RB Bragantino engata primeira vitória no campeonato

Massa Bruta derrotou o Vasco da Gama em casa e somou seus primeiros três pontos no Brasileirão de 2024
por
Philipe Mor
Vitor Bonets
Giulia Cicirelli
|
19/04/2024 - 12h

Na última quarta-feira (17), Red Bull Bragantino e Vasco da Gama se enfrentaram em confronto válido pela segunda rodada do Brasileirão 2024. A partida foi disputada no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, e terminou com o placar de 2 a 1 a favor dos mandantes.

A equipe comandada pelo técnico português Pedro Caixinha levou a melhor sobre o Gigante da Colina e conquistou seu primeiro triunfo nesta edição do campeonato. Já o lado cruzmaltino conheceu sua primeira derrota na competição e busca recuperação após falhas em lances específicos no jogo.

O time do Vasco, liderado pelo técnico argentino Ramón Díaz, teve um número considerável de chances criadas e finalizações (13), mas oscilou em momentos chave do embate e deixou a vitória fora de casa escapar. O jogo, pelo lado do cruzmaltino, foi decidido por falhas e lances milimétricos. Além disso, o cansaço da equipe próximo ao fim do duelo culminou em um resultado que poderia ser diferente.

 

Jogadores de RB Bragantino e Vasco em disputa pela bola Imagem: Ari Ferreira/RB Bragantino
Jogadores de RB Bragantino e Vasco em disputa pela bola Foto: Ari Ferreira/RB Bragantino

 

Apesar da grande iniciativa e insistência no primeiro tempo, a equipe do Rio de Janeiro sofreu com o gol adversário marcado por Ignácio Laquintana, logo aos seis minutos da partida, após falha do goleiro Léo Jardim. Isso foi um grande fator para que os mandantes ganhassem confiança no começo do embate.

Após o baque, Ramón Díaz pediu maior utilização do corredor lateral na criação de oportunidades, a equipe chegou a empatar a partida com Vegetti, aos 32 minutos. No entanto, foi marcado o impedimento de Rossi por centímetros, que assistiu o argentino na finalização, e o gol foi anulado.

A equipe de São Januário ensaiou uma reação no segundo tempo e, depois de acertar a trave, o atacante argentino Vegetti deixou tudo igual no “Nabizão”. O camisa 99 aproveitou um cruzamento de David e estufou a rede adversária para marcar seu primeiro gol no torneio. Apesar de conseguir igualar o marcador, os vascaínos não conseguiram manter o ritmo até o fim do duelo, fator que impactou diretamente no resultado final.

A insistência de ambos os times em campo apresentava a busca por um resultado positivo e um final feliz. Entretanto, quem levou a melhor foi a equipe de Bragança. Após alguns minutos de esperança para os torcedores do Vasco, Vitor Hugo Naum dos Santos balançou a rede para o time da casa aos 78 minutos, e deixou com que a desilusão e a frustração tomassem conta dos cruzmaltinos.

 

O PÓS-JOGO
Depois do jogo, durante entrevista coletiva, o técnico do Vasco, Ramón Díaz, ao realizar uma análise da arbitragem nos dois primeiros jogos de sua equipe até aqui na competição, se expressou de maneira machista. ''Com respeito aos árbitros, não podemos falar muito. Na última partida, o VAR foi uma senhorita, uma mulher, e foi pênalti. Me parece complicado que no VAR quem tenha que decidir seja uma mulher.”

 

Ramón Díaz, técnico do Vasco, em entrevista coletiva Foto: Leandro Amorim/Vasco
Ramón Díaz, técnico do Vasco, em entrevista coletiva Foto: Leandro Amorim/Vasco


Mais tarde, aos arredores do Estádio Nabi Abi Chedid, o argentino procurou jornalistas para dizer que foi mal interpretado e se desculpar. ''Se interpretaram algo mal da minha declaração, quero pedir desculpas. Me pareceu que o que eu quis dizer é que uma só pessoa não pode tomar uma decisão tão importante como é a participação do VAR no futebol. Se interpretou mal, peço desculpa, mas não é minha intenção''.

O Gigante da Colina, por meio de suas redes sociais, se manifestou a respeito da fala de Ramón Díaz: “O Vasco da Gama lamenta a declaração do técnico Ramón Díaz e reafirma o compromisso de reforçar as medidas e diretrizes educativas necessárias em acordo com suas determinações, valores e princípios. Pedimos, assim como nosso técnico, desculpas”.

 

PRÓXIMOS CONFRONTOS

Com três pontos na conta, a equipe do Red Bull Bragantino enfrenta, novamente em casa, neste sábado (20) às 18h30 (horário de Brasília), o Corinthians, que perdeu na rodada por 2 a 0 frente ao Juventude. Já o Vasco da Gama encara o Fluminense, no Maracanã, também neste sábado (20) às 16h (horário de Brasília). Ambos os times cariocas perderam e buscam recuperação no clássico.