Na última terça-feira (04), o Real Madrid recebeu o Atlético de Madrid no Santiago Bernabéu em um dérbi madrileño válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Champions League e venceu o seu rival por 2 a 1.
Os colchoneros foram com força máxima para a partida, repetindo a base do time que ocupa o segundo lugar da liga espanhola. Já os merengues, foram com um desfalque importante no meio-campo. Suspenso por cartões amarelos, o inglês Jude Bellingham foi substituído por Brahím Diaz e o restante da equipe permaneceu com os titulares.
Logo aos três minutos, após uma enfiada de bola de Valverde, Rodrygo costurou para o meio da área e acertou um belíssimo chute de perna esquerda, abrindo o placar para o Real. Na comemoração do gol, o atacante apontou para o patch que faz alusão aos quinze títulos de Champions dos madridistas, provocando o adversário, que nunca conquistou a competição.
O Real ditava o jogo até então, dominando completamente a partida e sem correr perigo. Aos 31 minutos, a reação dos colchoneros apareceu. Em uma jogada individual de Julián Alvarez, o atacante argentino driblou Camavinga e acertou um chute perfeito da lateral da área sem chances para o goleiro Courtois, provocando o empate. Após o gol, ambas as equipes diminuíram o ritmo e não se arriscaram muito até o intervalo.
No início da segunda etapa, o jogo permaneceu pouco movimentado, mas dessa vez, o Real Madrid tinha um domínio maior sob o Atlético. Não demorou muito para essa superioridade se transformar no restabelecimento da vantagem para o lado dos merengues. Após triangulação com Vinicius Jr. e Mendy, Brahim Díaz invadiu a área adversária e deixou o zagueiro Giménez no chão com um belo drible, que cortou para a direita e chutou rasteiro no canto, sem dar chances para o goleiro Oblak. Real Madrid na frente novamente.

O Atlético teve algumas chances isoladas, uma delas com Griezmann, que obrigou Courtois a se esticar e fazer uma bela defesa. Porém, o controle do jogo seguiu nas mãos do time da casa, que teve a chance de ampliar o marcador nos acréscimos, mas Mbappé errou um passe que deixaria Vinicius Jr. na cara do gol sem marcadores, e no rebote, Modric chutou nas mãos do goleiro.
Os donos da casa finalizaram o jogo com 2 a 1, construindo uma vantagem para o jogo da volta que ocorrerá dia 12/03, no Riyadh Air Metropolitano, estádio do Atlético.