Por João Pedro dos Santos Lindolfo
“O agricultor é um cientista”. A frase de Luís Barbieri, um dos idealizadores da Folio e cofundador da Raiar nunca fez tanto sentido, especialmente nos dias de hoje, em que, cada vez mais, o mercado de produtos orgânicos cresce e toma o espaço no dia a dia do consumidor brasileiro. O motivo por trás disso é principalmente pelo aumento da produção dos alimentos orgânicos e a facilidade de obtê-los atualmente e isso se deve ao fato de que a produção dos produtos no mercado orgânico e a tecnologia estão andando lado a lado, priorizando a diminuição da distribuição de produtos denominados transgênicos, ou seja, alimentos geneticamente modificados.
O maior problema dessa inovação tecnológica na agricultura orgânica é a falta de auxílio para o produtor menor. Embora a tecnologia seja um amparo para os produtores, a posse de algo tão novo não é acessível a todos e é aí que quem se beneficia mais desse avanço tecnológico são os grandes produtores, já que possuem condições de arcar com os custos da compra de máquinas e não irão sofrer prejuízos com isso. Até porque, com a lei de oferta e demanda, a produção aumentada sempre irá causar uma diminuição nos preços dos alimentos. Para o produtor menor, que não possui qualquer forma de reduzir o custo da produção com a tecnologia, a diminuição dos preços resultará em um impacto forte em sua receita.
Se for resumir, existe duas lógicas na produção orgânica de alimentos. Primeiro a da produtividade, em que pouco importa qual tipo ou qual tecnologia se usa na produção, o que importa no final é apenas se a tecnologia conseguiu reduzir os custos operacionais e o lucro obtido no final. Ou seja, é como se esses benefícios da tecnologia ficassem apenas para o produtor. Por outro lado, tem a lógica da sustentabilidade, que se ver de um modo geral, é a mais focada em realmente mostrar o lado bom da agricultura orgânica. A tecnologia precisa ser vista como uma forma beneficente ao consumidor também, de um modo em que o consumidor sinta o benefício da tecnologia no alimento. Essa lógica é muito usada por produtores engajados em causas coletivas, em que o consumo de orgânico seja um importante fator e assim mostra ao produtor que a tecnologia já passou de um ponto de vista de sobrevivência e é na verdade um fator estratégico para se diferenciar na mente do consumidor e no mercado de orgânicos.
Para pequenos produtores, a tecnologia ajudou muito mais do que aparenta. Como afirma Ricardo Pedrosa, produtor de 42 anos, um aparelho pequeno como celular já pode ser considerada uma tecnologia de suporte aos produtores de orgânico, de forma que ajuda a divulgar o feirante que vende seus produtos e consequentemente ele recebe seu reconhecimento como o produtor daqueles alimentos. Ricardo diz que já usou sim aparelhos como chips, drones, mas que não se aprofundou muito e prefere ainda o método mais tradicional, que embora seja mais duradouro, para ele, é uma forma mais segura de seguir com seu trabalho. Para Ricardo, entre a roda de agricultores orgânicos, a maioria decidiu seguir pelo caminho da tecnologia e afirma que é inevitável que o mercado geral de orgânicos irá seguir pelo caminho da tecnologia. "No começo, quando comecei a usar o celular não apenas para uso pessoal e sim para o trabalho foi complicado, pois não estava nem um pouco acostumado com a tecnologia. Porém o tempo foi passando e percebi que esse pequeno aparelho não tinha outra função além de ajudar no meu trabalho. Comecei a divulgar nas redes sociais, usar como forma de contato com outros produtores e até questões como anotar pontos importantes do que estava acontecendo na produção", afirma Ricardo.
De um ponto de vista do futuro, a tecnologia possui muitas falhas presentes e visíveis na sociedade atual, porém, para a comunidade orgânica essas falhas não se encaixam, de forma que projeções só mostram como a tecnologia no futuro apenas irá auxiliar o produtor tanto pequeno quanto grande.