As principais notícias desta quarta-feira 10/11

SP atinge 70% da população totalmente vacinada. PEC dos Precatórios é aprovada em 2º turno na Câmara. IPCA registra alta puxado pela gasolina. COP26 divulga rascunho de acordo. Rodada 31 do Brasileirão.
por
Luan Leão
|
10/11/2021 - 12h

Atualizações de dados sobre a pandemia no país. SP é o 1º estado do país a ter 70% da população vacinada.

O Brasil registrou ontem 10.948 novos casos e 183 óbitos pelo novo coronavírus, segundo dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass). No total, desde o começo da pandemia, o país soma 21.897.025 casos confirmados e 609.756 óbitos pela COVID-19, de acordo com números do Ministério da Saúde. Ainda segundo o Ministério, já foram aplicadas 281.066.476 doses de vacina. 

Vacinação em São Paulo
Vacinação em São Paulo. Foto: Carla Carniel/REUTERS

O estado de São Paulo atingiu a marca de 71,18% da população com o esquema vacinal completo, isto é, com duas doses ou dose única. A informação está disponível no site do governo estadual. Segundo levantamento da CNN Brasil, São Paulo é o primeiro estado a ultrapassar a marca de 70% da população totalmente vacinada.

Hoje (10) a cidade de São Paulo manteve a obrigatoriedade do uso de máscaras até o dia 05 de dezembro. A partir desta data, os órgãos sanitários da cidade vão analisar a situação epidemiológica para uma nova decisão. Na terça-feira (8), o consórcio de prefeitos do grande ABC decidiu manter o uso obrigatório das máscaras até o final de 2021. 

 

PEC dos precatórios aprovada em 2º turno na Câmara. Presidente do Inep presta esclarecimentos na Câmara. Orçamento secreto no STF. Filiação de Moro ao Podemos.

Por 323 a 172, e uma abstenção, a Câmara dos Deputados aprovou, em segundo turno, a PEC dos precatórios. Todos os destaques do segundo turno foram rejeitados. Com quórum maior, o placar da votação foi mais folgado do que no primeiro turno, realizado na última quinta-feira (4). Na quinta, a proposta recebeu apenas quatro votos a mais do que os 308 necessários. A PEC é a principal linha do governo federal para viabilizar o pagamento do programa Auxílio Brasil. De forma geral, a proposta adia o pagamento dos precatórios, dívidas do governo já reconhecidas pela justiça, e altera o cálculo do teto de gastos. O texto segue agora para o Senado.

“O Enem 2021 está mantido”

O presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas Ribeiro, afirmou nesta quarta-feira (10) em audiência na Câmara dos Deputados, que o pedido de exoneração de 37 servidores do Inep não prejudicará a realização do Enem 2021. Dupas também negou as acusações de assédio moral feitas por funcionários do instituto. “O cronograma de execução do Enem 2021 está mantido e não será afetado pelos pedidos de exoneração dos servidores. As provas do exame estão armazenadas em segurança, e o Inep está monitorando todo o processo de modo a garantir a normalidade da execução. O Enem é o maior exame do Brasil e possui uma logística complexa, gigantesca, mas que o Inep domina”, garantiu o presidente do instituto. Dupas também garantiu que as provas do Enade, marcadas para o dia 14, e do Saeb, serão aplicadas normalmente. 

Por 8 a 2

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria, manter a decisão da ministra Rosa Weber de suspender as emendas de relator do chamado “orçamento secreto”. A relatora foi acompanhada no voto pelos ministros: Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Ricardo Lewandowski, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. O ministro Gilmar Mendes abriu divergência e foi acompanhado pelo ministro Nunes Marques. 

A votação ocorreu no plenário virtual, pelo qual os ministros depositam seus votos de forma eletrônica. O prazo para a inclusão dos votos se encerra às 23h59 desta quarta-feira (10). Até o final do prazo, os ministros podem pedir vista, que é mais tempo para análise, ou pedir destaque, a fim de levar a votação do tema para o plenário físico. 

 

Sérgio Moro em evento de filiação ao Podemos
Sérgio Moro discursando em filiação ao Podemos. Reprodução YouTube

“Nossas únicas armas serão a verdade, a ciência e a justiça”

O ex-juiz federal Sérgio Moro oficializou hoje (10), em Brasília, sua filiação ao partido Podemos. Entre os presentes no evento estavam a presidente nacional do partido, deputada Renata Abreu, o senador Álvaro Dias (Podemos-PR), principal articulador da ida de Moro para a sigla, os senadores Jorge Kajuru (Podemos-GO) e Alessandro Vieira (Cidadania-SE), os deputados federais Joice Hasselmann (PSDB-SP) e Kim Kataguiri (DEM-SP), além do ex-ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta.

Em seu discurso, Moro defendeu a bandeira anticorrupção e fez ataques indiretos ao presidente Jair Bolsonaro e ao Partido dos Trabalhadores. “Chega de corrupção, chega de mensalão, chega de petrolão, chega de rachadinha. Chega de querer levar vantagem em tudo e enganar a população”, afirmou o ex-ministro da justiça.

O ex-ministro falou também sobre como será a conduta política. “Nossas únicas armas serão a verdade, a ciência e a justiça. Trataremos a todos com caridade e sem malícia. Respeitaremos aqueles que gostam e aqueles que não gostam de nós. O Brasil é de todos os brasileiros e nosso caminho jamais será o da mentira, das verdades alternativas ou de fomentar divisões ou agressões de brasileiro contra brasileiro”, disse ele.

IPCA: A inflação oficial de outubro é a mais alta desde 2002.

IPCA em 1,25%

Influenciado pela gasolina, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, elevou para 1,25%. Em setembro, a taxa foi de 1,16%. Essa foi a maior variação para um mês de outubro desde 2002, quando bateu 1,3%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). 

Com o resultado, a inflação já soma uma alta de 8,24% no acumulado do ano, e de 10,67% nos últimos 12 meses. É o maior índice no intervalo de um ano desde 2016, quando chegou a 10,71%. 

Carro abastecendo
Gasolina é principal vilã na alta da inflação. Foto: Sérgio Lima/Poder 360

Segundo o IBGE, os vilões da inflação em outubro foram a gasolina, a passagem aérea, o tomate, a energia elétrica e o automóvel 0 Km. A gasolina subiu 3,10% e teve o maior impacto individual na inflação no último mês, respondendo a 0,19 ponto percentual da alta do IPCA no mês. Foi a sexta alta seguida nos preços dos combustíveis, que já acumula uma alta de 38,29% no ano, e 42,72% nos últimos 12 meses. Embora a variação tenha sido menor, a energia elétrica voltou a subir, 1,16%, em 12 meses a alta acumulada é de 30,27%. Já o botijão de gás, aumentou pela 17ª vez consecutiva, acumulando uma elevação de 37,86%, nos últimos 12 meses. Nos transportes, um dos destaques no mês (2,62%), os preços das passagens aéreas elevaram 33,86% em outubro, frente a setembro. No acumulado de 12 meses, chegou a 50,11%.

Entre os alimentos, o destaque foi para o tomate, com 26,01%, a batata inglesa, co 16,01%, o café moído, com 4,57%, o frango em pedaços, com 4,34%, o queijo, com 3,06% e o frango inteiro, com 2,08%. A inflação foi mais disseminada do que em setembro, passando de 65% para 67%. 

 

1º rascunho do acordo da COP26 é divulgado. O Senado chileno vai analisar o impeachment de Sebastián Pinera no próximo dia 16.

Ativistas pintam nas mãos "1,5ºC"
Ativistas pintam 1,5ºC nas mãos, em referência a meta do Acordo de Glasgow. Foto: Europa Press

Rascunho de acordo da COP26

Nesta quarta-feira (10) foi publicado o primeiro rascunho do Acordo de Glasgow. O documento não é definitivo e os detalhes serão negociados nos próximos dias pelos delegados dos mais de 200 países. A proposta de mais destaque, apresentada aos signatários, é a de novas metas, até 2022, sobre a redução de emissões para a próxima década. O texto sugere a limitação de 1,5ºC, e não mais 2ºC, como sugerido no Acordo de Paris, assinado em 2016

O documento diz que “reconhece que os impactos das mudanças climáticas serão muito menores com o aumento da temperatura de 1,5ºC em comparação com 2ºC e resolve buscar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5ºC, reconhecendo que isso requer uma ação significativa e eficaz por todas as partes nesta década crítica, com base no melhor conhecimento científico disponível”. 

Um impasse que surgiu nas negociações, foi a pressão de países em desenvolvimento sobre países ricos, acerca de uma promessa feita há mais de 10 anos de transferir U$100 bilhões por ano para o Sul Global até 2020. O rascunho do acordo prevê o cumprimento da meta até 2023.

Data marcada

O Senado chileno informou hoje que irá analisar o impeachment do presidente Sebastián Piñera no dia 16 de novembro. A votação no senado deve ocorrer uma semana depois da Câmara dos deputados aprovar a abertura do processo contra Piñera por suspeitas de corrupção em seu primeiro mandato, ainda em 2010, em escândalo revelado pelos Pandora Papers.

Para ser aprovado, a votação precisa de dois terços do senado, que significa pelo menos 29 dos 43 senadores. Até o momento, os opositores do presidente chileno somam 24 votos dos senadores, cinco a menos do necessário. Se aprovado, Piñera é retirado do cargo e fica impossibilitado de assumir cargos públicos por cinco anos. 

 

Cópia de Mona Lisa é vendida por 210 mil euros.

Cópia da Mona Lisa
Homem observa cópia da Mona Lisa. Foto: Noemie Olive/REUTERS

Preço na faixa

Ultrapassando até a expectativa da casa de leilão, uma cópia fiel da Mona Lisa de Leonardo da Vinci, um dos quadros mais famosos do mundo, foi vendida por 210 mil euros (cerca de R$1,3 milhão). A casa de leilão Artcurial havia estimado que a obra, datada de 1600, seria arrematada por um valor entre 150 mil e 200 mil euros.

Em junho, um colecionador europeu pagou incríveis 2,9 milhões de euros por uma cópia do século XVII, um recorde para uma reprodução da obra

 

Rafael Sóbis anunciou que vai se aposentar. Rodada do brasileirão.

Sóbis sendo festejado por companheiros
Rafael Sóbis anuncia aposentadoria e é festejado por companheiros. Foto: Gustavo Aleixo

Aposentou

Na noite de ontem (9), após a vitória do Cruzeiro por 2 a 0 sobre o Brusque, o atacante Rafael Sóbis anunciou sua aposentadoria. O agora ex-jogador, entrou no segundo tempo da partida disputada no Mineirão, que garantiu a permanência da equipe celeste na série B de 2022. "O dia chegou. A vida é assim. O tempo passa. Uns tem que sair para outros chegarem. Uma noite especial. Avisei que, se a gente vencesse, seria meu último jogo. Acabou. Vou nascer para outra vida. Espero que o Cruzeiro volte o mais rápido possível para o seu lugar", disse Sóbis ao canal Premiere. 

O jogador com passagens por times como Internacional, Fluminense e Ceará, recebeu o carinho de seus companheiros, de atletas do Brusque, e até do árbitro da partida, que o presenteou com os cartões do jogo.

Entre os títulos importantes de Sóbis estão duas Libertadores pelo Internacional, em 2006 e 2010, e duas Copas do Brasil, em 2016 e 2018, pelo Cruzeiro

Rodada do Brasileirão

A 31ª rodada da série A do campeonato brasileirão tem sequência nesta quarta-feira (10). Na Arena da Baixada, o Athletico-PR recebe o Ceará, às 18h30. Às 19h, na Vila Belmiro, com objetivos distintos, o Santos recebe o RB Bragantino. Também às 19h, no Mineirão, o líder Atlético-MG recebe o Corinthians, que tenta entrar no G-4. Às 20h30, no Allianz Parque, o Palmeiras tenta manter a caça ao galo recebendo o Atlético-GO. Fechando a quarta-feira, às 21h30 acontecem três jogos. No Castelão, o Fortaleza mede forças com o São Paulo. Na Arena Pernambuco, Sport e América-MG se enfrentam. E no Alfredo Jaconi, o Juventude joga contra o Internacional, no duelo de gaúchos. Amanhã o Flamengo joga contra o Bahia, no Maracanã, no encerramento da rodada. 

 

 

 

 

 

 

Tags: