As principais notícias desta segunda-feira 29/11.

Primeira imagem da variante Ômicron é divulgada, Salvador e mais 5 cidades cancelam a festa de réveillon, Orçamento secreto no Congresso e mais.
por
Beatriz Gabriele
Bruno Scaciotti
Letícia Coimbra
Luan Leão
|
29/11/2021 - 12h


Saúde

Atualização de dados sobre a Pandemia. Variante “ômicron”, primeira imagem é divulgada. Ministério da Saúde adquire 100 milhões de doses da Pfizer para 2022. Salvador e mais 5 cidades cancelaram a festa de réveillon.

Prefeitura de Salvador cancela festa de Réveillon - Foto: Valter Pontes/Secom
Prefeitura de Salvador cancela festa de Réveillon - Foto: Valter Pontes/Secom

Pandemia

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), o Brasil contabilizou nas últimas 24 horas 3.843 novos casos de COVID-19,  e 98 mortes em decorrência da doença. Com isso, a média móvel de mortes dos últimos sete dias ficou em 228. No total, o país soma 22.084.749 casos e 614.376 óbitos desde o início da pandemia.

Segundo a última atualização do Ministério da Saúde, 134.618.389 pessoas estão completamente vacinadas, isto é, com duas doses ou dose única, e 158.513.468 pessoas tomaram a primeira dose da vacina.

 

Ômicron

Foto: Hospital Bambino Gesù de Roma
Foto: Hospital Bambino Gesù de Roma

Segundo imagem da variante Ômicron, do novo coronavírus, divulgada por pesquisadores do hospital Bambino Gesù de Roma, na Itália, a nova cepa possui mais que o dobro de mutações encontradas na Delta. Apesar disso, os cientistas ressaltaram que tantas mutações  não necessariamente indicam que essa variante é mais perigosa, e que é cedo para tirar conclusões.

A imagem divulgada mostra a proteína spike do vírus Sars-CoV-2, causador da COVID-19, a partir do sequenciamento genético feito pelos pesquisadores de Botsuana, África do Sul e Hong Kong. Nela, os pontos vermelhos mostram variabilidade muito alta, enquanto a laranja indica alta, amarelo sugere média e cinza representa onde não houve variação.

 

Tá passada ?!

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou nesta segunda-feira (29) um contrato para compra de 100 milhões de doses da vacina contra a COVID-19 da farmacêutica Pfizer para aplicação em 2022.

O contrato prevê mais 50 milhões de doses, caso haja necessidade. A previsão é de que as doses sejam entregues por trimestre: 20 milhões até março, 25 milhões até junho, 35 milhões até setembro e 19,9 milhões até dezembro.

“O contrato ainda contempla qualquer mudança na composição das doses conforme o surgimento de novas variantes da covid-19, se houver necessidade”, afirmou o ministério em nota.

A aquisição foi oficializada durante um evento no Hospital Matargão Gesteira, em Salvador, junto do ministro da Cidadania e pré-candidato ao governo da Bahia, João Roma, e do prefeito de Salvador, Bruno Reis.

 

Cancelado

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (DEM), anunciou nesta segunda-feira (29) o cancelamento da festa de réveillon na capital baiana. A avaliação foi feita em decorrência do surgimento da variante Ômicron, da COVID-19. Em sua conta no Twitter, Reis escreveu: “Sei da importância do evento para a economia da nossa cidade, mas seguimos colocando a vida das pessoas em primeiro lugar”. O prefeito vinha, há meses, dizendo que iria decidir sobre a realização do evento apenas na data limite.

"No cenário de incertezas, de dúvidas, não há como realizar o festival da virada esse ano, estamos a um mês da festa e chegamos ao limite dessa decisão. Como ela dependeria exclusivamente da prefeitura, a decisão está tomada. Nós não realizaremos a festa. Diante de tudo que estamos vendo, ainda não é o momento de colocarmos em risco tudo o que construímos até aqui", disse, em um pronunciamento na manhã de hoje (29).

Além de Salvador, Belo Horizonte, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa e Palmas também cancelaram as festas na virada de ano.

 

Internacional

G7 demonstra preocupação com variante ômicron. Vacina é a palavra do ano de dicionário inglês. Eleições em Honduras. Magdalena Andersson é eleita novamente para o cargo de primeira-ministra da Suécia.

Reprodução/Flickr
Reprodução/Flickr

G7 em alerta

Ministros de Saúde do G7, grupo dos países mais desenvolvidos, tiveram uma reunião de emergência nesta segunda-feira (29) para tratar sobre a nova variante do coronavírus, a omicron, o encontro foi convocado a pedido do governo do Reino Unido. Em comunicado conjunto divulgado após a reunião, os ministros disseram que a nova variante “requer ação urgente”. “A comunidade internacional enfrenta a ameaça de uma nova variante altamente transmissível da Covid-19, que requer ação urgente”, diz o comunicado.

Os membros do G7 também afirmaram reconhecer a importância de garantir o acesso às vacinas. Além disso, os países se dispuseram a fornecer “assistência operacional, cumprir nossos compromissos de doação, abordar a desinformação sobre vacinas e apoiar a pesquisa e o desenvolvimento”. O grupo também se comprometeu a continuar colaborando com a OMS e parceiros internacionais para monitorar a nova variante.

Os ministros prometeram se reunir novamente em dezembro.

 

Palavra do ano

O dicionário em inglês Merriam-Webster escolheu “vacina”, como a palavra do ano em 2021. Segundo o editor-chefe do dicionário, Peter Sokolowski, debates sobre a distribuição, obrigatoriedade das vacinas e dose de reforço, mantiveram o interesse alto em 2021. O Merriam-Webster registrou um aumento de 1.048% nas pesquisas em 2021, na comparação com 2019. Em 2020, as pesquisas pela palavra aumentaram 601%.

O dicionário Oxford havia escolhido “vax”, uma forma reduzida de vacina, como palavra do ano.

 

Honduras

A candidata de esquerda Xiomara Castro, do Partido Liberdade e Refundação, reivindicou a vitória na eleição presidencial de Honduras, com quase 20 pontos percentuais à frente do segundo colocado, e 42% das urnas apuradas. O segundo colocado, é o candidato governista Nasry Asfura, do Partido Nacional (PN), que governa o país desde o golpe de estado que destituiu Manuel Zelaya, marido de Xiomara Castro, em 2009.

Caso se confirme, aos 62 anos, Xiomara Castro se tornará a primeira mulher a governar o país. Em um discurso realizado na noite de ontem (28), Castro prometeu um governo conciliador. “Estendo a mão a meus opositores porque não tenho inimigos”, afirmou ela. “Vou convocar um diálogo com todos os setores de Honduras”, completou.

Até o momento, Castro tem 53,52% dos votos, contra 33,95% de Asfura, segundo o Conselho Nacional Eleitoral (CNE). Apesar de Castro já reivindicar a vitória, o presidente do CNE, Kelvin Aguirre, advertiu. “Nenhuma candidata ou candidato pode se declarar vencedor até que a última ata seja processada”, disse.

 

1ª mulher a ocupar o cargo

Após ser eleita na última quarta-feira (24) e renunciar horas depois, a líder dos social-democratas da Suécia, Magdalena Andersson, foi novamente eleita pelo parlamento para ocupar o cargo de primeira-ministra. Andersson é a primeira mulher a ocupar o posto de chefe de governo, até agora ela era ministra das Finanças.

A líder social-democrata foi eleita com 101 votos a favor, 75 abstenções e 173 votos contrários a sua candidatura. Vale lembrar que na Suécia, um governo é eleito se a maioria absoluta do parlamento, ou seja, 175 deputados, não votar contra a candidatura.

Andersson terá o desafio de manter os social-democratas no poder, no momento em que o partido atinge o pior índice histórico de aprovação. As eleições legislativas no país estão marcadas para setembro de 2022, e prometem ser acirradas.


 

Política

Orçamento secreto no Congresso. Operação contra garimpo no Rio Madeira. Renúncia coletiva no Capes. Doria vence prévias do PSDB.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - Foto Reuters
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco - Foto Reuters

Orçamento secreto

Deputados e senadores podem votar ainda hoje (29), o Projeto de Resolução do Congresso Nacional (PRN) 4/21, que amplia a transparência na apresentação, aprovação e execução de emendas de relator, conhecidas como orçamento secreto. O projeto de resolução foi apresentado na última quinta-feira, (25) pelas mesas diretoras do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. Segundo a proposta, as emendas de relator devem ser autorizadas na votação do parecer preliminar do projeto de lei orçamentária.

O senador Marcelo Castro (MDB-PI) apresentou nesta segunda-feira (29) o relatório sobre o projeto que cria regras para as emendas de relator. “Entendemos necessário indicar que a atuação do relator-geral unilateralmente não deve ser superior à soma da participação dos parlamentares e das bancadas estaduais. Vale destacar, por conseguinte, que por se tratar de limite máximo, tanto o relator-geral como o Plenário da CMO poderão decidir a cada ano por valores inferiores ao agora fixado”, diz o relatório.

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu suspender a execução desse tipo de emenda alegando a necessidade de transparência na distribuição de recursos com base nas demandas parlamentares.

 

Operação contra garimpo no Rio Madeira

Segundo informação divulgada nesta segunda-feira (29) nas redes sociais do ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a Polícia Federal, com o auxílio do Ibama e das Forças Armadas, apreendeu e destruiu 131 balsas durante operação contra garimpo ilegal no Rio Madeira. Além dessa apreensão, três pessoas foram presas na operação.

Nas últimas semanas, centenas de balsas e dragas atracaram no Rio Madeira para a exploração em massa de ouro. Segundo o Greenpeace, haviam mais de 300 balsas sem licença para a mineração.

 

Renúncia coletiva

Um grupo de 6 coordenadores e 46 consultores da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pediu demissão nesta segunda-feira (29). O órgão é ligado ao Ministério da Educação, e é responsável por avaliar os programas de pós-graduação de mestrado e doutorado no país, autorizando ou não seu funcionamento.

Em carta aberta à direção do Capes, os funcionários apontaram como motivo para a decisão a falta de apoio e respaldo ao trabalho deles.

 

Prévias do PSDB

O PSDB conheceu ontem (28) o seu pré-candidato ao Palácio do Planalto. Em uma eleição com muita confusão, inclusive no modelo de votação, o governador de São Paulo, João Dória, ganhou a preferência da maioria do partido para concorrer à presidência em 2022. Dória obteve 53,99%, e bateu Eduardo Leite (44,66%) e Arthur Virgílio (1,35%).

Essa foi a primeira vez que o partido recorreu à realização de prévias para escolher o pré-candidato à presidência da República. A candidatura apenas será oficializada quando for registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o prazo se encerra em agosto do ano que vem.

 

Economia

Inflação do aluguel desacelera em novembro, diz FGV. Alta na inadimplência, de acordo com a CNC. Saldo da Black Friday. Novas modalidades de pix: saque e troco.

Foto: Andre Borges/ Agência Brasil
Foto: Andre Borges/ Agência Brasil

Inflação do aluguel desacelera

A Fundação Getúlio Vargas divulgou que o Índice Geral de Preços- Mercado (IGP-M) desacelerou no mês de novembro, ficando praticamente estável, com uma alta de 0,02%. O principal responsável por esse recuo, foi o preço das commodities, segundo André Braz, Coordenador dos Índices de Preços. “As quedas nos preços de grandes commodities – com destaque para minério de ferro, soja e milho- favoreceram a manutenção da inflação ao produtor em terreno negativo”, destacou o coordenador.

Este número ficou abaixo do que era esperado pelo mercado, que previa uma alta de 0,28%.

Com esse resultado, o acumulado do ano é de 16,77% e o acumulado em 12 meses é de 17,89%.

 

Alta na inadimplência

Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), a inadimplência subiu em novembro, atingindo o maior índice do ano, com 26,1% de famílias relatando dívidas ou contas em atraso. A alta na inflação e o desemprego, são dificuldades para o brasileiro manter as contas em dias.

De cada quatro famílias brasileiras, uma tem dívidas a vencer, como cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa. São 75,6% das famílias endividadas, 1 ponto percentual a mais que em outubro, e 9,6 pontos acima do visto em novembro de 2020.

Para famílias com até 10 salários mínimos, saltou para 77% o número de endividadas, com um crescimento de quase 10 pontos percentuais a mais que no mesmo período no ano passado. Já para as famílias com renda de mais de 10 salários mínimos, a proporção de endividados também aumentou 11 pontos percentuais comparado ao ano passado, chegando a 70,3% e, no mês passado esse número tinha sido de 69,5%.

 

Saldo do Black Friday

A Black Friday 2021 no Brasil teve lojas com pouca movimentação e descontos mornos no e-commerce. Entre as justificativas, estão o alto índice de inflação do país e a desvalorização do real frente ao dólar.

Levantamento realizado pela Neotrust aponta que o número total de compras realizadas pela internet desde o primeiro minuto de quinta-feira (25) até às 17h da última sexta-feira (26) chegou a 5,6 milhões — praticamente a mesma quantidade registrada em 2020. Ao todo, o valor teve um crescimento de 5% em relação ao mesmo período.

A categoria de alimentos foi a mais procurada na data e o número de pedidos de alimentos e bebidas no comércio online cresceu 10%, e o volume de vendas, 17%.

 

PIX

Começou a valer hoje (29) duas novas modalidades de PIX: saque e troco. Os usuários poderão fazer saques em padarias, lojas de departamento, supermercados e não apenas em caixas eletrônicos.

Segundo o Banco Central (BC), a opção de oferecer esses serviços é opcional, cabendo aos locais decidirem se vão oferecer ou não.

A modalidade PIX saque determina que para ter acesso aos recursos em espécie, o cliente fará um PIX para o agente de saque, em dinâmica similar à de um PIX normal, a partir da leitura de um QR Code ou do aplicativo do prestador do serviço. Já a modalidade de troco funcionará praticamente da mesma maneira, mas a diferença é que o saque de recursos em espécie pode ser feito durante o pagamento de uma compra ao estabelecimento. Nesse caso, o PIX é feito pelo valor total, ou seja, da compra mais o saque. No extrato do cliente aparecerá o valor correspondente ao saque e à compra.

De acordo com o BC, não haverá a cobrança de tarifas para pessoas naturais (pessoas físicas e microempreendedores individuais) por parte da instituição financeira até oito transações mensais. Na nona, as instituições financeiras podem cobrar tarifas. Lembrando que, o limite das transações durante o dia do PIX é R$500 e durante a noite é de 100 reais.


 

Cultura

Morre Virgil Abloh, diretor criativo da Louis Vuitton e dono da Off-White, aos 41 anos. “Encanto” estreia e desbanca “Eternos”. Jack Dorsey, CEO e co-fundador do Twitter, deixa o comando da rede social.

O estilista americano Virgil Abloh na passarela após o desfile da coleção masculina da Off-White da temporada primavera-verão 2019 na Semana de Moda de Paris - Foto: Thibault Camus/AP
O estilista americano Virgil Abloh na passarela após o desfile da coleção masculina da Off-White da temporada primavera-verão 2019 na Semana de Moda de Paris - Foto: Thibault Camus/AP

Adeus a Abloh

Morreu ontem (28) o designer de moda Virgil Abloh. Nascido em Illinois, nos Estados Unidos, e filho de pais ganeses, Abloh era diretor artístico da coleção masculina da Louis Vuitton, e  CEO da marca Off White, fundada por ele em 2013. O estilista de 41 anos morreu em decorrência de um angiossarcoma cardíaco, uma forma rara de câncer em que o tumor ocorre no coração. Segundo comunicado divulgado pela família, Abloh estava em tratamento desde 2019.

Virgil Abloh foi o primeiro diretor criativo negro contratado pela Louis Vuitton. Abloh deixa sua esposa, Shannon Abloh, e seus filhos Lowe e Gray Abloh. A Louis Vuitton anunciou que apresentará a última coleção feita por Abloh, amanhã (30) em Miami.

 

“Encanto”

Após três semanas como líder de bilheteria, o filme “Eternos”, da Marvel, viu o novo filme da Disney, “Encanto”, assumir a liderança. A produção da Disney arrecadou R$4 milhões, e levou 270 mil pessoas para as salas de cinema. Os números são da ComScore, e referentes ao período de 25 a 28 de novembro.

A produção da Marvel foi para a segunda colocação, arrecadando R$3,4 milhões, seguido de “Casa Gucci”, também estreante, que arrecadou R$2,7 milhões. No total, os 10 filmes mais vistos arrecadaram R$12,8 milhões, e levaram 822 mil pessoas às salas de cinema.

 

De saída

Após especulações nas últimas semanas, o CEO e fundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou sua renúncia ao cargo nesta segunda-feira (29). O empresário seguirá no conselho administrativo da empresa até maio de 2022, quando termina seu mandato e ele deixará o órgão. Para substituir Dorsey, o conselho de diretores escolheu de forma unânime o indiano Parag Agrawal, atual diretor de tecnologia do Twitter.

No final da tarde, as ações do Twitter tinham queda de 1,83% na bolsa de Nova York, cotadas a US$ 46,21.

 

Esportes

Prêmio Bola de Ouro, da France Football. O Palmeiras é tricampeão da Copa Libertadores da América. Sorteio do Mundial de clubes. O Flamengo demite Renato Portaluppi.

Franck Fife/ AFP
Foto: Franck Fife/ AFP

Sete vezes Messi

O argentino Lionel Messi, jogador do Paris Saint-Germain, ganhou hoje (29) sua sétima bola de ouro. O argentino superou Robert Lewandowski, do Bayern de Munique, e o ítalo-brasileiro Jorginho, do Chelsea. O brasileiro Neymar ficou na 16ª posição.

A conquista colocou Messi ao lado do Rei Pelé, como os maiores vencedores do prêmio Bola de Ouro. O português Cristiano Ronaldo é o segundo, com 5 troféus.

No futebol feminino, a meio-campista do Barcelona, Alexia Putellas, levou o prêmio. O prêmio “Luva de Ouro”, foi para o italiano Gianluigi Donnarumma, do Paris Saint-Germain. E o troféu Kopa, de melhor jogador sub-21 do mundo, foi para o meio-campo Pedri, do Barcelona.

 

A América é verde

O Palmeiras conquistou no último sábado (27) o tricampeonato da Copa Conmebol Libertadores da América. Em um jogo difícil contra o Flamengo, no Estádio Centenário, em Montevidéu, veio da perna canhota do camisa 9 Deyverson, o gol do tricampeonato.

Nos 90 minutos regulamentares, Raphael Veiga para o Palmeiras, e Gabriel  para o Flamengo marcaram os gols. No começo da prorrogação, após vacilo de Andreas Pereira na saída de bola, Deyverson foi mais esperto e saiu cara a cara com Diego Alves, o atacante ajeitou o corpo e bateu com a perna esquerda, a bola ainda chegou a tocar no pé do goleiro rubro-negro, mas acabou no fundo das redes, Palmeiras 2 a 1.

O Palmeiras que já havia sido campeão da Libertadores 2020, em final disputada no início deste ano no Maracanã, se tornou o único time a conquistar duas Libertadores em um mesmo ano.

 

Mundial

Aconteceu hoje (29) o sorteio do Mundial de Clubes, que acontecerá entre os dias 3 e 12 de fevereiro em Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos. Além do Palmeiras, campeão da Libertadores, participam da competição: Chelsea, campeão da Ligas dos Campeões da Europa, Al Hilal, campeão da Champions da Ásia, Al Ahly, campeão da Champions da África, Monterrey, campeão da Champions da Concacaf, Auckland City, representante da Oceania e Al Jazira, campeão da liga dos Emirados e representante do país sede.

Pelo regulamento, Chelsea e Palmeiras entram na competição apenas na semifinal. Veja os confrontos:

Reprodução FIFA
Reprodução FIFA

 

Demitido

O Flamengo anunciou na tarde desta segunda-feira (29) a demissão do técnico Renato Portaluppi. A demissão vem após a perda do título da Libertadores para o Palmeiras, no último sábado (27). A torcida já pressionava pela queda de Renato antes mesmo da final, após a queda na Copa do Brasil para o Athletico-PR, e a perda do título do Campeonato Brasileiro para o Atlético-MG.

Renato deixou a Gávea pouco mais de 4 meses depois de sua chegada. Portaluppi disputou 37 jogos, venceu 24, empatou oito e perdeu cinco. O auxiliar Mauricio Souza comandará a equipe nas rodadas finais do brasileirão.

 

Tags: