As principais notícias desta quinta-feira (2)

Intervalo da dose de reforço da vacina contra covid cai para 4 meses, PEC dos Precatórios aprovada no Senado, Alemanha impõe lockdown e mais.
por
Beatriz Gabriele
Bruno Scaciotti
Letícia Coimbra
Luan Leão
|
02/12/2021 - 12h

 

Saúde

Atualização de dados sobre a pandemia. SP cancela festa de virada do ano, assim como outras 15 capitais; estado também mantém obrigatoriedade das máscaras. Intervalo da dose de reforço para 4 meses.

Foto: Marcelo Pereira/ SECOM/ Reprodução
Foto: Marcelo Pereira/ SECOM/ Reprodução

Pandemia

Segundo números do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 12.910 novos casos de COVID-19 e 215 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. Ainda de acordo com o CONASS, a média móvel de óbitos dos últimos sete dias está em 220. No total, desde o início da pandemia, o país já registrou 22.118.782 casos e 615.179 mortes pelo novo coronavírus.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil tem hoje 139.521.777 pessoas completamente imunizadas, isto é, com duas doses ou dose única. O Ministério afirma que já foram aplicadas 312.814.788 doses.

 

Sem festa

Prefeituras de ao menos 15 capitais brasileiras já anunciaram o cancelamento total ou parcial das festas de réveillon por conta da COVID-19. Hoje (2) foi a vez de São Paulo anunciar o cancelamento. A prefeitura levou em conta estudos sobre a situação epidemiológica que apontou necessidade de cautela. Além disso, a nova variante ômicron foi também considerada. "Não é por conta de ter sido detectado algo grave, mas por ser necessário que se faça um monitoramento e o prazo ficaria muito curto para se tomar essa decisão lá na frente" disse o prefeito Ricardo Nunes (MDB) a jornalistas em Nova York, onde acompanha o governador João Dória (PSDB). Além da capital paulista, já haviam anunciado a medida as cidades de Aracaju, Belém, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Palmas, Porto Alegre, Recife, Salvador, São Luís e Vitória.

A nível estadual, outra medida anunciada hoje (2) foi a continuidade na obrigatoriedade do uso de máscaras. O governo do estado tinha a expectativa de retirar a obrigatoriedade em locais abertos em 11 de dezembro, mas segundo o governador João Dória, a medida foi revisada, a pedido do Comitê Científico.

 

Vacinação

O governo do estado de São Paulo anunciou nesta quinta-feira (2) a redução de 5 para 4 meses o intervalo para aplicação da dose adicional da vacina contra a COVID-19 no estado. A decisão ocorre em meio às primeiras confirmações de casos da variante ômicron no Brasil.

A medida vale para todos aqueles que já se imunizaram com as 2 doses da Coronavac, Pfizer e Astrazeneca. A Secretaria Estadual da Saúde afirmou que a dose de reforço pode ser de qualquer imunizante. Já a Secretaria Municipal diz que a dose deve ser preferencialmente da Pfizer.

 

Internacional

Alemanha impõe lockdown a quem não se vacinou. EUA anuncia novas medidas contra a COVID-19 temendo nova variante.

Foto: Panrotas/Reprodução
Foto: Panrotas/Reprodução

Novas restrições

A Alemanha anunciou nesta quinta-feira (2) novos decretos de restrições às pessoas não vacinadas contra a COVID-19. As medidas visam conter o aumento do número de casos de infecções diárias pelo coronavírus que pode se agravar com a variante ômicron. A poucos dias de deixar o cargo, Angela Merkel anunciou em conjunto aos líderes regionais do país que os não vacinados estão proibidos de entrar em lojas não essenciais, assim como estabelecimentos recreativos e culturais. A máscara será exigida nas escolas, e as reuniões privadas terão novo limite de pessoas.

Merkel ainda afirmou que o Parlamento vai debater a obrigatoriedade da vacinação a partir de fevereiro de 2022. Na Alemanha, a vacinação estagnou em 68% da população com duas doses ou dose única.

Ontem (1) a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, fez a defesa de que todos os países do bloco deveriam tornar a vacinação obrigatória. Na UE, o percentual de totalmente vacinados é de 67%.

 

Alerta ômicron

Os Estados Unidos também anunciaram medidas temendo a variante ômicron. A principal medida para os viajantes é a exigência do teste negativo um dia antes do deslocamento. Já para os estadunidenses, foi prorrogado o uso de máscaras em aviões, trens e outros transportes públicos até março, e o governo quer reforçar as campanhas de vacinação.

O presidente Joe Biden disse nesta quinta-feira (2) que a variante é motivo de “preocupação, e não de pânico”. “Vamos lutar contra essa variante com ciência e velocidade, não com caos e confusão”, afirmou Biden.

A grande preocupação é o número de pessoas que poderiam já ter se vacinado com a dose de reforço e ainda não o fizeram. A estimativa é de que mais de 100 milhões de pessoas estejam nessa situação. Biden anunciou que postos de vacinação estarão abertos à noite, incluindo aos finais de semana, para aplicar doses de reforço. Além disso, também haverá ampliação das campanhas educacionais, principalmente para o público adulto, para incentivar que todos completem a vacinação. “Essas doses de reforço são gratuitas, não deixem de tomar as suas”, disse Biden à população.

 

Política

PEC dos Precatórios no Senado. André Mendonça no STF.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
Foto: Roque de Sá/Agência Senado  

PEC aprovada

Foi aprovada no Senado nesta quinta-feira (2) a PEC dos Precatórios, uma proposta de emenda à Constituição que viabiliza o Auxílio Brasil, programa substituto do Bolsa Família. É esperado que esse projeto abra mais de R$ 106 milhões no orçamento do governo. O texto havia sido aprovado na Câmara, mas foi alterado no Senado e devido a isso voltará para análise dos deputados.

O senador Fernando Bezerra (MDB-PE), relator da PEC, anunciou uma alteração que torna possível a permanência do Auxílio Brasil. Segundo ele, foi incorporado à PEC um trecho que prevê que "todo brasileiro em situação de vulnerabilidade social terá o direito a uma renda básica familiar, garantida pelo poder público em programa permanente de transferência de renda", inserindo na Constituição a  obrigatoriedade de um programa de renda mínima para pessoas em vulnerabilidade social.

 

Processos herdados por André Mendonça

Aprovado ontem (1) pelo Senado para o Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça herdará mais de 900 processos deixados pelo ex-ministro Marco Aurélio de Mello, que se aposentou em julho deste ano. Entre os inquéritos herdados, estão processos a respeito de prisão após condenação em segunda instância, taxação de grandes fortunas, ações que cobram do governo brasileiro plano de intervenção e combate a incêndios, decretos que facilitariam a aquisição de armas e o caso da ação do presidente Jair Bolsonaro contra decisões judiciais que bloquearam perfis de apoiadores do governo nas redes sociais. 

 

Economia

Queda do PIB divulgada pelo IBGE; país entra em recessão técnica. Agro despenca 8%. Levantamento da CNI sobre falta de matéria-prima que afeta empresas. Alta nos alimentos.

Foto: Wenderson Araujo/CNA
Foto: Wenderson Araujo/CNA

Recessão técnica

A economia brasileira recuou 0,1% no terceiro trimestre de 2021, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (2). Os analistas projetavam uma variação nula (0%), ou seja, o número veio abaixo das expectativas. Esta é a segunda baixa consecutiva do indicador já que, no segundo trimestre, a queda do PIB foi revisada de 0,1% para 0,4%. Esta queda do Produto Interno Bruto (PIB) consecutiva por dois trimestres deixa o Brasil em uma recessão técnica segundo a teoria econômica. Na prática, a recessão técnica serve como alerta, mas não chega a ser uma recessão de fato, que é quando a situação do país está se deteriorando significativamente.

Mesmo com a alta de 1,1% no setor de serviços, o resultado foi puxado para baixo devido a queda de 8% na agropecuária e pelo recuo de 9,8% nos bens e serviços.

 

Despencou

Em relação ao trimestre anterior, a atividade agropecuária despencou 8% no terceiro trimestre deste ano. Os dados foram divulgados hoje (2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também apontou alguns motivos dessa queda, entre eles, principalmente, a perda de produtividade de alguns produtos da lavoura que possuem safra relevante nesta época do ano.

Os destaques negativos foram o café (-22,4%), o algodão (-17,5%), o milho (-16%), a laranja (-13,8%) e a cana-de-açúcar (-7,6%).

 

Em falta

Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada hoje (2) apontou que a falta de insumos e de matéria-prima afetou 68% da indústria extrativa e de construção, em outubro de 2021. O número é menor do que o de fevereiro deste ano, quando 73% das empresas relataram o problema. “Apesar da ligeira queda, a situação está bastante complicada e mais da metade das indústrias avalia que esse desajuste só terá fim a partir de abril de 2022”, afirmou a CNI.

O levantamento mostrou que mesmo com valores fora do habitual, está mais difícil obter insumos no mercado doméstico. Esse problema atinge 90% do setor de calçados, 88% da indústria de couro, 85% dos fabricantes de móveis, 79% da indústria química, 78% do vestuário, 78% das madeireiras, 77% das indústrias de equipamentos de informática e produtos eletrônicos e 76% do setor de bebidas. Entre os setores que dependem de insumos importados, os mais afetados foram: farmacêuticos (88%), máquinas e materiais elétricos (86%), vestuário (85%), material plástico (84%), limpeza e perfumaria (82%), têxteis (81%) e móveis (80%).

 

Segue subindo

Pelo quarto mês consecutivo, os preços mundiais dos alimentos subiram. Segundo informou a agência de alimentos das Nações Unidas, esse aumento foi liderado principalmente pelo trigo e produtos lácteos.

O índice de preços dos alimentos da Organização para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que monitora os preços internacionais das commodities alimentícias mais negociadas globalmente, teve média de 134,4 pontos no mês passado, em comparação com a revisão de 132,8 para outubro. O número de outubro era anteriormente 133,2.

 

Cultura

Luíza Helena Trajano entre as 25 mulheres mais influentes do mundo no Financial Times. A revista “Elle” proibiu pele de animais em todas as edições. Morre a atriz Noemi Gerbelli, aos 68 anos.

Foto: Globo/Gianne Carvalho e Reprodução/Instagram
Noemi Gerbelli morre aos 68 anos; à esquerda, na novela "Esperança", e à direita, em "Carrossel" - Foto: Globo/Gianne Carvalho e Reprodução/Instagram

Uma das mulheres mais influentes do mundo

Foi divulgada nesta quarta-feira (1) a lista das 25 mulheres mais influentes do mundo segundo o jornal inglês Financial Times. Entre elas está Luiza Helena Trajano, presidente do conselho de administração do Magazine Luiza e a única representante brasileira na lista.

De acordo com Gillian Tett, autora e jornalista britânica que escreveu o perfil da empresária, "Trajano acredita piamente no dever dos negócios de dar o exemplo em questões sociais e defendeu a igualdade de gênero e raça com paixão — notável em um país com grande desigualdade social e onde a elite empresarial costuma ser acusada de viver em um bolha". A jornalista ainda ressaltou que, apesar de não ser reconhecida fora do Brasil, ela deveria.

Trajano foi selecionada para a categoria “Líderes”, acompanhada de Gita Gopinath (economista-chefe do Fundo Monetário Internacional), Nancy Pelosi (presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos),  Mary Barra (diretora executiva e presidente da General Motors), e Ngozi Okonjo-Iweala (diretora-geral da Organização Mundial do Comércio), entre outras figuras importantes.

 

Sem pele animal

A Revista Elle anunciou nesta quinta-feira (2) a proibição do uso de pele de animais nos editoriais e em espaços publicitários, a fim de incentivar “uma moda mais humana”. Após fazer o anúncio em uma conferência no centro da Inglaterra, Valeria Bessolo Llopiz, a diretora internacional da revista, explicou à AFP que eles não poderiam “manter um discurso de um lado e ganhar dinheiro do outro, em direções completamente opostas". "Estamos em uma nova era e a geração Z, que representa o objetivo dourado da moda e do luxo, tem grandes expectativas em termos de sustentabilidade e ética", salientou.

 

Luto na dramaturgia

A atriz Noemi Gerbelli, que ficou conhecida, entre outros trabalhos, como a diretora Olívia da novela Carrossel, morreu aos 68 anos. Sem revelar a causa da morte, a informação foi confirmada pela, também atriz, Vanessa Gerbelli, sobrinha de Noemi, em um post em sua homenagem nas redes sociais.

"Certas dores são mudas. Hoje se foi esta pessoa tão importante na minha vida. Abriu os meus caminhos para o teatro e foi, em muitos momentos da minha juventude, uma mestra, uma protetora. Noemi Gerbelli, atriz paulistana, minha tia. Fique com Deus e os anjos", escreveu.

Durante mais de 40 anos de carreira, a atriz participou de várias obras no teatro e na TV. Na Globo atuou em “Esperança”, “Deus Salve o Rei”, “Os Normais” e outros. Já no SBT, participou de Carrossel, como Olívia, a severa diretora da Escola Mundial, além dos filmes derivados da obra.

 

Esportes

O Atlético-MG pode ser campeão após 50 anos; Grêmio luta contra o rebaixamento, na rodada de hoje do Brasileirão série A. Seleção brasileira feminina termina o ano com título do Torneio Internacional de Manaus. Mundial de Handebol feminino na Espanha.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação
Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação

É hoje?

O Atlético-MG pode se consagrar o campeão brasileiro de 2021 na noite desta quinta-feira (2). Basta uma vitória do Galo fora de casa sobre o Bahia, na Arena Fonte Nova, para o clube mineiro garantir a taça depois de 50 anos. Se na parte de cima da tabela pode ter festa, na parte de baixo pode se confirmar mais um rebaixamento. O Grêmio encara o São Paulo, em Porto Alegre, precisando da vitória para se manter vivo na briga contra o descenso. Em caso de empate ou derrota, o clube gaúcho torce para um tropeço do Bahia contra o Atlético-MG para adiar a sua terceira queda para a Série B 2022.

 

Campeãs!

Ontem (1) Brasil conquistou o Torneio Internacional de Manaus de Futebol Feminino. Após a vitória por 2 a 0 sobre o Chile, com gols das promessas Kerolin e Gio Queiroz, a seleção canarinho conquistou a taça.

Com três jogos e três vitórias, as comandadas de Pia Sundhage seguem na preparação para a Copa América de 2022, que serve como eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023, que ocorrerá na Austrália e Nova Zelândia.

 

Vai, Brasil!

Nesta quinta-feira (2) teve início a Copa do Mundo de Handebol Feminino, na Espanha. A seleção brasileira foi campeã mundial em 2013 e voltou a disputar a competição. O Brasil está no Grupo G com Croácia, Japão e Paraguai.

Hoje (2) em sua estreia, a seleção venceu a Croácia por 30 x 25, destaque para Bruna de Paula que anotou sete gols. No próximo confronto, a nossa seleção encara o Japão no sábado (4).

Tags: