Atualização dos dados da pandemia. Ministério da Saúde estende reforço da vacinação para maiores de 18 anos, e reduz intervalo entre doses para 5 meses. Pfizer anuncia acordo de fabricação de comprimidos genéricos para a COVID-19 em 95 países.
Atualização de dados sobre a pandemia
De acordo com os dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), nas últimas 24 horas houve registros de 2.799 novos casos confirmados de COVID-19 no Brasil, somando um total de 21.960.766 de casos. O número de óbitos foi 63 durante o mesmo período. No total são 611.346 desde o início da pandemia. O índice de brasileiros com esquema vacinal completo subiu para 60%, segundo números do Ministério da Saúde.
Redução do intervalo para a dose de reforço da vacina contra a COVID-19
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (16) a redução do intervalo de tempo para aplicação da dose de reforço da vacina contra o coronavírus de 6 para 5 meses. Além disso, a terceira dose agora foi estendida para todos os brasileiros maiores de 18 anos, independente de idade ou profissão.
O ministro Marcelo Queiroga afirmou em coletiva que a decisão foi pautada em dados de estudos científicos e orientou que a dose de reforço seja diferente do imunizante aplicado no esquema vacinal. "É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma", explicou Queiroga.
Pfizer autoriza versões genéricas do comprimido contra a COVID-19
A Pfizer anunciou nesta terça-feira (16) autorização para que fabricantes de medicamentos genéricos possam fornecer o comprimido contra a COVID-19 em 95 países de baixa e média renda, por meio de um acordo de licenciamento com o Grupo de Patentes de Medicamentos (GPP), o Brasil não está incluído.
Os fabricantes de genéricos deverão informar até dia 6 de dezembro se possuem interesse na fabricação do remédio, empresas brasileiras poderão produzi-los, contudo, a venda em território nacional é proibida, podendo somente ser exportado.
Lula no Parlamento Europeu. Bolsonaro inaugura embaixada no Bahrein. A Comissão de Educação da Câmara convocará o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para falar sobre o Enem e o Inep.
Ex-presidente Lula é aplaudido de pé no Parlamento Europeu
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou no Parlamento Europeu, sediado na Bélgica, nesta segunda-feira (15), durante a Conferência de Alto Nível da América Latina.
Em seu discurso, Lula defendeu políticas de inclusão social, afirmando que “não é possível sermos felizes enquanto milhões de crianças ao redor do mundo vão dormir esta noite com fome, e acordarão amanhã sem saber se terão o que comer”. O ex-presidente reiterou que a preservação ambiental não deve ser dissociada da luta contra a pobreza. Além disso, o ex-presidente declarou que as forças políticas progressistas e social-democratas de todo o mundo devem se unir contra a extrema direita, sendo aplaudido de pé ao final do discurso.
Antes do evento, durante uma coletiva, ao ser questionado a respeito de especulações de que Geraldo Alckmin, atualmente no PSDB, poderia compor a chapa do petista, Lula não descartou aliança com o tucano.
“Política às vezes é como um jogo de futebol, você dá uma botinada no cara, ele cai de dor, mas depois que acaba o jogo, eles se abraçam e vão tomar uma cerveja e discutir o próximo jogo. Eu disputei as eleições de 2006 com o Alckmin, mas tenho profundo respeito por ele. Mas eu não tô discutindo vice ainda porque não discuti a minha candidatura”.
Inauguração da embaixada por Bolsonaro
Nesta terça-feira (16), o presidente Bolsonaro inaugurou a primeira embaixada brasileira do seu governo, em Manama, no Bahrein. A abertura faz parte de uma tentativa do Itamaraty de expandir postos diplomáticos no exterior, além de reciprocidade em relação ao Bahrein, que em 2018 abriu uma embaixada em Brasília. A visita ao país, que incluiu um encontro com o rei Hamad bin Isa Al-Khalifa, é a segunda parada da comitiva brasileira n o Oriente Médio, que já visitou Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde o presidente se reuniu com investidores e participou de evento no pavilhão do Brasil na Expo Dubai. Bolsonaro ainda visitará Doha, capital do Catar, onde se encontrará com o emir Tamim bin Hamad al Thani, além de visitar o Estádio Lusail, que sediará a final da Copa do Mundo de 2022. Seu retorno está programado para quinta-feira (18).
Convocado a prestar esclarecimentos
A presidente da Comissão de Educação da Câmara, Dorinha Rezende (DEM-TO), afirmou hoje (16) em entrevista à GloboNews, que o ministro da Educação, Milton Ribeiro, será convocado para dar explicações ao colegiado a respeito do Enem e a crise no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Dorinha declarou também que o colegiado irá propor a criação de uma comissão para acompanhar o Enem. “Nós precisamos garantir que ele aconteça da melhor forma possível, e que não tenha nenhum tipo de influência”, afirmou a deputada.
A fala vai de encontro com a afirmação que o presidente Bolsonaro fez a jornalistas na segunda-feira (15), alegando que as questões do Enem agora começam a ficar com a “cara do governo”. Em entrevista dada à CNN hoje (16), o ministro da Educação afirmou que “não houve interferência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)”.
“O que nós queremos é que as questões sejam de cunho técnico, e não de cunho ideológico. Nem de esquerda e nem de direita. Ele [Jair Bolsonaro] nunca me pediu nada, nunca me sugeriu nada. O que ele falou, que ‘o Enem é a cara do governo’, é porque temos feito da melhor maneira possível”, disse o ministro.
Senado chileno vota hoje impeachment de Sebastián Piñera. Turquia prende suspeito de envolvimento no assassinato do presidente haitiano Jovenel Moise. Infestação de escorpião no sul do Egito.
Senado chileno vota hoje impeachment de Sebastián Pinera
O senado chileno iniciou hoje (16) a votação do processo de impeachment do presidente Sebastián Pinera pelo caso revelado no Pandora Papers sobre a venda de uma mineradora em paraíso fiscal.
Após a aprovação na Câmara dos Deputados na semana passada, em uma sessão de quase 24 horas na câmara dos deputados, o senado começa a votação com uma perspectiva de interrupção no processo porque, apesar da oposição ser maioria, já são 19 cadeiras a favor do presidente, número que é suficiente para impedir a continuidade do processo.
Turquia prende suspeito de envolvimento no assassinato do presidente haitiano Jovenel Moise.
Autoridades turcas prenderam hoje (16) um homem considerado suspeito no caso do assassinato do presidente haitiano Jovenel Moise. Samir Handal, que estava sendo procurado com um Aviso Vermelho da Interpol, foi detido no aeroporto de Istambul enquanto fazia um voo. Até então, ninguém havia sido acusado ou condenado no caso que matou o presidente e feriu a esposa no ataque que ocorreu na residência particular em julho deste ano.
Infestação de escorpião no sul do Egito
Hoje (16) uma rara tempestade no sul do Egito provocou enchentes que mataram ao menos três pessoas e levaram a uma infestação de escorpiões para dentro da casa das pessoas. Mais de 500 pessoas foram picadas, levando os residentes para hospitais para receberem injeções contra o veneno, segundo jornais egípcios.
Os escorpiões do Egito vivem no deserto, e são um dos animais mais mortíferos do mundo. Sem tratamento, as pessoas picadas podem morrer em horas.
Prévia do PIB do BC indica queda de 0,14%. Caixa divulga calendário de pagamento do Auxílio Brasil. PIX completa 1 ano.
Prévia do PIB registra queda de 0,14%
O Banco Central divulgou hoje (16) o Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), considerado a prévia do Produto Interno Bruto (PIB). O IBC-BR registrou uma queda de 0,14% no terceiro trimestre de 2021, na comparação com os três meses anteriores. O PIB serve para medir a evolução da economia, e é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país. O BC criou o índice para tentar antecipar os resultados do PIB, mas os números oficiais serão divulgados apenas em 2 de dezembro, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os números divulgados nesta terça-feira (16) foram calculados após ajuste sazonal, que é uma espécie de “compensação”, para comparar períodos diferentes. A queda no terceiro trimestre acontece após recuo também nos três meses anteriores (entre abril e junho deste ano). Segundo o BC, houve uma retração de 0,35% nesse período. O IBC-BR apontou para uma possível recessão técnica, que se caracteriza por dois meses consecutivos de contração do PIB.
Em 2020, o PIB fechou com queda de 4,1%. Para 2021, analistas e o governo projetam alta de 5,3%.
Calendário de pagamento divulgado
O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, divulgou em coletiva nesta terça-feira (16) o calendário de pagamentos do Auxílio Brasil, benefício que substitui o Bolsa Família, para os meses de novembro e dezembro. Segundo Guimarães, 14,5 milhões de famílias serão atendidas, ele informou ainda que nos aplicativos Caixa Tem, poderão ser consultadas informações sobre o benefício, como saldo e pagamento das parcelas. No novo aplicativo Auxílio Brasil, também é possível conferir as informações, como calendário de pagamento e saldo disponível. Também é possível ligar para o 121, do Ministério da Cidadania. Para o pagamento do Auxílio Brasil, serão utilizados os mesmos dados do Bolsa Família.
O valor médio do pagamento será de R$217,18, o que representa um aumento de 17,84% em relação ao Bolsa Família, que pagava em média R$190 reais. Os pagamentos começam nesta quarta-feira (17), e foi mantida a ordem de depósito de acordo com o número final do Número Social de Inscrição (NIS). O presidente da Caixa afirmou ainda que todos os meses o Ministério da Cidadania vai selecionar novos beneficiários. O fato da família estar com os dados elegíveis, e inscrita no Cadastro Único, não implica na concessão imediata do auxílio. A família fica em uma lista reserva, que será executada conforme recursos orçamentários do governo.
1 ano de PIX
Hoje (16) o sistema de pagamento eletrônico do Banco Central, o PIX, completou um ano e ganhou novas medidas de segurança. Segundo o Banco Central, os mecanismos "criam incentivos para que os participantes aprimorem cada vez mais seus mecanismos de segurança e de análise de fraudes". Atualmente, já são 350 milhões de chaves cadastradas, sendo 334 milhões delas de pessoas físicas. De acordo com o BC, mais de 104 milhões de usuários pessoas físicas já realizaram alguma transação via PIX. O Banco Central afirma ainda que mais de 45 milhões de pessoas que não faziam transações eletrônicas, agora utilizam o PIX com frequência.
Entre os mecanismos de segurança está o bloqueio cautelar, que permite ao banco que detém a conta do usuário bloquear os recursos por até 72 horas, em caso de suspeita de fraude. Nesse caso, o banco deve informar imediatamente o cliente. A notificação de infração passa a ser obrigatória, o mecanismo permite aos bancos registrar uma marcação na chave PIX, no CPF/CNPJ do usuário e na conta quando há “fundada suspeita de fraude”. Além disso, haverá a devolução de valores em caso de fraude ou falha.
O Banco Central também mudou o regulamento do PIX para deixar claro que os bancos devem ser responsabilizados por “fraudes decorrentes de falhas nos seus próprios mecanismos de gerenciamento de risco".
“Eternos” segue na liderança da bilheteria nacional. Violão de Eric Clapton e letra de Kurt Cobain estão entre os destaques de um leilão em NY.
Eternos na liderança
Segundo dados do ComScore, o filme “Eternos”, com Angelina Jolie, Salma Hayek e Richard Madden, arrecadou mais de R$ 11,6 milhões entre os dias 11 e 15 de novembro.
Ranking de bilheteria entre esses dias:
-
"Eternos" - R$ 17,6 milhões
-
"A Família Addams 2: Pé na Estrada" - R$ 2 milhões
-
"Venom - Tempo de Carnificina" - R$ 1,9 milhão
-
"Marighella" - R$ 1,5 milhão
-
"Duna" - R$ 852 mil
-
"Deus não está morto – o próximo capítulo" - R$ 739 mil
-
"A profissional" - R$ 542 mil
-
"Querido Evan Hansen" - R$ 203 mil
-
"007 - Sem Tempo Para Morrer" - R$ 202 mil
-
"Ron Bugado" - R$ 132 mil
Ao todo, os dez filmes mais vistos levaram mais de um milhão e 300 mil pessoas para o cinema, somando R$ 25,9 milhões.
Violão de Eric Clapton e letra de Kurt Cobain são leiloados em NY
O evento “Icons & Idol: Rock ‘N’ Roll” que será neste final de semana terá itens leiloados pela casa de leilões “Julien 's”. Entre os itens que estarão presentes, estão incluídos um violão de Eric Clapton, uma letra de música escrita por Kurt Cobain e uma jaqueta xadrez que pertencia a Whitney Houston.
“Os colecionáveis do mercado de arte estão em alta. Os preços estão nas alturas", declarou Martin Nolan, presidente executivo da casa de leilões. O violão, que é um dos itens mais esperados pelos colecionadores, é avaliado entre 300 e 500 mil dólares.
Superclássico nas eliminatórias: Argentina recebe o Brasil em San Juan. 33ª rodada do campeonato brasileiro. Acessos antecipados à Série A de Botafogo e Coritiba. Anunciada última vaga na F1 de 2022.
É Brasil e Argentina, amigo!
Nesta terça-feira (16), às 20h30, em San Juan, acontece o superclássico entre Argentina x Brasil, válido pela 14ª rodada das Eliminatórias para a Copa. O Brasil, já classificado para o Catar, vai em busca de manter sua invencibilidade na competição. Contudo, o técnico Tite não terá as presenças do camisa 10 Neymar, que sentiu um desconforto muscular na última segunda, e Casemiro, suspenso. Já a Argentina, busca garantir sua passagem para a sua 18ª Copa do Mundo. Vale ressaltar que a seleção albiceleste está invicta tem 26 partidas e terá o fator casa a seu favor.
De volta
Na última segunda-feira (16), as primeiras duas equipes da segunda divisão garantiram o acesso para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Operário de virada por 2x1, no Estádio Nilton Santos, e voltou à Série A, os gols do Glorioso foram marcados por Pedro Castro e Rafael Navarro. A outra vaga ficou com o Coritiba, que venceu o Brasil de Pelotas em casa e contou com uma combinação de resultados para conseguir a vaga antecipada para a elite do futebol nacional em 2022. Restam apenas duas vagas de acesso para a Série A, faltando duas rodadas para o fim da competição.
Novidades na F1
Foi anunciada hoje (16) oficialmente a última vaga da F1 em 2022. Guanyu Zhou assumirá o assento na Alfa Romeo ao lado do experiente Valtteri Bottas. Ele assume a vaga do italiano Antonio Giovinazzi, que migrará para a Fórmula E na mesma equipe do brasileiro Sérgio Sette Câmara. Com a troca, Zhou se torna o primeiro chinês a competir na F1.
Com o anúncio, as duplas da Fórmula 1 de 2022 já estão definidas:
- Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
- Red Bull: Max Verstappen e Sergio Perez
- Mclaren: Daniel Ricciardo e Lando Norris
- Ferrari: Carlos Sainz e Charles Leclerc
- Aston Martin: Sebastian Vettel e Lance Stroll
- Renault: Fernando Alonso e Esteban Ocon
- Haas: Nikita Mazepin e Mick Schumacher
- Williams: Nicholas Latifi e Alexander Albon
- Alfa Romeo: Guanyu Zhou e Valtteri Bottas
- Alpha Tauri: Pierre Gasly e Yuki Tsunoda