Rayssa Leal vence na STU Pro Tour

Apesar da forte chuva e de um extenso atraso, Rayssa Leal brilhou no street feminino do STU Pro Tour e levou o Brasil a três vitórias na competição realizada no Rio de Janeiro.
por
João Pedro Lindolfo
|
01/11/2024 - 12h

Mesmo com o clima chuvoso na maior parte do fim de semana, os atletas conseguiram fazer um show na STU Pro Tour, realizado no Rio de Janeiro. O evento teve um atraso de 10 horas, visando a secagem da pista e melhora climática. Com todo esse tempo, as finais aconteceram mais tarde do que o previsto e terminou com a conquista de três títulos por parte do Brasil. Um espetáculo para quem acompanhava presencialmente na famosa Praça Duó.

O evento da STU conta com uma grande participação em questões ambientais e inclusão de comunidades ao Skate. Esse ano, o evento promoveu diversas campanhas, como a da luta contra o aquecimento global e a arrecadação de alimentos. Tal ato, com a presença de atletas olímpicos competindo, conseguiu render milhões de visualizações para as campanhas. O destaque da competição foi para Rayssa Leal, que conquistou o título do street feminino pela quarta vez consecutiva.

A fadinha concluiu uma ótima primeira volta com a melhor manobra do evento e garantiu no final no uma nota de 82,80. Com isso, embora tenha tido algumas quedas na segunda volta e não tenha conseguido superar sua nota da primeira volta, conseguiu uma larga vantagem e passou a liderar a competição, apenas aguardando o restante das competidoras finalizarem suas voltas para concretizar a vitória.

A australiana Chloe Covell e a espanhola Daniela Terol se revezaram na disputa pelo segundo lugar. Chloe conseguiu emplacar na primeira volta uma nota de 66,53, enquanto Daniela cravou uma nota de 75,39 na segunda volta, e se manteve no segundo lugar até aquele momento. No final a australiana conseguiu anotar mais algumas manobras e finalizar com uma nota de 79,13, assim figurou no segundo lugar do pódio. Já a espanhola, não conseguiu melhorar sua nota e finalizou com um 75,39 e ocupou o terceiro lugar do pódio.

Rayssa com o troféu ao lado de Chloe Covell e Daniela Terol
 Rayssa com o troféu ao lado de Chloe Covell e Daniela Terol(Foto: Julio Detefon)

Rayssa comentou após a vitória: "A cada ano é uma experiência nova e um aprendizado diferente. Chegamos com a mentalidade de fazer algo que eu nunca havia tentado antes. Acho que nunca executei uma manobra tão pesada como a que fiz aqui. Em todas as fases, busquei dar o meu melhor, fazer algo para o público e para o meu skate".

Essa edição de 2024 da STU PRO no Rio de Janeiro já é o quarto título seguido de Rayssa pelo evento. Após vencer em 2022 contra a brasileira Pâmela Rosa e a rival Chloe Covell, Rayssa ainda ganhou as duas edições realizadas em 2023, sendo uma em São Paulo e a outra no Rio de Janeiro.

O evento teve participações de outras brasileiras, que também estiveram na final do street feminino. No caso, Pâmela Rosa que conseguiu acumular uma nota de 60,60, finalizou em quarto lugar, enquanto que Isabelly Ávilla, acumulou a nota de 50,40 e finalizou em sexto lugar.