Rede de salvação

Em meio à pandemia Covid-19, pessoas se mobilizam para ajudar portadores de depressão através da tecnologia
Lincoln Oliveira de Castro
25/06/2020 - 12h

No momento em que todos os holofotes estão virados para o coronavírus, outra doença, altamente letal é deixada de lado. Pelos números da Organização Mundial da Saúde, 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de um mal silencioso que pode levar à morte: a depressão.

Normalmente, quando alguém fala que está em depressão, muitos acabam não levando a sério e tratam apenas como um momento de tristeza. Aí que as pessoas se enganam. Segundo a psicóloga Mariana Caciaccaro, Presidente da Associação de ex-alunos e famílias de terapia da PUC-SP, o humor deprimido é diferente de depressão, que é multifatorial.

Silenciosa e traiçoeira, a doença possui três desencadeadores. O biológico, que é passado dos pais para os filhos, o sociológico, que vai desde a mudança brusca das condições financeiras até o bullying e o psicológico, que envolve traumas, ansiedade crônica, estresse crônico e outros distúrbios. No Brasil, já é considerada o “mal do século”, alcançando mais de 5,8% da população, taxa considerada acima da global(4,4%).

Visto que neste transtorno as pessoas se sentem solitárias e podem até cometer suicídio, é necessária uma atenção especial. É o que dizem os terapeutas. Para Valéria Meirelles, terapeuta formada em psicologia na PUC-SP: “É necessário ter muito cuidado, entender a história deles. O depressivo é atendido de duas a três vezes por semana, sempre acompanhado de um psiquiatra. O meu trabalho como terapeuta é mostrar à pessoa que ela ainda pode ser útil.”.

Além do trabalho terapêutico, existem plataformas online que também dão suporte às pessoas com estes problemas e atendem 24 horas por dia. É o caso do Centro de Valorização da Vida e o entre laços.

Com a chegada do novo coronavírus, a depressão passa por uma nova etapa. Não há mais aquele abraço, aquele beijo. Enquanto ficar em casa protege da pandemia, alerta para o aumento dos casos de depressão e, consequentemente, de suicídio. Neste intuito, a tecnologia vem se mostrando essencial na adoção de novas medidas.

Recentemente, André Fernandes, um pastor e influenciador digital, lançou um aplicativo para dar suporte online contra a depressão em tempos de COVID-19. O aplicativo que tem como objetivo atuar no combate à depressão, ansiedade e suicídio (segundo maior causador de mortes entre jovens entre 15 e 29 anos em todo mundo), dá suporte 24 horas por dia, sete dias por semana. Em entrevista ao portal UOL, o pastor disse o seguinte: “Em um momento em que todos se voltaram para o número de mortes causadas pela pandemia do COVID-19, não podemos esquecer que, comprovadamente, o suicídio causa mais mortes no mundo do que as guerras e epidemias. Além disso, precisamos pensar no consequente abalo emocional que situações como a que estamos vivendo nesses tempos [AQ1] podem gerar para a sociedade como um todo.”.

Seguindo a mesma linha do pastor e influenciador digital, outros também vêm demonstrando solidariedade e ajudando pessoas. No caso de Tomás Levy, estudante e atleta de remo do Sport Club Corinthians Paulista, a ideia foi criar um canal no instagram para contar um pouco de como lida com o preconceito por ser portador da síndrome de tourrete, doença que carrega desde os quatro anos: “Sempre tive muita vontade de gravar os vídeos, mas sempre tive muita vergonha. É muito vergonhoso sentir este preconceito, porém temos uma chave para desconstruí-lo e a minha foi essa, contando a minha história e ajudando as pessoas.”.

Para a psicóloga Valeria Meirelles, qualquer medida preventiva contra a depressão é valida: “Todas as medidas preventivas contra a depressão são importantes. Todo canal que dá voz a uma angústia é importante.”.

No entanto ela ressalta para os perigos das redes sociais:

“As redes sociais, por darem voz a essa angústia são muito boas, mas, ao mesmo tempo são muito ruins. Tem que ser muito criterioso com o que você lê e bloquear as pessoas que não te agradam.”.

Ainda que existam pessoas se movimentando em prol de outras que necessitam, “fazendo o bem sem ver a quem”, falta muito para que a discussão sobre a depressão e o suicídio chegue ao nível ideal. É a opinião da psicóloga Mariana Cacciacaro: “Na faculdade de psicologia tem sido feito muito com relação a isso. Em Setembro, a PUC fez algumas discussões na semana do Setembro Amarelo, no entanto, neste período de pandemia, vemos que este assunto está chegando muito mais nos profissionais da área do que nos pacientes.”.

Ela ressalta que para que a discussão chegue ao ideal, é indispensável um aumento da consciência pública: “Assim como a discussão do uso da camisinha, a depressão precisa ter um aumento de consciência pública. Isso precisa ser levado para pessoas de menor renda em maior número, e de uma maneira que todos entendam como funciona.”.

A depressão não é brincadeira, quando uma pessoa fala que está com a doença, por mais que depois de dito não seja diagnosticado, ela merece toda a atenção e ajuda. Quando atinge o ponto extremo, leva as pessoas a se suicidarem. Por ano, segundo a Organização Pan-Americana de Saúde(OPAS) e a Organização Mundial de Saúde(OMS), mais de 800 mil pessoas tiram as suas vidas, ou seja, essa discussão precisa de mais debates, mais consciência pública e, principalmente, ser levada a sério.