Real Sociedad aplica nó tático e vence Salzburg
Nesta terça-feira (03), no primeiro jogo da segunda rodada da UEFA Champions League, RB Salzburg e Real Sociedad se enfrentaram na Áustria. As equipes fizeram um confronto surpreendente, principalmente para os mandantes, que esperavam um confronto como o anterior, a vitória contra o Benfica fora de casa. Já a equipe espanhola buscava não se distanciar do pelotão da frente e manter uma boa chance para classificação depois de um bom empate em casa contra a Inter.
Vindo de um grande resultado no fim de semana, um 3 a 0 em cima do Athletic, a Real Sociedad entrou embalada em campo com apenas duas mudanças no time titular. Imanol Barrenetxea, treinador da equipe espanhola, colocou Aihen Muñoz no lugar de Kieran Tierney na esquerda e o capitão Mikel Oyarzabal substituiu Umar Sadiq no ataque. O olhar do treinador fez a diferença, sua equipe neutralizou qualquer oportunidade do Salzburg. Os espanhóis não demoraram para marcar o primeiro gol, logo aos 7 minutos Oyarzabal recebeu uma bola de Brais Méndez e, numa chapada perfeita, acertou o canto com um chute indefensável para o goleiro.
A superioridade tática do time visitante não parou por aí. Após uma bola perdida no campo de ataque, o RB Salzburg sofreu um contra-ataque e foi devidamente punido. Aos 27, Brais Mendez recebeu a bola atrás do meio campo, conduziu até a área adversária, e finalizou na esquerda do goleiro, com um chute rasteiro. Após o gol sofrido, a confiança do jovem time foi por água abaixo. O Real Sociedad insistiu durante o segundo tempo para marcar o terceiro, mas não obteve sucesso.
Com esse resultado positivo, a equipe espanhola vai receber o Benfica na próxima rodada, com chances de terminar o primeiro turno da fase de grupos invicto. Já o RB Salzburg vai para a Itália enfrentar a Inter de Milão, no Estádio Giuseppe Meazza. A partida é válida pela 3ª rodada da fase de grupos, ambas as partidas acontecem no dia 24/10.
Bayern vence Copenhagen em um jogo complicado
O líder do grupo A enfrentou o Copenhagen fora de casa, no Estádio Orel Grinfeld, um jogo que seria fácil na teoria, mas na prática a história foi outra.
O Bayern começou a partida com um ótimo volume de jogo, porém a boa marcação dos dinamarqueses fez com que o time criasse poucas chances comparado ao esperado. Para a sorte do clube bávaro, o Copenhagen apostou muito nos contra-ataques, na maioria das vezes quase nada efetivos. No segundo tempo os nórdicos começaram com tudo, após uma ótima jogada de contra-ataque, Lukas Lerager aproveitou uma bola rebatida e abriu o placar. O gol acabou despertando os alemães para a partida, e dez minutos depois Musiala usou toda a sua habilidade para fazer um belo gol, que empatou a partida.
Com o jogo muito abaixo do esperado, Tuchel viu a necessidade de mexer na equipe, entraram Thomas Müller, Mathys Tel e Goretzka aos 77 minutos. Os Bávaros continuaram pressionando e logo após as substituições, Thomas Müller brigou pela bola e inteligentemente esperou Mathys Tel, que recebeu o passe e estufou as redes, colocando o Bayern na frente. No fim da partida o Copenhagen quase aprontou novamente, mas Ulreich, substituto de Manuel Neuer, fez uma grande defesa e salvou os alemães.
O Bayern agora vai enfrentar o vice-líder, Galatasaray, fora de casa. O Copenhagen vai a Manchester para enfrentar o United e buscar uma melhor colocação no grupo. Ambos os jogos ocorrem na terça-feira (24).
Lens vence em seu estádio após 22 anos
Lens e Arsenal mediram forças no Estádio Félix Bollaert-Delélis. Os Gunners abriram o marcador com Gabriel Jesus, mas Thomasson e Wahi marcaram para os donos da casa. Com a vitória, os comandados de Frank Haise assumiram a ponta da tabela do Grupo B, com 4 pontos conquistados. O elenco treinado por Mikel Arteta vem logo atrás com 3 pontos na conta.
Após 21 anos, os torcedores do RC Lens puderam acompanhar uma partida válida pela Liga dos Campeões da Europa em seu estádio, a última vez havia sido no dia 29 de outubro de 2002, quando os mandantes venceram o Milan por 2 a 1.
O começo de jogo foi de pressão por parte do clube francês, que tratou de se impor, oferecendo perigo a meta defendida por David Raya. Porém, aos 13 minutos o Arsenal balançou as redes. Frankowski errou um passe curto no campo de defesa, Bukayo Saka aproveitou a chance, retomou a posse para os Gunners e fez o passe para Gabriel Jesus. O atacante brasileiro precisou de apenas três toques na bola para tirar o zero do placar. Aos 24, foi a vez do arqueiro do Arsenal errar. A tentativa do lançamento para o lado direito faltou com a pontaria, Deiver Machado foi mais rápido, interceptou o passe e iniciou a jogada que parou na “chapada” de Thomasson, que mesmo com a bola quicando conseguiu chutar curvado para deixar tudo igual, 1 a 1.
A etapa final teve boas chances para ambos os lados. Aos 68 minutos, o Lens ficou à frente do placar. Frankowski partiu em velocidade pelo flanco direito do campo de ataque. Ao chegar na entrada da área, o camisa 29 fez o cruzamento para Elye Wahi, que sem perder tempo finalizou do jeito que a bola chegou, e de perna direita fez o gol que sacramentou o triunfo francês ante o gigante inglês, 2 a 1.
Lens e Arsenal voltam a campo pela Champions League no dia 24. O Lens recebe o PSV em sua casa, já o Arsenal vai à Espanha para enfrentar o Sevilla.
Real Madrid vence Napoli na Itália
Napoli e Real Madrid se cruzaram no estádio Diego Armando Maradona. As duas equipes chegaram para o confronto com 3 pontos na conta, após terem vencido na partida anterior, e entraram em campo para decidir a primeira colocação do grupo.
A partida foi muito equilibrada durante a maior parte do tempo, com os dois times terminando o jogo com 50% de posse de bola cada, além de terem registrado o mesmo número de finalizações. Porém, com brilhos individuais de Bellingham e Fede Valverde, a vitória pendeu para o lado dos espanhóis, que saíram do duelo com 100% de aproveitamento na competição e com a liderança isolada do grupo.
O placar foi aberto aos 18 minutos, após a cobrança de escanteio, o zagueiro brasileiro Natan conseguiu o cabeceio, a bola bateu no travessão e voltou livre para Østigård apenas empurrar para o fundo da rede, 1 a 0 para os donos da casa. Após o gol, o Napoli se sentiu mais à vontade com a bola no pé, manteve a posse e começou a avançar em busca de ampliar o placar. Porém, em uma saída de bola errada, a equipe viu o fim de sua vantagem, Vinicius Jr. empatou a partida após Bellingham roubar a bola no campo de ataque e tocar para o brasileiro. Pouco tempo depois, os azuis viram Jude Bellingham virar o jogo. Em uma bela jogada individual, o inglês conduziu a bola até a área adversária, limpou para a perna direita e finalizou com categoria na esquerda do goleiro, um golaço.
Com o reinício do jogo, o Napoli tentou retomar o domínio da posse, e conseguiu se aproximar do campo de ataque. Em uma dessas investidas, Osimhen conseguiu o espaço pelo lado do campo, tentou o cruzamento que bateu no braço de Nacho Fernández, lateral-direito adversário. Após chamada do VAR, o pênalti foi marcado. Zielinski cobrou forte no canto direito do goleiro, tudo igual no placar, 2 a 2. Após o gol, o Napoli assumiu uma postura mais defensiva, sem ter fôlego para pressionar rumo ao gol da vitória.
Aos 33 minutos, o Real Madrid fez o último gol da partida. Federico Valverde, de fora da área após o escanteio, soltou um petardo que bateu na trave e voltou na cabeça do goleiro Alex Maret, e a bola parou no fundo da rede. O gol foi registrado como contra do goleiro italiano e foi o último da partida, os donos da casa foram derrotados por 3 a 2.
O próximo compromisso do Real Madrid na Champions League é no dia 24/10 em Portugal contra o Braga, que agora assegura a vice colocação do grupo com 3 pontos. Enquanto o Napoli, no mesmo dia visita o Union Berlin na Alemanha, atual lanterna na tabela.
Em casa, Inter vence Benfica
A Inter de Milão, atual equipe vice-campeã da Europa, recebeu o Benfica no San Siro. A partida. Os italianos buscavam sua primeira vitória na competição, após o empate na primeira rodada por 1 a 1 com o Real Sociedad. Já as Águias de Portugal, amargaram a sua segunda derrota consecutiva e assumiram a lanterna do grupo.
O time de Lisboa teve um desempenho inferior aos italianos, com apenas duas chances claras de gol. Logo no começo da partida, aos 12 minutos, o meia norueguês Fredrik Aursnes recebeu sozinho, na entrada da área e chutou para o gol, mas a bola foi de encontro ao goleiro Yan Sommer. Um minuto depois, o argentino Di María cobrou um escanteio que quase rendeu um gol olímpico à equipe portuguesa, porém a tentativa falhou, parando no travessão.
Depois disso, o Benfica não fez muitos ataques aos adversários, apenas recebeu. Aos 61 minutos, Barella lançou uma bola em profundidade para Dumfries, que tocou para o meio da área para Marcus Thuram abrir o placar, o único gol da partida. O grande nome da partida do clube português, foi o goleiro Anotolii Trubin, que fez grandes defesas e resistiu às investidas e ataques do clube italiano, impedindo que a derrota na competição europeia fosse por um placar maior.
Agora, as duas equipes se preparam para a próxima rodada no fim do mês, onde a Inter recebe o RB Salzburg em casa, e os portugueses enfrentam o Real Sociedad - líder da tabela - no Estádio da Luz, em Lisboa.
Manchester United perde mais uma e se complica
Em uma partida emocionante realizada no Old Trafford, em Manchester, o Galatasaray venceu o Manchester United pelo placar de 3 a 2. Os Red Devils, que já haviam perdido para o Bayern de Munique na Alemanha na primeira rodada, chegam a duas derrotas em dois jogos na competição mais importante do futebol europeu, e vivem uma situação bastante desfavorável na busca por uma vaga no mata-mata.
O Manchester United esteve duas vezes na frente no placar. Aos 17 minutos o dinamarquês Rasmus Hojlund abriu o marcador para a equipe após lançamento de Marcus Rashford. O Galatasaray, no entanto, precisou de poucos minutos para mostrar que seria um jogo duro, e empatou a partida. Aos 23, Wilfried Zaha, ex-jogador do United, aproveitou lançamento de Davinson Sánchez junto a falha de Dalot e chutou para o gol, a bola desviou no lateral e encobriu o goleiro Onana.
No segundo tempo, Hojlund marcou novamente para o time comandado por Erik ten Hag. O atacante arrancou com espaço pela meia-esquerda e levou a bola até a área. Na frente do goleiro Muslera, deu um toque sutil para mandar para as redes. O Galatasaray novamente precisou de pouco tempo para empatar a partida. Após arrancada de Baris Yilmaz, Aktürkoğlu recebeu livre na primeira trave para mandar para o gol. Aos 32 minutos a equipe turca teve um pênalti a seu favor e a oportunidade de virar a partida. Onana saiu jogando errado e deu de presente para Dries Mertens, Casemiro tentou tirar com um carrinho, mas acabou acertando o belga dentro da área e foi expulso. Mauro Icardi se apresentou para a cobrança, mas mandou para fora.
Icardi e a equipe do Galatasaray, no entanto, não sentiram a pressão do pênalti perdido e, três minutos depois, viraram a partida no Old Trafford. O argentino aproveitou bola rebatida de Davinson Sánchez, arrancou e deu um lindo toque de cobertura para vencer o goleiro do United, 3 a 2 para o Galatasaray.
O United agora tenta se recuperar na temporada. Apesar da situação complicada na Champions, a equipe ainda está viva na competição, com quatro jogos a serem disputados para buscar a classificação. Na terceira rodada da Champions, o Manchester United recebe o Copenhagen, no Old Trafford, na terça-feira (24).