale – medalhista de ouro com a seleção brasileira em 2016 – começou a dominar a partida. O goleiro dominicano, Xavier Valdez, teve que intervir em várias ocasiões para evitar o gol egípcio.
O empate deixa Egito e República Dominicana com um ponto cada, atrás da Espanha, que lidera o grupo com três pontos após vencer o Uzbequistão. Este, por sua vez, ainda não pontuou.
Na próxima rodada, o Egito enfrentará o Uzbequistão na sexta-feira (27), às 12h (horário de Brasília). No mesmo dia, a República Dominicana terá o desafio de encarar a seleção espanhola, às 10h (horário de Brasília).
Nova Zelândia vence Guiné por 2 a 1
O jogo, válido pela primeira rodada da fase de grupos do grupo A do Futebol Masculino, aconteceu nesta quarta-feira (24), às 12h (horário de Brasília), no Estádio Allianz Riviera, em Nice.
Primeiro tempo
No início do primeiro tempo, a Guiné começou atacando, mas logo a Nova Zelândia reagiu. Aos 21 minutos, o lateral-esquerdo Sutton sofreu uma falta dentro da área, resultando em um pênalti a favor da Nova Zelândia. O meio-campista Garbett cobrou, mas desperdiçou a oportunidade de abrir o placar. 3 minutos após a chance perdida, Garbett finalizou dentro da área e marcou o primeiro gol para a Nova Zelândia.
Segundo tempo
No início da segunda etapa Guiné marcou, porém o gol foi anulado. No entanto, aos 26 minutos, a seleção africana conseguiu empatar o jogo com um gol de fora da área de Diawara. Mas, aos 30 minutos, o atacante Waine fez o gol da vitória da Nova Zelândia.
Japão vence de goleada o Paraguai
Nesta quarta-feira (24), Japão e Paraguai se enfrentaram, em confronto válido pela primeira rodada do Grupo D, às 14h (horário de Brasília), em Bordeaux, no Stade Matmut-Atlantique.
PRIMEIRO TEMPO
O primeiro tempo teve início morno, sem grandes jogadas, com domínio de bola predominante da equipe japonesa, que teve posse de bola de 70% aos 15 minutos de jogo. E foi aos 18 minutos que a equipe asiática balançou as redes pela primeira vez com jogada pela esquerda e gol de Mito. Aos 25 minutos Hirakawa sofreu falta dura de Viera, com intervenção do VAR que resultou na expulsão do jogador paraguaio.
SEGUNDO TEMPO
A última etapa da partida se iniciou com a seleção do Paraguai forçando o Japão a cometer mais erros, mas após substituições da equipe paraguaia os japoneses pegaram confiança e ampliaram o placar, chegando no total de 4 gols marcados no segundo tempo, finalizando assim o jogo com goleada histórica da equipe do Japão.
PRÓXIMOS JOGOS
Neste sábado (27), a seleção paraguaia enfrentará a seleção de Israel às 14h (horário de Brasília) em Paris. Já a seleção japonesa enfrentará, também no sábado, às 16h (horário de Brasília) a equipe de Mali, novamente em Bordeaux.
De virada, Iraque vence a Ucrânia
O Iraque estreou com vitória por 2 a 1 frente à Ucrânia em confronto válido pelo grupo B dos jogos olímpicos 2024. O primeiro tempo foi tomado por completo domínio ucraniano, finalizando a primeira etapa com 67% de posse de bola, apesar disso, a defesa iraquiana levou a melhor e os primeiros 45 minutos terminaram sem gols.
Aos oito minutos do segundo tempo, em uma falta cruzada pelo lado esquerdo, Rubchynskyi desviou de cabeça e marcou o primeiro gol ucraniano da história das olimpíadas. Pouco tempo depois, aos 11 minutos, um pênalti foi assinalado em favor do Iraque e Hussen empatou o duelo. Após o gol, a seleção iraquiana cresceu no jogo em busca da virada, e conseguiu. Aos 29 minutos, Elaibi acertou uma finalização de fora da área e virou o jogo, 2 a 1, placar que finalizou a partida.
Israel e Mali empatam
Nesta quarta-feira (24) as equipes de Israel e Mali se enfrentaram na capital francesa, Paris, em partida válida pela primeira rodada do Grupo D no Parque dos Príncipes às 16h (horário de Brasília). A partida foi marcada por protestos políticos contra Israel e segurança reforçada na França.
Antes mesmo do jogo começar, durante a execussão do hino de Israel, torcedores presentes no estadio se menifestaram por meio de vaias e frases como “Palestina livre”, porem mesmo com clima tenso e segurança reforçada por parte da organização das Olimpíadas nenhum caso de terrorismo foi relatado.
Apesar do início caloroso a partida foi morna e sem grandes emoções, o primeiro tempo foi equilibrado para as duas equipes sem grandes chances de gol. Mas foi só no segundo tempo que a equipe israelense abriu o placar, com gol contra de Hamidou Diallo aos 56 minutos. Porém, aos 63 minutos a equipe de Mali apareceu e Cheickna Doumbia marcou o segundo gol da partida resultando em um empate entre as equipes.
PRÓXIMOS JOGOS
Neste sábado (27), a seleção de Israel enfrentará a seleção do Paraguai às 14h (horário de Brasília) em Paris, no Parque dos Príncipes. Já a seleção de Mali enfrentará, também no sábado, às 16h (horário de Brasília) a equipe japonesa, no Estádio de Bordeaux.
França derrota os EUA
O confronto entre França e EUA, válido pela primeira rodada do Grupo A, ocorreu nesta quarta-feira (24), às 16h (horário de Brasília) no Estádio Velódrome, em Marseille, no sul da França.
Primeiro Tempo
Aos 38 minutos do primeiro tempo, a seleção norte-americana teve a sua maior chance de abrir o placar, mas não conseguiu converter. Apesar disso, a França dominava a posse de bola.
Aos 44 minutos, a seleção francesa criou uma excelente oportunidade para marcar, mas também não teve sucesso. Assim, o primeiro tempo terminou empatado em zero a zero.
Segundo tempo
Aos 11 minutos da segunda etapa, o atacante Alexandre Lacazette arriscou um chute de fora da área e marcou o primeiro gol da França.
No contragolpe, a equipe estadunidense teve a chance de empatar na cabeçada de Aaronson, mas não conseguiu passar pelo Restes. Aos 19 minutos, o ponta direita Michael Olise, também recebeu fora da área e fez um golaço, ampliando o placar para a França. O terceiro gol da seleção da casa, ficou por conta de uma cabeçada do zagueiro Loic Badé.