Por Gustavo Romero
Ainda no clima das Olimpíadas de Paris 2024, o Comitê Olímpico Brasileiro organizou a COB Expo para celebrar os esportes e atletas, e promover palestras e oficinas. A feira aconteceu entre os dias 25 e 29 de setembro, no Espaço Pro Magno, na Zona Norte de São Paulo.
Além do grande público, congressistas e profissionais de algumas partes do país participaram de cursos e palestras exclusivas, com grandes nomes do esporte brasileiro. Entre alguns dos presentes estavam Beatriz Souza, medalhista de ouro de judô em Paris; Baby, três vezes medalhista de bronze, também no judô; a surfista e medalhista de prata em 2024, Tatiana Weston-Webb e Rebeca Andrade, a maior medalhista olímpica da história do Brasil.

O primeiro dia do evento contou apenas com as ativações nos stands e nas quadras poliesportivas com demonstrações, bate-papos, práticas esportivas e clínicas de handebol, vôlei, basquete, boxe e, até mesmo, patins e curling. A entrada foi gratuita e era necessário apenas um cadastro prévio para o ingressar à feira.

Já no segundo dia, a COB Expo começou de vez com as palestras e cursos, com congressos que promoveram os esportes olímpicos, deram aulas sobre os mais modernos tratamentos de saúde e até mesmo como engajar os fãs e tornar a Olimpíada um produto rentável.
No entanto, os refletores ficaram voltados para o terceiro dia, que teve a presença de Nadia Comăneci, ex-ginasta romena, junto de Rebeca Andrade, — brasileira com maior número de medalhas em Olimpíadas — para um bate-papo que contou com perguntas do público, em que compartilharam suas experiências de vida e profissão.

A brasileira falou um pouco sobre a medalha de ouro conquistada no solo, em cima de Simone Biles, em Paris 2024. Segundo Rebeca, todas as medalhas nos Jogos Olímpicos foram importantes, mas a medalha dourada mostrou que ela era sim capaz de bater a histórica ginasta estadunidense. Ela ainda falou sobre o nervosismo na prova por equipes, rasgou elogios a Nadia, e deu dicas para algumas crianças que a admiravam e a viam como uma heroína.
Neste dia também aconteceram palestras sobre a gestão de empresas no ramo esportivo, legislação do esporte e a atuação das mulheres na área. O evento também contou com um grupo de pagode, que tocou uma músicas da década de 90 até virais recentes e fez a alegria de quem aproveitava a feira.

Durante o quarto dia, diversos nomes importantes passaram pelo espaço Pro Magno, incluindo Arthur Zanetti, medalhista de ouro nas argolas nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. Ele mostrou seu talento ao público, que foi à loucura durante uma breve apresentação do atleta. Porém, quem roubou a cena foi o filho do ginasta, Liam, que deu cambalhotas e alguns pulos enquanto o pai se preparava e arrancou risadas e muitas palmas do público que parou para ver o “Mini Arthur”.

Além disso, ainda no sábado (27), aconteceu um campeonato interestadual de boxe na COB Expo, com lutas entre São Paulo e Rio de Janeiro. Apesar da equipe carioca ter saído vencedora, os paulistas motivaram a torcida a gritar e apoiar.

Enquanto aconteciam as lutas, em outro espaço, o oposto da Seleção Brasileira de Vôlei, Darlan, jogou um pouco com jovens em uma das quadras disponíveis e esbanjou carisma ao ensinar os companheiros de time, mas não deixou a competição de lado ao mostrar a força do seu saque.
Ao final do penúltimo dia do evento, a medalhista Tati Weston-Webb participou do Fórum Paulista de Surf e desfilou com sua medalha prateada. Além de contar sobre a falta de ondas que enfrentou em Teahupo’o, nas Olímpiadas deste ano. Ela deixou claro que grandes competições precisam ser mais estudadas para que o local ideal dê oportunidades para todos os surfistas.

No último dia, a diversão tomou conta da feira, com desafios e competições de atletismo, levantamento de peso e até mesmo arco e flecha, que renderam brindes para os participantes. Próximo do fim, também aconteceu uma apresentação de jogadores do time de futebol americano do Corinthians.
A COB Expo 2024 se encerrou com mais visitantes do que a edição anterior, cerca de 72 mil pessoas passaram pelo espaço, nos cinco dias de evento. Além disso, 6 mil atletas – entre amadores e praticantes, olímpicos, paralímpicos e ex-atletas – participaram das diversas dinâmicas.