Questionamentos sobre figuras racistas e genocidas ganham força no Brasil

Estátua do bandeirante incendiada em São Paulo acende debate sobre personagens em monumentos em outras partes do país
Letícia Cardoso Coimbra, Maria Júlia Mendes Baumert e João Pedro dos Santos Lindofo
28/08/2021 - 12h

Não é nova a reivindicação de revisar figuras históricas que ganharam notoriedade e homenagens pelo país. Grandes figuras como Maurício de Nassau, Joaquim Pereira Marinho, Fernão Dias Leme e Conde dos Arcos têm estátuas em sua homenagem e tinham envolvimento com o tráfico negreiro ou com a repressão de escravos.
O professor e historiador Robson Freitas afirma que essas figuras ganharam notoriedade no contexto da Primeira República (1889), quando tentou-se estabelecer uma narrativa da unificação do Brasil através do processo da escravidão, fazendo com que essas figuras fossem enaltecidas e os ancestrais indígenas e africanos que foram violentados no processo fossem apagados da história.
   “E isso tudo também conforma com uma visão de mundo extremamente racista, que começou a ser gestada antes mesmo do Brasil escravocrata, mais ou menos ali no começo da Primeira República, que resgata todas essas figuras e o racismo como forma de unificar a sociedade brasileira. Tem elementos que são embranquecedores da população brasileira recebendo destaque”.

Borba Gato foi um colono brasileiro, bandeirante paulista, sertanista,  proprietário de escravizados e  descobridor de metais preciosos que esteve envolvido no conflito da Guerra dos Emboabas (1708-1709) (Foto: GABRIEL SCHLICKMANN/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO)
Incêndio atingiu a estátua de Borba Gato, na zona sul de São Paulo, na tarde do dia 24/07/2021 — Foto: GABRIEL SCHLICKMANN/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

No dia 24 de Julho foi incendiada a estátua de Borba Gato na capital de São Paulo. O protesto foi motivado pelo personagem racista e colonizador que foi o bandeirante, já que foi um dos protagonistas nos avanços colonizadores para o interior do país. Nesses avanços, matou ou escravizou cerca de 300 mil índios apenas nas primeiras 3 décadas do século XVII. O movimento negro e indígina hoje afirma que foi um genocídio.
     Salvador, o segundo porto que recebeu mais escravos na América, atrás apenas do Rio de Janiero, é palco para estátuas de traficantes de escravos, como a de Joaquim Pereira Marinho. Em 2020, foi encaminhado um projeto de lei para a Assembleia Legislativa de Salvador, com autoria de Hilton Coelho (PSOL), que determinaria a retirada de estátuas, monumentos, placas, ou toda e qualquer outra forma de homenagem ou valorização de figuras históricas que estiveram ligadas ao comércio escravagista com a África. A PL ainda não foi aprovada.

Joaquim Pereira Marinho foi um marítimo, traficante de escravos e comerciante português radicado no Brasil, no século XIX (Foto: GA / Arquivo CORREIO)
Joaquim Pereira Marinho foi um marítimo, traficante de escravos e comerciante português radicado no Brasil, no século XIX — Foto: GA/ Arquivo CORREIO

Robson Freitas concorda com a retirada dessas estátuas, afirmando que "elas são figuras que escancaram o nosso passado de violência mesmo, contra negros e indígenas", acreditando que seria incompatível com um projeto de nação que se pretenda respeitar as diferenças, manter essas figuras ocupando locais de homenagem pública.
     Segundo Augusto Sousa, estudante da Universidade Federal da Bahia e militante da União da Juventude Rebelião, a demolição das estátuas não é o ponto central "mas sim o que elas representam hoje, uma elite que hoje domina nosso país, que é a  responsável pela educação e”, e afirma que é ela que diz o que deve ser contado da história brasileira. Ele acredita que o movimento negro e a esquerda devem se apropriar dessas estátuas para mostrar os erros desse sistema, e lutar para a representação dos verdadeiros heróis da luta do povo negro, citando Zumbi e Dandara dos Palmares.
    Há concordâncias e divergências sobre a demolição das estátuas, mas há um pensamento congruente entre historiadores e movimentos militantes é o de que não há mais espaço dentro da sociedade brasileira para transformar personagens envolvidos com o tráfico de escravos e escravocratas em heróis nacionais. Paulo Pachá, professor e historiador da Universidade Federal do Rio de Janeiro fez uma thread no twitter sobre o assunto, acompanhe: