As principais notícias dessa terça-feira, 3/5

Racismo na Câmara de SP, vazamento de minuta na Suprema Corte dos EUA, destaques do Met Gala e mais
por
Ana Beatriz Villela
Bruno Scaciotti
Camilo Mota
Letícia Coimbra
|
03/05/2022 - 12h

Política

“A chapa cristã é esta aqui”, diz  Randolfe Rodrigues sobre nova linha de discurso de Lula. “É coisa de preto”, diz vereador na Câmara de SP. TSE retira União Europeia dos observadores da eleição. 

 

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

 

“A chapa que está junto dos mais pobres” 

Durante evento do Solidariedade nesta terça-feira (3), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), membro da coordenação de campanha de Lula, afirmou que o ex-presidente e seus aliados abriram mão de imagens religiosas usadas em contraposição a Bolsonaro. 

“É a lógica. A chapa cristã é esta daqui. A chapa que está junto dos mais pobres. Eu disse ‘bem-aventurados os pobres, pois é deles o reino dos céus’. A linha do discurso será essa”, afirmou o parlamentar. 

Durante seu discurso no evento, o ex-presidente citou a Bíblia e a Constituição. 

“Nós temos um compromisso que não é político. Tem que ser um compromisso de cristão. De quem fala todo dia que acredita em Deus. Um compromisso de alguém que já leu a Bíblia. Um compromisso de alguém que já leu a Constituição. Um compromisso de alguém que já leu a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Nós precisamos cuidar das pessoas mais pobres deste país. Precisamos cuidar das pessoas mais necessitadas”, disse Lula durante o evento. 

  

Racismo na Câmara de SP 

Nesta terça-feira (3), os trabalhos na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que examina a atuação de empresas de aplicativo na Câmara Municipal de São Paulo foram interrompidos após o vazamento de uma voz dizendo a frase “isso é coisa de preto” na presença de outros parlamentares.   

A vereadora Luana Alves (PSOL), que participava da sessão de maneira remota, apontou que a voz seria do vereador Camilo Cristófaro (PSB), líder da bancada do PSB. Ao jornal Folha de S. Paulo, o vereador negou tê-lo dito. Pouco depois das declarações, o presidente da sessão, Adilson Abreu (União) solicitou o desligamento do áudio. Logo após, Luana Alves pediu que a sessão fosse suspensa.  

“Não vai desligar, não [o microfone do vereador]. Porque acabou de ficar registrado [...] Não, não, não. Acabou de ficar registrado, Adilson. Não. Não dá", afirmou a vereadora antes de pedir uma pausa de cinco minutos na sessão. 

Em nota, a Mandata Coletiva Quilombo Periférico informou que fará um boletim de ocorrência sobre o acontecimento.  

  

TSE retira pedido 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) retirou o pedido de visita da União Europeia (UE) como observadora oficial das eleições de 2022. O tribunal estava negociando para uma missão atuar como observadora no pleito deste ano, mas devido a falta de apoio do Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, ele recuou. 

À agência internacional Reuters, o porta-voz das Relações Exteriores da comissão europeia, Peter Stano, afirmou que "o TSE informou que não seguirá com as tratativas do pedido feito em março, devido às ressalvas expressadas pelo governo brasileiro”. 

Depois de divulgado, o Itamaraty fez críticas ao pedido, alegando que o Brasil nunca teve eleições “avaliadas por uma organização internacional da qual não é membro”. 

Seria a primeira vez que a UE participaria como observador nas eleições presidenciais brasileiras, apesar da participação de missões internacionais ser comum na observação do processo eleitoral brasileiro. A ideia dessa ação era legitimar a segurança do sistema eleitoral brasileiro para a comunidade internacional diante dos frequentes ataques ao sistema de votação. 

 

Economia

BNP Paribas prevê inflação no Brasil de 10% em 2022 e 5% em 2023. Indústria cresce 0,3% em março, segundo IBGE. 

 

Foto: Agência Brasil
Foto: Agência Brasil

 

Inflação sobe 

O BNP Paribas elevou sua projeção para a alta do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 1,5 ponto percentual, a 10%. Com isso, prevê maior impacto e com duração mais longa de pressões inflacionárias já vistas em cenário anterior. 

Entre os fatores de pressão, os principais foram: petróleo, alimentação em casa, restrições globais nas cadeias de suprimentos e aquecimento do setor de serviços, com a liberação dos saques do FGTS.  

O BNP ainda estima que a taxa Selic chegue a 14,25% até o fim deste ano e encerre 2023 em 10,5%, mas disse que vai esperar o próximo comunicado de política monetária do Banco Central para determinar novas previsões. 

  

Indústria cresce em março 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a produção industrial brasileira cresceu 0,3% em março, em comparação com fevereiro.  

Mas, mesmo com a segunda alta mensal seguida, o setor não conseguiu eliminar as perdas de janeiro (-2%) e permanece 2,1% abaixo do patamar de antes do início da pandemia, de fevereiro de 2020. 

"O resultado ainda está longe de refletir uma reversão de todos aqueles saldos negativos dos últimos meses", afirma André Macedo, gerente da pesquisa. 

 

Internacional

Vazamento de minuta na Suprema Corte dos EUA indica possível mudança sobre direito ao aborto no país. Premiê britânico anuncia pacote de ajuda militar à Ucrânia.  

 Foto: AFP
Foto: AFP

 

Aborto: inconstitucional? 

O site Político publicou nesta segunda-feira (2) o rascunho do que seria o relatório do ministro Samuel Alito da Suprema Corte, que sugere uma maioria de assinaturas para derrubar o direito ao aborto nos Estos Unidos. A decisão anterior é de 1973, quando foi reconhecida a jurisprudência da legalidade do aborto, como decisão das mulheres. Porém, cada Estado tem sua própria legislação, alguns que proibiam o aborto. A palavra final era da Suprema Corte. No entanto, o vazamento dessa minuta trouxe o tema novamente à tona e provocou reação de lideranças políticas. O juiz John Roberts, presidente da Corte, disse em nota que ordenou uma investigação para averiguar o vazamento e que esse ato é uma tentativa de “minar a integridade das operações” do Tribunal. Para alguns políticos conservadores, a revisão seria apenas para limitar o prazo para que o aborto seja praticado. 

 

Ajuda à Ucrânia

Numa conversa remota com o parlamento ucraniano, o Primeiro-Ministro britânico Boris Johnson prometeu ajudar a Ucrânia com mais armas, financiamento e ajuda humanitária, até a vitória do país sobre os russos. O pacote prevê 300 milhões de libras esterlinas a mais do que os 450 milhões já enviados pelo país.  

 

Saúde

Atualização dos dados da Pandemia.  

 

Pandemia   

De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) o Brasil registrou 21.432 novos casos de COVID-19, e 92 mortes em decorrência da doença nas últimas 24 horas. A média móvel de óbitos nos últimos sete dias é de 118. No total, o país acumula 30.482.429 casos confirmados, e 663.694 óbitos por COVID-19.   

  

Cultura

Destaques do Met Gala.  

 

Foto: Jamie McCarthy / Instagram @kimkardashian / Foto: Jeff Kravitz
Foto: Jamie McCarthy / Instagram @kimkardashian / Foto: Jeff Kravitz

 

MET Gala 2022 

O MET Gala, aconteceu nesta segunda-feira (2). Um dos eventos mais importantes do mundo da moda, é responsável por arrecadar fundos para o Metropolitan Museum of Art. 

O destaque do evento, é justamente sua lista de convidados, que reúne diversas celebridades, que devem ir vestidos com looks de acordo com o tema estipulado pela produção. O tema de 2022 era Gilded Age, o qual se refere à grandeza e o glamour da moda americana entre os séculos 19 e 20. 

Entre os convidados, Anitta esteve presente ao lado do estilista Jeremy Scott. A cantora vestiu um modelo assinado pelo artista em coleção com a Moschino. A peça trazia um decote ombro a ombro e a cintura bufante.  

Além de Anitta, outro grande destaque da noite foi Kim Kardashian, a socialite usou um vestido originalmente de Marilyn Monroe, o qual Monroe vestiu em 1962, ao cantar o famoso "Happy Birthday" para o então presidente John F. Kennedy.  A atriz Blake Lively vestiu uma homenagem à Estátua da Liberdade: a peça se transformava em duas enquanto ela percorria o tapete vermelho, como uma referência a oxidação do monumento, feito de cobre.  
 

Esportes

Liga dos Campeões: Liverpool vence Villarreal e vai para final.  Criação da Libra, Liga do Futebol Brasileiro. Libertadores: Palmeiras x Independiente. 
 

Foto: Reprodução/Twitter/ Confederação Brasileira de Futebol
Foto: Reprodução/Twitter/ Confederação Brasileira de Futebol

 

Libra 

Na manhã desta terça-feira, ocorreu uma reunião com os clubes de Série A e B do Campeonato Brasileiro para oficializar a criação da Liga do Futebol Brasileiro, a "Libra". Apenas oito clubes assinaram o documento oficial. Dessa forma, na quinta-feira todos os outros clubes devem assinar o documento. 
 

Liga dos Campeões 

Na tarde deste dia 3, o Liverpool garantiu vaga para a grande decisão da Liga dos Campeões. Após vencer fora de casa o Villarreal por 3 x 2, o clube inglês garantiu a vaga para a final do dia 28 de maio em Paris. O adversário será definido amanhã no confronto entre Manchester City x Real Madrid 

 

Libertadores

Hoje também é dia de Libertadores. O Palmeiras viajou a Sucre para encarar o Independiente Petrolero às 21h30. No mesmo horário, ocorrerá no Independência em Belo Horizonte o confronto mineiro entre América x Atlético. 

 
 

Tags: