Hoje os jovens estão cada vez mais conscientes de sua saúde e bem-estar, com isso a busca por esportes que ajudem nessa questão tem crescido nos últimos tempos, onde eles procuram maneiras de fazer exercícios que de alguma forma ajude o seu estilo de vida, um grande exemplo disso, é o aumento de jovens que começam a frequentar a academia muito cedo.
Por outro lado, existe outras maneiras de manter a forma física e o bem-estar, e, muito por conta das redes sociais, um novo fenômeno está em ascensão, que é a popularização de corridas e maratonas por jovens, que é um esporte onde geralmente quem mais prática, são atletas profissionais e maratonistas.
Como falado anteriormente, as redes sociais também são de suma importância para essa crescente de jovens que se interessam por maratonas e corridas, pois nelas, é compartilhado as conquistas dentro do esporte, o que pode influenciar outras pessoas a se interessar pela modalidade.
Foi o caso de Guilherme Monteiro Viana, de 22 anos, influenciador e atleta de corridas e maratonas que começou a correr após ver um vídeo em suas redes sociais de um queniano chamado Eliud Kipchoge, onde ele quebrou o recorde mundial na maratona de Berlim. Logo depois, Viana saiu a tarde para caminhar e dar uma corrida pela primeira vez, dizendo que quase desmaiou depois de 2.3 km de corrida
“Depois disso eu cheguei em casa e me inscrevi para uma meia maratona que ia acontecer em 6 meses. Simplesmente não aceitei ser tão ruim em um esporte, e acabei me apaixonando na segunda corrida, quando tive a runner 's high pela primeira vez.” Complementa Guilherme.
Além das características físicas, a corrida também pode ajudar os jovens em outros aspectos. Segundo Guilherme, a modalidade serve como auxílio para os cuidados com seus problemas de ansiedade.
“Eu vejo esse interesse de pessoas mais jovens em corridas e maratonas de forma bastante positiva. O ser humano foi feito para correr. Nossas adaptações físicas e fisiológicas nos posicionam como um dos seres vivos com maior propensão à corridas de longa distância, então ver o crescimento do esporte me deixa muito feliz, não só pelos benefícios globais em saúde, mas porque o sentimento de comunidade que a corrida traz é um grande benefício.” Diz Viana sobre os benefícios e como ele se sente com jovens que começam a se interessar sobre corridas e maratonas.
O atleta menciona que já teve oportunidades de conhecer pessoas que possuem o próprio como exemplo começar no esporte.
“Eu comecei a gravar [os vídeos] para registrar os meus treinos e melhorar minha mecânica, nunca imaginei que seria parado em alguns lugares, como restaurantes por exemplo, por pessoas me falando que começaram a correr por causa dos meus vídeos.” Finaliza Guilherme.